Coxinha de frango explode na boca de cliente no e deixa homem com queimaduras superficiais
Christian de Souza Amaral, proprietário do bar Ponto do Filé, em Curitiba, compartilhou com o g1 a receita das coxinhas que serve no local. Elas viralizaram após uma delas explodir na mão de um cliente.
A cena, registrada por uma câmera de segurança, aconteceu na última sexta-feira (13). Nas imagens é possível observar que o cliente pega a coxinha e tenta dar uma mordida. Em seguida, o salgado explode, a massa vooa para todos os lados e há bastante vapor saindo da coxinha. Assista ao vídeo acima.
Apesar do susto, o cliente teve apenas queimaduras superficiais no rosto.
A receita da coxinha é simples, mas Christian garante que é saborosa. Quem preferir degustar do salgado sem ter que colocar a mão na massa, pode ir até o estabelecimento, que fica no Bairro Alto.
Além disso, a receita não conta com nenhum item especial que motive a explosão, que provavelmente foi causada por um bolsão de ar.
Ingredientes
Massa da coxinha
- 5 xícaras de farinha de trigo (pode usar a medida do copo americano)
- 4 xícaras de água do cozimento do frango (pode usar a medida do copo americano)
- 1 xícara de leite (pode usar a medida do copo americano)
- 1 colher bem cheia de margarina
- Sal a gosto
Recheio
- 1 kg de peito de frango sem pele
- 1 cebola média
- Alho a gosto
- Sal a gosto
- 200 gramas de molho de tomate
- 2 tabletes de caldo de galinha
- Água do cozimento do peito de frango
Modo de preparo da massa
Primeiro leve ao fogo uma panela com caldo de galinha, leite, margarina e sal. Quando ferver, junte as cinco xícaras de farinha de trigo de uma vez só, mexendo por alguns minutos rapidamente, até obter uma massa lisa.
Em seguida, deixe esfriar um pouco e trabalhe a massa.
Dica: passe aproximadamente uma colher de chá de margarina na massa para dar brilho.
Modo de preparo do recheio
Cozinhe e desfie o peito de frango.
Em uma panela adicione uma colher de óleo e cebola ralada e deixe dourar. Em seguida, acrescente o alho e refogue. Depois, adicione molho de tomate e sal a gosto até ferver. Logo após misture também o peito de frango.
Separe pequenas porção da massa e recheie fazendo o formato da coxinha.
Para o empanamento da coxinha adicione leite, água e sal a gosto em uma tigela. Passe a coxinha na mistura da água com leite logo e, em seguida, na farinha de rosca.
LEIA TAMBÉM:
- Investigação: Homem tenta incriminar a ex com bilhete falso em carregamento de droga, mas acaba preso após polícia notar que caligrafia era dele
- Crime: Casal perde economias em golpe de oração para multiplicação de dinheiro
- Trabalho: Loja é condenada a indenizar ex-funcionário chamado de "preto, pobre e gay" por gerente
Como evitar que o salgado exploda?
Coxinha — Foto: TV Clube
Por precaução, o g1 consultou também o cozinheiro curitibano Rui Morschel, que explicou como evitar incidentes como este.
Ele sugere que, antes de comer, a pessoa abra a coxinha com a mão para o vapor sair e não queimar a boca.
"É só fazer igual ao pastel, que é muito comum já. Ao invés de comer, tira um pedacinho com a mão, pro vapor não queimar a boca. É só fazer isso também com a coxinha, para tomar cuidado", explica.
Causas da explosão
A doutora em biociências e biotecnologia Laura Marise explica que a explosão pode ter sido causada por um bolsão de ar.
Segundo a cientista, durante o processo de produção do salgado, ele pode ter sido moldado de uma forma que permitiu que uma pequena quantidade de ar ficasse presa entre o recheio e a massa.
Esse ar, ao ser aquecido durante a fritura, pode ter expandido, gerando uma pressão interna.
A pressão que se formou dentro da coxinha não foi suficiente para romper a massa imediatamente, pois a massa de coxinha, quando feita com farinha de trigo, é bastante forte e possui um bom teor de glúten, o que a torna resistente.
Ao ser mordida, a coxinha liberou a pressão de forma abrupta, o que causou a explosão.
'Parecia uma bomba'
Coxinha explode na boca de cliente — Foto: Reprodução
Segundo o proprietário do bar, Christian de Souza Amaral, contou que o cliente teve queimaduras superficiais no rosto.
"Parecia ser um barulho de pneu estourando [...]. Fiquei em estado de choque vendo a massa grudar no rosto dele, em mim... Parecia uma bomba", lembra Christian.
Conforme o proprietário, a coxinha foi feita como de costume e servida ainda quente.
"A gente já tinha fritado a coxinha e colocamos na estufa. Esse rapaz já estava por ali, era cliente e chegou e falou: 'bonita a coxinha, né?' E pediu uma. Ela estava quentinha ainda, tinha saído da fritura, ficou uns cinco minutos mais ou menos ali na estufa e entregamos pra ele", lembra o proprietário.
Os funcionários do bar prestaram os primeiros socorros ao cliente e o instruíram a procurar ajuda médica. No dia seguinte, o homem retornou ao estabelecimento e mostrou que estava bem, apenas com queimaduras superficiais, segundo Christian.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.