Por Gilvana Giombelli, g1 PR — Foz do Iguaçu


Avião arremete voo em Pato Branco por causa do vento

Avião arremete voo em Pato Branco por causa do vento

Um vídeo gravado no fim da tarde de quinta-feira (7) mostra o momento em que um avião da Companhia Azul arremete voo ao tentar pousar no aeroporto regional de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, devido a rajadas de vento. Assista ao vídeo acima.

Nas imagens, é possível ver que a aeronave balança bastante e, no momento em que se aproxima da pista de decolagem, um lado toca o chão antes do que o outro, momento em que o avião arremete e o levanta voo novamente.

Na aeronave que vinha do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e tinha pouso previsto para pouco depois das 17h, estavam 48 passageiros e tripulantes. Ninguém se feriu.

Procedimento normal de segurança

Avião balança com rajada de vento e arremete ao tentar pousar no aeroporto de Pato Branco — Foto: Antônio Neves

Segundo a diretora do Departamento do Transporte Aéreo do aeroporto, Elenice Catafesta Smiderle, devido ao "vento de través" registrado no momento do pouso, a aeronave teve sua aproximação perdida, precisando arremeter como medida de segurança, considerada normal na aviação.

"O procedimento realizado é normal e de segurança. [...] O piloto em comando demonstrou habilidade e conhecimento de causa, refazendo o circuito para a segunda e bem-sucedida aproximação, pousando a aeronave em solo pato-branquense", explicou Elenice.

Leia também:

Vento de través é o "vento que sopra cruzado a trajetória de decolagem ou pouso, ou ainda, a trajetória de voo de um avião", segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) as rajadas de vento na cidade tiveram uma média diária de pouco mais de 36km/h.

Com o voo arremetido, a aeronave pousou, após nova tentativa, às 17h54. Às 18h35 a aeronave decolou com destino a Guarulhos, sem intercorrências.

Em nota a Azul Linhas Aéreas informou que a aeronave precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto "por conta das condições climáticas adversas", mas que na sequência, com melhoras nas condições, a aeronave pousou em segurança e o desembarque dos clientes aconteceu normalmente.

"A Companhia reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul", finalizou a companhia em nota.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR

Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!