Com a finalidade de prevenir a transmissão do novo coronavírus, autoridades públicas e organizadores de atividades particulares, com aglomeração de pessoas, decidiram suspender ou adiar os eventos.
Os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgados nesta sexta-feira (27), mostraram que no Paraná há 1.078 possíveis casos em investigação do novo coronavírus; 125 pessoas testaram positivo; e 2.004 suspeitas foram descartadas.
O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária – que são aqueles casos em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.
Confira os serviços, órgãos e áreas em que há cancelamentos e suspensões:
MP-PR
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) determinou que procuradorias de Justiça, Grupos de Atuação Especial, Núcleos, Coordenadorias, Centros de Apoio, órgãos da Administração Superior, unidades administrativas e auxiliares, adotem o regime de trabalho à distância.
Ficam temporariamente suspensos o ingresso e circulação do público externo às dependências dos órgãos institucionais, com exceção para o serviço de protocolo geral, devendo o interessado, quando urgente e imprescindível o atendimento presencial, solicitar o agendamento remoto com a unidade ministerial pertinente.
DOAÇÕES
O Pequeno Cotolengo informou que, desde sexta-feira (20), o bazar e, consequentemente, a realização de coletas, estão suspensos. Quem quiser fazer doações, pode entregar diretamente na portaria. A instituição fica na Rua José Gonçalves Júnior, 140, no bairro Campo Comprido.
SETOR DA SAÚDE
O Hospital de Olhos do Paraná suspendeu temporariamente consultas, exames e cirurgias eletivas desde segunda-feira (23). Serão mantidos os atendimentos de emergência, bem como outros atendimentos que envolvam risco de perda de visão.
O Governo do Paraná anunciou a suspensão das cirurgias eletivas no estado a partir de 23 de março, por tempo indeterminado.
A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerias do Paraná, anunciou que suspendeu eventos oficiais e irá contratar 30 médicos em regime emergencial para o combate do novo coronavírus da cidade. Conforme a prefeitura, os novos médicos irão atuar nas unidades de saúde do município pelo prazo de 90 dias, podendo ter o contrato renovado por mais 90 dias.
A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, informou que vai contratar 72 médicos de forma emergencial para ajudar no combate à doença. O município também vai comprar equipamentos e produtos de higienes que serão distribuídos em unidades de saúde.
Em Maringá, após decreto de emergência em saúde, cinco unidades básicas se tornarão unidades de pronto atendimento, atendendo pacientes durante 24 horas.
A Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte vai atender exclusivamente casos suspeitos do novo coronavírus, não atenderá pessoas com outros tipos de sintomas.
Já a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul e o Hospital Municipal atenderão pacientes com Covid-19 que precisarão ser internados.
A Prefeitura de Curitiba proibiu visitas hospitalares a pacientes internados. Conforme orientado, somente serão admitidos os acompanhantes.
O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba suspendeu as cirurgias eletivas desde sexta-feira (20).
Cirurgias eletivas foram suspensas — Foto: Divulgação/UFPR
O Hospital Evangélico de Londrina, no norte do Paraná, suspendeu visitas aos pacientes. Acompanhantes nos quartos serão autorizados apenas para pacientes graves, menores de 18 anos e para idosos com 60 anos ou mais. Além disso, a administração pede que quem tiver sintomas de gripe não vá ao hospital.
A Santa Casa de Cambé, também no norte do estado, suspendeu as visitas e tem avaliado cada caso para a liberação de acompanhantes.
O Hospital São Lucas de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, informou que será permitida apenas a visita de uma pessoa por paciente. Além disso, não poderão entrar nos quartos aqueles visitantes que apresentarem sintomas como coriza, febre e tosse.
O Hospital do Câncer de Cascavel, no oeste, e Francisco Beltrão, no sudoeste, informou que estão suspensas a atuação de estagiários nas unidades, os visitantes devem ter menos de 60 anos, os pacientes em acompanhamento ambulatorial e não emergenciais devem ter consultas reagendas e os resultados de exames de rotina devem ser adiados. A medida é válida por 15 dias.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, suspendeu as visitas a pacientes internados desde terça-feira (17). Tem direito a acompanhamento apenas menos de 18 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. As cirurgias eletivas também foram suspensas pelo hospital.
