As altas temperaturas do verão são um convite para bebidas mais leves e refrescantes. Quem não quer renunciar ao prazer de um bom vinho, mesmo na estação mais quente, tem a disposição uma ampla variedade de rótulos excelentes para essa época do ano.
Se o inverno é ideal para vinhos tintos encorpados, que são perfeitos para acompanhar noites frias e comidas com mais sustância, o verão combina muito mais com rótulos que podem ser servidos geladinhos, como espumantes, brancos e rosés.
Esses estilos de vinhos acompanham ocasiões diversas, como encontros informais, piqueniques e rolês na praia, além de harmonizar com pratos mais consumidos nessa época, como peixes e frutos do mar, saladas, queijos, comida asiática, massas com vegetais, pizzas e carnes brancas.
Como escolher o vinho ideal
Os espumantes Brut são verdadeiros coringas, não só para acompanhar qualquer refeição do começo ao fim, mas também para regar uma boa conversa e alguns quitutes.
Já os espumantes Doces e Demi Sec são mais indicados para finalizar uma refeição e acompanhar sobremesas. Para que a harmonização funcione bem, quanto mais doce a sobremesa, maior deve ser o teor de açúcar do vinho,
Vinhos brancos costumam ser muito refrescantes, graças a acidez alta e aromas de frutas brancas e cítricas, enquanto os rosés são extremamente versáteis e geralmente apresentam aromas de frutas vermelhas frescas, como morango, framboesa e cereja, além de notas florais.
Na temperatura perfeita
A temperatura de serviço é essencial para qualquer tipo de vinho, mas ainda mais para brancos e rosés, que precisam ser tomados geladinhos, entre 7° C e 13° C. Os espumantes podem ser servidos um pouco mais frios, entre 3° C e 6° C.
Para atingir essas temperaturas, deixe a garrafa na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir e, após aberta, mantenha refrigerada num balde com gelo, servindo pequenas quantidades na taça para a bebida não esquentar.
Cava Don Román Brut — Foto: Divulgação
Espumante espanhol perfeito para brindar em qualquer festa. De excelente custo-benefício, é elaborado pelo método tradicional (o mesmo dos champanhes) e amadureceu por 9 meses em garrafa, sur lies, para maior complexidade.
No nariz, é floral com notas de mel. Em boca, é seco, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável. Acompanha muito bem aperitivos.
Espumante Messias Bairrada Extra Brut — Foto: Divulgação
Rótulo português da região da Bairrada, onde são produzidos os melhores espumantes do país, com aromas de frutas cítricas e notas tostadas. Em boca, é seco, equilibrado e com excelente acidez. Tome como aperitivo e com peixes e saladas.
Sexy Fish Blanc de Blancs — Foto: Divulgação
Branco descomplicado assinado pela centenária vinícola argentina Norton. Apresenta aromas florais com notas de frutas brancas. Em boca, é saboroso, cítrico e refrescante. Acompanha aperitivos, saladas, queijos e pratos à base de peixes e frutos do mar.
Corbelli Blush Pinot Grigio Rosé IGT Sicília — Foto: Divulgação
Diretamente da Sicília, o Vinho Corbelli Blush Pinot Grigio Rosé IGT apresenta aromas frescos, com destaque para as frutas silvestres. No paladar, é um vinho rosé especialmente macio e equilibrado, com sabores redondos e frutados.
Voga Pinot Grigio delle Venezie DOC — Foto: Divulgação
Produzido no Vêneto, esse branco italiano se destaca não só pela qualidade, mas também pelo design arrojado da garrafa. Apresenta aromas frutados que lembram maçãs. Em boca, é fresco, equilibrado e saboroso. Harmoniza com pratos à base de peixes e queijos frescos.
Cachão branco DOC Douro — Foto: Divulgação
Português da prestigiada região do Douro, tem aromas de frutas brancas e amarelas, como pêssego e manga, com notas de ervas. Fresco e agradável. Acompanha saladas e queijos moles. Disponível nas versões 375 ml e 750 ml.
Pardalito Branco Vinho Verde DOC — Foto: Divulgação
Rótulo português com belos aromas de frutas cítricas e notas florais da região de Vinhos Verdes, no norte do país. Em boca, possui uma ligeira efervescência que o torna um vinho jovem e fresco. Pede uma piscina ou uma praia, além de harmonizar com saladas, legumes, peixes delicados e carnes brancas.
Carolina Reserva Sauvignon Blanc — Foto: Divulgação
A centenária vinícola chilena Santa Carolina produz esse branco refrescante com aromas cítricos, de flores secas e tropicais. Em boca, é equilibrado, com acidez delicada e final saboroso. É perfeito com ceviche e outros pratos à base de peixes.
Pouca Roupa Rosé — Foto: Divulgação
O premiado enólogo João Portugal Ramos assina esse rótulo alentejano e vegano com maravilhosos aromas de frutas vermelhas frescas. Em boca, é equilibrado e com saboroso final. Excelente como aperitivo, com saladas e pratos orientais.
Le Rosé de Floridene — Foto: Divulgação
Espetacular rosé da prestigiada vinícola de Bordeaux, Denis Dubourdieu. Apresenta intenso aroma de groselha, maracujá e morango. Em boca, é saboroso e refrescante. Ideal para acompanhar aperitivos e peixes.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.