Câmara de Cascavel vota aumento do número de vereadores a partir de 2025
A Câmara Municipal de Cascavel, no oeste do Paraná, aprovou em primeira votação o aumento no número de vereadores na cidade a partir da próxima eleição para o cargo, em 2025. A votação ocorreu na manhã desta segunda-feira (24).
Atualmente a câmara conta com 21 vereadores. Se aprovado em segunda votação, que está marcada para terça-feira (25), o projeto prevê, a partir de 2025, 23 cadeiras no legislativo da cidade.
Dos atuais 21 vereadores presentes na sessão, apenas um votou contrário ao projeto.
Por ano, os gastos da câmara terão aumento de mais de R$ 362 mil, sem somar os valores com a contratação de assessores. Cada vereador pode ter até três.
Os gastos estimados são baseados nos atuais R$ 15 mil que cada membro do legislativo recebe atualmente.
Câmara Municipal de Cascavel — Foto: Sidney Trindade/RPC Cascavel
Em entrevista à RPC, o presidente da Câmara Alécio Espíndola afirmou que a justificativa do projeto se baseia na Constituição Federal que prevê 23 vereadores para cidades que tenham entre 300 mil e 450 mil habitantes.
"A Câmara de Vereadores de Cascavel já vem há um bom tempo, há mais de 12 anos os vereadores entendendo que deve ser aumentado. A partir dos 300 mil habitantes, a câmara já tem a liberdade pela constituição de ter 23 vereadores. Por tanto em 1ª votação foi aprovado para que a partir de 2025 a câmera tenha 23 vereadores", afirmou o presidente.
A justificativa do projeto apresentada na sessão desta segunda (24) também menciona que tal medida visa "ampliar a possibilidade de a população estar mais representada nesta Casa de Leis".
Outro trecho diz ainda que a alteração visa "trazer maior oportunidade e quantidade de representatividade do povo no legislativo, uma vez que nosso munícipio está em pleno desenvolvimento".
Em primeira votação, os vereadores aprovaram também o 13º para eles. 16 votos foram favoráveis e cinco contrário à proposta.
Se aprovados na terça (25), quando ocorre a segunda votação, ambos projetos passarão a valer em 2025.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.