ESCOLAS
Por meio de um decreto, na segunda-feira (16), o Governo do Paraná determinou a suspensão das aulas de escolas e universidades públicas. Na terça-feira (17), um novo decreto determinou a suspensão nas escolas privadas. A suspensão começou na sexta-feira (20) e é por tempo indeterminado.
A Prefeitura de Guaratuba, no litoral do estado, suspendeu as aulas nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), desde quarta-feira (18). Além disso, recomendou a suspensão das aulas na rede privada de ensino.
A Prefeitura de Matinhos, no litoral, também suspendeu as aulas em escolas públicas e recomendou a suspensão nas escolas privadas, pelo prazo de 15 dias, contados a partir de quarta (18).
A Prefeitura de Pontal do Paraná, no litoral no estado, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino, por 15 dias, a partir de 19 de março.
O Colégio Positivo comunicou que as aulas estão suspensas, a partir de sexta-feira (20), para todas as unidades do Paraná, além das sedes do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu, e Passo Certo, de Cascavel. Os alunos que optarem pela permanência em casa terão as faltas justificadas.
A Escola SEB Dom Bosco informou que as aulas presenciais foram suspensas desde sexta-feira (20). As faltas que ocorrerem neste período serão abonadas. As provas programadas para a semana serão suspensas e os alunos no terão prejuízos pedagógicos.
O Colégio Bom Jesus suspendeu as aulas por tempo indeterminado, desde sexta-feira (20), em todas as unidades no estado, incluindo o Colégio Sesc São José.
O Colégio Marista Paranaense, no bairro Seminário, em Curitiba, suspendeu as aulas a partir de segunda-feira (23). O colégio informou que as faltas que ocorrerem nesta semana serão abonadas, caso as famílias optem por manter os filhos em casa.
Com o intuito de não prejudicar o calendário escolar, o colégio afirmou que, ao longo desta semana, vai divulgar as soluções educacionais disponíveis para realização das atividades em casa.
As aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do Colégio Sesi e do Colégio Sesi Internacional também estão suspensas. Conforme a direção, o calendário escolar ficará suspenso por 15 dias, a partir de sexta-feira (20).
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino. A suspensão começou na terça-feira (17) e, a princípio, terá duração de 15 dias.
A Prefeitura de Curitiba suspendeu as aulas na rede municipal na segunda-feira (23) até o dia 12 de abril por causa da pandemia de coronavírus.
A administração municipal informou ainda que os estudantes que faltarem entre segunda (16) e sexta (20) terão as faltas abonadas.
A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, suspendeu as aulas nas escolas municipais e os atendimentos nos Centros Municipais de Educação Infantil a partir de sexta-feira (20).
A Prefeitura de Ponta Grossa suspendeu as aulas na rede municipal de educação por tempo indeterminado a partir do dia 20 de março.
A Prefeitura de Maringá suspendeu todas as atividades escolares durante o período de quarentena.
A Prefeitura de Guarapuava suspendeu por tempo indeterminado as aulas em escolas públicas e privadas do município. A medida passou a valer no dia 20 de março.
As escolas particulares de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiram suspender as aulas por 15 dias. A medida segue a orientação da prefeitura da cidade
A Prefeitura de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, suspendeu as aulas da rede municipal e particular de ensino desde sexta-feira (20).
A Prefeitura de Guaíra, no oeste do Paraná, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino desde quarta-feira (18).
UNIVERSIDADES
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suspenderam as aulas por causa do novo coronavírus. A medida é válida para as atividades letivas acadêmicas presenciais, a partir de segunda-feira (16). As suspensões valem até maio.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do estado, e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que tem unidades em várias cidades do estado, suspenderam as aulas presenciais. Na UEM, a medida vai atingir 3.700 alunos da pós-graduação. Na Unespar, 12 mil estudantes deixam de ir para as aulas desta terça-feira (17).
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, suspendeu todas as atividades acadêmicas, como aulas, eventos, simpósios, até o dia 12 de abril. A medida visa evitar aglomerações de pessoas como uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) suspendeu as atividades presenciais até o dia 31 de março. Para cumprir a carga horária dos cursos de graduação, os professores deverão elaborar plano de atividades domiciliares por disciplina/turma, a ser disponibilizado para o estudante por meio do SUAP.
