Por G1 PR — Curitiba


Seis casos de coronavírus foram confirmados no Paraná pelo Ministério da Saúde — Foto: Getty images via BBC

O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Paraná subiu de 54 para 72, nesta sexta-feira (13). Casos confirmados permanecem seis no estado.

As informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. Trinta e quatro casos já foram descartados.

Dentre os 18 novos casos suspeitos, são três pacientes de Curitiba; um de São José dos Pinhais; três de Ponta Grossa; um de Foz do Iguaçu; três de Cascavel; um de Umuarama; um de Cianorte; dois de Maringá e três de Londrina.

Conforme a Sesa, o município de Umuarama ainda não havia registrado suspeita da doença.

Já entre os seis casos confirmados do novo coronavírus, os pacientes permanecem em isolamento domiciliar, sem alteração no quadro clínico, segundo a secretaria. Esses casos foram importados da Europa.

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 98 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

  • 98 casos confirmados, eram 77 na quinta-feira (12)
  • 1.485 suspeitos
  • 1.344 casos descartados

O Ministério da Saúde informou ainda que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). De acordo com a pasta, os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Até então, o governo federal só tinha registro de casos de transmissão local, que é aquele que ocorre quando pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas passam o vírus para parentes e contatos próximos, possibilitando que os agentes localizem a origem da infecção.

Ministério da Saúde confirma 98 casos — Foto: Guilherme Pinheiro/ G1

7 dias de isolamento pós-viagem

Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19.

As pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias. Na quinta-feira (12), a pasta anunciou que pessoas que tiverem contato com infectados pelo vírus também devem ser colocadas em isolamento, conforme recomendação médica.

Veja mais notícias da região no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!