As aulas dos programas de pós-graduação stricto sensu e especialização deverão ser realizadas por ambiente virtual. Durante a suspensão das atividades presenciais, estará proibida a realização de eventos pelos programas de pós-graduação.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) suspendeu todas as atividades presenciais por duas semanas e antecipou recessos acadêmicos. Com a medida, mais de 12 mil alunos ficarão sem aulas por duas semanas.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) suspendeu as aulas presenciais e atividades com aglomerações de pessoas até o dia 12 de abril. Matrículas de novos alunos estão mantidas.
Os campi de Realeza, no sudoeste do Paraná, e de Laranjeiras do Sul, na região central do estado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão com as atividades acadêmicas presenciais suspensas desde segunda-feira (16).
A Universidade Positivo anunciou que vai seguir as recomendações das autoridades públicas de saúde e que as aulas presenciais dos alunos de graduação e pós-graduação foram suspensas de 17 de março a 5 de abril.
Desde quinta-feira (19) as aulas presenciais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão suspensas para os alunos de Curitiba. Nos demais campi, a universidade informou que as aulas serão abonadas para os alunos que se sentirem inseguros e precisarem faltar aula. Segundo a universidade, as atividades serão realizadas online.
Na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a suspensão passa a valer a partir de segunda-feira (16) até o dia 29 de março. As coordenações de cada um dos cursos vão orientar os alunos como dar sequência às aulas em ambientes virtuais.
O UniBrasil Centro Universitário anunciou a suspensão das aulas presenciais, de 16 a 29 de março, para os cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão. Conforme a universidade, as atividades serão realizadas online.
As Faculdades Integradas dos Campos Gerais (Cescage) e o Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), em Ponta Grossa, suspenderam as atividades presenciais por duas semanas. Os alunos passarão a ter aulas a distância.
A Faculdade Guarapuava, na região central do estado, suspendeu as aulas no dia 16 de março por tempo indeterminado.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiu suspender as aulas por 14 dias como forma de prevenção ao novo coronavírus. A medida foi divulgada na segunda-feira (16) e vale para os campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Francisco Beltrão.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) suspendeu as atividades acadêmicas na terça-feira (17). A medida é válida até o dia 30 de março, nas modalidades presencial e a distância, nos 25 campi da instituição.
A Faculdade Estácio informa que as aulas presenciais do campus situado em Curitiba estão suspensas pelo período de 15 dias. A instituição informou que irá manter os alunos informados sobre o retorno das atividades ou sobre a prorrogação desse período, caso seja determinado pelo governo estadual.
SHOPPINGS E MERCADOS
O Governo do Paraná determinou o fechamento de todos os shoppings do estado a partir de sexta-feira (20). Serviços de saúde dentro dos shoppings, no entanto, podem continuar funcionando.
Os shoppings informaram que tomaram medidas extras de higiene para o combate ao novo coronavírus.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, determinou que os shoppings, lojas comerciais e comércio em geral sejam fechados na cidade a partir de sexta-feira (20).
Os serviços fornecidos no interior dos shoppings, como mercados, supermercados, casa lotéricas, caixa eletrônico, posto de emissão de passaportes e atendimentos a estrangeiros da Delegacia da Polícia Federal (PF) poderão funcionar, entretanto, com horário reduzido.
O Mercado Municipal de Curitiba fechou para compras presenciais por tempo indeterminado. Conforme o mercado, os estabelecimentos, individualmente, estão optando pelo atendimento ao público por meio de serviços de delivery por telefone, WhatsApp ou app de entrega.
A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, determinou o fechamento de lojas, shoppings e shoppings atacadistas a partir de sexta-feira (20). A decisão vale também para estabelecimentos comerciais que vendem produtos que não são de necessidade básica.
A Prefeitura de Ponta Grossa decretou o fechamento do comércio pelo período de 15 dias a partir de 23 de março. Bares, restaurantes e casas noturnas também devem fechar. Supermercados, açougues, farmácias e outros serviços essenciais poderão operar.
A Prefeitura de Guarapuava, na região central do estado, reduziu o período de funcionamento do comércio. Desde o dia 20 de março, as lojas podem funcionar das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados.
A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais varejistas, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates, academias, teatros, cinemas, clubes, associações recreativas, playgrounds, piscinas, bares e lanchonetes. As medidas preventivas vão valer até 29 de março.
TRANSPORTE COLETIVO
Com a queda de passageiros usando o transporte coletivo na cidade, a Urbanização de Curitiba (Urbs) vai alterar a tabela de linhas dos ônibus. Por essa razão, a partir da manhã de sexta-feira (20) vão ser cortadas as tabelas extras – que, segundo a Urbs, eram colocadas pela manhã e à tarde.
Além disso, desde segunda-feira (23), os ônibus estão usando tabela de sábado. As linhas que não sofrerão alterações são: Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2.Também na sexta-feira, a Linha Turismo será interrompida.
A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, decretou que o transporte coletivo de passageiros, que não trabalham nos estabelecimentos liberados para o funcionamento, seja suspenso a partir de sábado (21), segundo a prefeitura.
A Prefeitura de Guarapuava reduziu o funcionamento do transporte coletivo. Desde sábado (21), os ônibus irão circular das 9h às 17h. De segunda a sexta-feira, o transporte será operado do meio-dia às 19h. Aos domingos não haverá atendimento.
A Prefeitura de Ponta Grossa também anunciou a redução do transporte coletivo a partir do dia 25 de março. Com a mudança, os ônibus irão funcionar seguindo a tabela de horários de domingo.
VELÓRIOS E SEPULTAMENTOS
Os velórios nas capelas municipais de Curitiba devem durar até quatro horas e ter limitação de pessoas. Conforme a prefeitura, dentro das capelas será permitida a presença de até dez familiares, e fora deve ser evitada ao máximo a aglomeração de pessoas. Não devem comparecer à capela ou ao cemitério: idosos com mais de 60 anos; pessoas com doenças crônicas; suspeitas de ter contraído a Covid-19.
COPEL
A Copel informou que suspendeu o atendimento presencial por tempo indeterminado. A medida vale a partir de 23 de março. Os atendimentos são feitos por telefone e pela internet.
AGÊNCIAS DO TRABALHADOR
As Agências do Trabalhador suspenderam o atendimento presencial desde quinta-feira (19). Atendimentos seguem pela internet e pelo telefone.
ASILOS
O Asilo São Vicente de Paulo, em Londrina, no norte do Paraná, suspendeu as visitas aos 102 idosos por dois meses. Conforme a coordenação, caso o morador seja levado para casa por um dos familiares não poderá retornar à instituição nesse período.
O Asilo Maria Teresa Vieira, que também fica em Londrina, reduziu o tempo das visitas aos 70 idosos da casa. Para prevenir a disseminação da doença, o asilo restringiu as visitas para apenas um dia na semana, com uma hora de duração.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) suspendeu por 30 dias o acesso à população ao prédio.
Conforme ato da Comissão Executiva apenas poderão entram na Alep deputados estaduais, servidores, profissionais de veículos de imprensa, terceirizados e representantes de entidades e órgãos públicos, todos previamente credenciados.
Também estão suspensas sessões solenes, audiências públicas, visitas guiadas e demais eventos não diretamente relacionados às atividades legislativas.
ATIVIDADES PARA IDOSOS
As atividades físicas oferecidas a idosos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba estão suspensas, a partir de segunda-feira (16), por causa do novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, cerca de 6,3 mil idosos são atendidos mensalmente nos 36 espaços esportivos da cidade.
Atividades no Centro de Convivência do Idoso, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estão suspensas temporariamente.
A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, suspendeu as atividades dos dois Centros de Revitalização da Terceira Idade. Nesses locais, além de atendimento de saúde, cerca de 500 idosos também participavam de atividades físicas e culturais. O prazo de suspensão é por 30 dias.
A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, determinou a suspensão de todas as atividades dos Centros de Convivências de Idosos ou qualquer evento voltado para pessoas da terceira idade.
BIBLIOTECA PÚBLICA
A Biblioteca Pública do Paraná está fechada desde terça-feira (17). As devoluções de livros devem ser realizadas após o retorno das atividades, sem prejuízo para os leitores. Outros espaços culturais do governo como museus, bibliotecas e teatros estão temporariamente fechados. Eventos artísticos e culturais estão suspensos.
CÂMARAS MUNICIPAIS
Na Câmara de Curitiba, as sessões plenárias e reuniões de comissões serão mantidas, mas com tempo reduzido. A Casa também proibiu acesso de visitantes e restrição de acesso aos servidores ao plenário.
Todos podem acompanhar a transmissão pelas redes sociais.
Todos os demais eventos estão cancelados como sessões solenes, audiências e reuniões públicas, entre outros. A Câmara informou que também reforçou álcool gel em todos os setores e limpeza de maçanetas e corrimãos.
CLUBES
Os clubes associados ao Sindicato dos Clubes de Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana, tiveram suas atividades suspensas por 15 dias, a partir de sexta-feira (20).
DETRAN
Detran no Centro de Curitiba está fechado — Foto: Vanessa Rumor/RPC
Nenhuma unidade do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está atendendo presencialmente desde desta quinta-feira (19).
Os serviços podem ser feitos online ou pelo telefone 0800 643 7373.
EVENTOS
A Prefeitura de Curitiba decretou a suspensão de concessão de licenças e alvarás para eventos com mais de 200 pessoas.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, determinou a suspensão de atividades em academias, casas de shows e feiras livres a partir de quarta-feira (18).
A Prefeitura de Pontal do Paraná determinou a suspensão de eventos públicos e atividades em locais fechados, com aglomeração de pessoas. Eventos religiosos também estão suspensos.
A Prefeitura de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, adiou eventos do Aniversário de 148 anos da cidade. As atividades estavam marcadas para os dias 17 e 18 de março. A prefeitura disse que segue recomendações do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Castro, também nos Campos Gerais, adiou a 3ª Festa do Peão de Boiadeiro, que seria feita entre os dias 19 e 22 de março no Parque de Exposições Dario Macedo.
A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, informou que suspendeu as inscrições para o casamento coletivo por tempo indeterminado.
Casamento coletivo foi adiado para julho — Foto: Divulgação
O casamento coletivo que seria realizado no dia 28 de março na Arena da Baixada, em Curitiba, foi adiado para julho. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) Joeci Camargo, responsável pela organização do evento, afirmou que a nova data ainda será definida.
A ExpoLondrina, que seria realizada entre os dias 9 e 19 de abril em Londrina, no norte do Paraná, foi suspensa. A Sociedade Rural do Paraná, organizadora do evento, informou que é 'praticamente inviável' marcar uma nova data para a realização da feira.
A Expo Umuarama, que estava acontecendo desde o dia 12, também foi suspensa. A organização do evento afirmou que ainda vai definir como vão proceder para devolver os valores dos ingressos.
A Prefeitura de Guaratuba, no litoral, suspendeu as atividades coletivas no âmbito da administração municipal, atividades esportivas, recreativas e administrativas que demandem a concentração de pessoas. Proibiu a realização de eventos de massa com público igual ou acima de 50 pessoas.
A Prefeitura de Matinhos, também no litoral, suspendeu as atividades e eventos relacionados aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusive reuniões do grupo de idosos.
A Prefeitura de Cascavel publicou um decreto que suspende alguns eventos públicos na cidade por 14 dias. A informação foi divulgada na sexta-feira (13).
A Feira do Teatro, o Domingão Calçadão, a inauguração do Ecopark e a Corrida Ecopark foram suspensos por tempo indeterminado em Cascavel.
A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou o cancelamento de eventos oficiais com mais de 25 pessoas, como inaugurações e atividades com idosos.
A Prefeitura de Guaíra, no oeste do Paraná, adiou a Festa das Nações. Ainda não há data definida para a realização do evento.
O Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi adiado para setembro. O evento iria ser realizado em julho.
A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, suspendeu todos os eventos públicos. A encenação da Paixão de Cristo foi adiada por tempo indeterminado.
EVENTOS ESPORTIVOS
As partidas do Campeonato Paranaense de Futebol foram suspensas.
Em Cascavel, no oeste do Paraná, os Jogos da Terceira Idade foram adiados. Os jogos começariam na segunda-feira (16) e iriam até o dia 30 de março. Não há data prevista a realização da atividade, segundo a prefeitura.
As competições dos Jogos Abertos do Paraná, em Cascavel, no oeste do Paraná, foram suspensas por tempo indeterminado. As disputadas da fase municipal ocorreriam entre os dias 20 e 28 de março. A medida foi tomada pela Secretaria de Saúde do município, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
EVENTOS RELIGIOSOS
A arquidiocese de Curitiba limitou missas, casamentos e outras celebrações religiosas a 50 pessoas. A recomendação é que idosos não compareçam aos cultos.
A celebração no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, foi suspensa por tempo indeterminado.
A Diocese de Ponta Grossa suspendeu missas com fiéis e eventos da Igreja Católica na cidade até o dia 4 de abril.
As Arquidioceses de Londrina, Maringá e Umuarama suspenderam todas as celebrações religiosas por tempo indeterminado.
ITAIPU
A Itaipu Binacional suspendeu a visitação do público, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a partir de quarta-feira (18). A princípio, a medida vale por uma semana. O circuito turístico recebe, em média, cerca de 2,7 mil visitantes por dia.
ILHA DO MEL
Os embarques e desembarques na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, estão suspensos desde sábado (21). A medida busca controlar e evitar a proliferação do coronavírus. Conforme o governo, será permitida a locomoção apenas de moradores, ou em situações essenciais, como abastecimento e socorro médico.
CARTÓRIOS
Por determinação nacional, os cartórios devem reduzir o atendimento ou suspender o funcionamento de forma presencial, segundo a Corregedoria Nacional de Justiça.
Os cartórios podem atender por meios remotos, como telefone, aplicativos de mensagens e pela internet. O atendimento presencial só não está suspenso para certidões de nascimento e óbito.
JUDICIÁRIO
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu por 60 dias concursos e procedimentos seletivos que exijam provas presenciais ou entrevistas coletivas. Juízes, desembargadores e servidores realizarão teletrabalho.
Com esta medida, as bancas de avaliação de candidatos autodeclarados com deficiência ou afrodescendentes do concurso de Técnico Judiciário estão suspensas. Além disso, o público externo será atendido por meios de comunicação remota como e-mail e Skype.
O TJ-PR também restringiu acesso aos prédios do Tribunal e Fóruns de Justiça. Julgamentos, em segundo grau, terão pauta virtual. Na primeira instância, as audiências foram suspensas, exceto as consideradas urgentes. Nestes casos, as oitivas serão por videoconferência.
O Ministério Público Federal no Paraná suspendeu o atendimento presencial na sede em Curitiba e nas unidades no interior do estado até o 31 de março. Nesse período, a Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) estará disponível para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos das 13h às 17h pelos telefones (41) 3219-8741 e (41) 3219-8982.
O Ministério Público do Trabalho no Paraná suspendeu o atendimento ao público, cancelou audiências já designadas nos procedimentos administrativos e instituiu o teletrabalho (home office) para servidores e estagiários resguardando o quantitativo mínimo de servidores para garantir a manutenção do atendimento presencial em sistema de rodízio.
Em Londrina, a Justiça do Trabalho publicou portaria suspendendo audiências, leilões, perícias e quaisquer outras ações que reúnam pessoas. A medida vale até domingo (29).
Em Paranavaí, no noroeste, a realização de audiências de instrução e de julgamento foram suspensas por 60 dias no âmbito do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, ressalvado casos urgentes.
CADEIAS
As visitas às unidades prisionais do Paraná estão suspensas, por 15 dias, a partir desta sexta-feira (20), de acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná. Durante o período, também não serão recebidos nas cadeias alimentos ou outros produtos que, geralmente, são entregues por familiares em sacolas. Pessoas que não são servidoras do órgão também serão proibidas de entrar.
Conforme o Depen, familiares e presos receberão constantemente informações uns dos outros, por meio das assistentes sociais.
RODOVIÁRIA
Segundo a Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, o terminal rodoviário ficará fechado a partir de sábado (21) até o dia 5 de abril.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, fechou a rodoviária internacional da cidade a partir de segunda-feira (23).
PARQUES
Os parques estaduais foram fechados a partir de quarta-feira (18).
O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiu suspender as atividades a partir de quarta-feira (18), segundo a concessionária que administra a bilheteria do local. A medida é válida por uma semana e é uma forma de prevenção ao novo coronavírus.
O Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, na Argentina, suspendeu o atendimento aos visitantes no domingo (15). A medida é para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir a Covid-19. A informação foi divulgada pelo governo argentino e vale por tempo indeterminado.
A direção do Parques das Aves, em Foz do Iguaçu, decidiu suspender o atendimento ao público por 15 dias. A medida vale a partir de quarta-feira (18). O espaço recebe, em média, cerca de 2,5 mil pessoas por dia.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil do Paraná restringiu, a partir de quinta-feira (19), o atendimento presencial nas delegacias para registro de boletins de ocorrência (B.O) de crimes consideradores graves e urgentes.
Os crimes que podem ser registrados pessoalmente são: homicídio, feminicídio e latrocínio; violência doméstica e contra crianças e adolescentes; estupro, sequestro e cárcere privado; e roubos de veículos e cargas.
B.Os de furtos, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos deverão ser realizados pelo site da Polícia Civil.
POLÍCIA FEDERAL
A Polícia Federal informou que o atendimento ao público em suas dependências no Paraná está suspenso por conta da pandemia do coronavírus.
A suspensão envolve a Superintendência Regional da PF em Curitiba e nas delegacias de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaíra, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá e também em todos os postos de emissão de passaportes.
Apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento, e ainda assim dentro de algumas condições pré-estabelecidas, segundo a PF.
A expedição de passaporte será autorizada somente para as pessoas que tenham viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias. O trabalho da equipe no combate aos crimes será realizado normalmente.
PROCON
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) suspendeu o atendimento presencial. O consumidor vai ter outras opções para fazer as reclamações – como internet e telefone. Confira.
RECEITA ESTADUAL
Atendimento ao público será acontece apenas pelos telefones da Receita (3200-5009 para Curitiba e Região, e 0800-41-1528, para as demais localidades) ou pela internet.
RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS E POPULARES
A Universidade Federal do Paraná fechou os Restaurantes Universitários (RUs) a partir desta segunda-feira (16). O objetivo da medida, de acordo com a UFPR, é evitar o aglomerado de pessoas nos RUs e a contaminação de alimentos e utensílios de cozinha.
Os RUs servem mas de dez mil refeições por dia em todo o estado. Não há data definida para a reabertura dos restaurante.
A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a suspensão das atividades do Restaurante Popular por 15 dias, a partir do dia 17 de março. Cerca de 1.200 refeições são servidas por dia no espaço.
RESTAURANTES
O grupo Madalosso anunciou o fechamento de 10 restaurantes em Curitiba por 15 dias. Entre as unidades do grupo, está o maior restaurante da América Latina.
Os restaurante do grupo em Curitiba são: Madalosso (novo e velho), Anello Gastronomia, Dom Antônio, Famiglia Fadanelli, Forneria Copacabana, Spring (três unidades) e Comedy Club.
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO
A Superintendência Regional do Trabalho no Paraná suspendeu o atendimento presencial. A orientação é para que os trabalhadores usem a internet para ter acesso aos serviços.
É possível pedir o seguro-desemprego, a carteira de trabalho digital e o registro profissional pela internet. Também dá para ter acesso online à denúncia fiscal trabalhista.
SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) suspendeu as atividades presenciais no Paraná – em Curitiba e nos escritórios e sedes regionais.
Os eventos, cursos e capacitações presenciais também ficam suspensos. Veja como entrar em contato com o Sebrae.
TEATROS E MUSEUS
O Festival de Curitiba, que estava previsto para começar no dia 24 de março, foi adiado em virtude da confirmação dos casos de coronavírus no Paraná. O evento está reagendado para setembro de 2020, entre os dias primeiro e 13.
Todas as apresentações programadas para os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra foram adiadas. Segundo o governo estadual, a medida é prudente tendo em vista que as instalações são fechadas e grande parte do público é formada por pessoas idosas.
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, deixou de receber visitantes na terça-feira (17). O espaço ficará fechado por tempo indeterminado. As visitas ao local podem ser feitas pela internet.
Em Londrina, a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), suspendeu todas as aulas, apresentações, ensaios e outras atividades até o dia 31 de março. As atividades serão repostas por meio de exercício a distância. Um novo calendário será divulgado no retorno dos trabalhos.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, suspendeu todas as atividades em cinemas, teatros e museus na quinta-feira (19).
VIAGENS INTERESTADUAIS
O Governo do Paraná determinou que ônibus interestaduais – com origem de qualquer estado do Brasil e do Distrito Federal (DF) – não entrem no estado. A proibição começou na sexta (20).
Inicialmente, a suspensão vale por 14 dias. Porém, conforme o Governo do Paraná, pode ser prorrogada.
TORRE CONCATEDRAL
Edifício recebeu 44,8 mil visitantes em 2019, de mais de 20 países — Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão/Divulgação
A Prefeitura de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, suspendeu a visitação à torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória na quinta-feira (19). A medida é para evitar a aglomeração de pessoas.
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.