a febre chikungunya (Foto: Divulgação/ Governo do
Paraná)
A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, inicia na terça-feira (19) uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya – em toda a cidade. O trabalho de identificação e eliminação de possíveis criadouros deve seguir até sexta-feira (22).
Agentes de endemia, com o reforço de agentes comunitários de saúde, farão a vistoria de todos os imóveis do município. No total, estarão envolvidas diretamente no combate cerca de 60 pessoas.
“É um momento crítico, por isso decidimos fazer a vistoria de todos os imóveis para que possamos, a partir disso, tomar medidas objetivas e pontuais nos locais em que serão detectados focos do mosquito”, explica o prefeito Cláudio Eberhard.
O prefeito também espera contar com a sensibilidade e participação da população durante a realização da força-tarefa. “Esperamos que as pessoas abram suas casas para a vistoria e assumam o papel de fazer a sua parte”, disse ao informar que “neste primeiro momento a força-tarefa é de vistoria e, a partir daí, havendo necessidade, faremos um grande mutirão”.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de agosto de 2015 até a primeira semana de janeiro de 2016, Santa Terezinha de Itaipu havia notificado 78 casos suspeitos de dengue e confirmado 9, número que coloca a cidade em segundo lugar em incidência entre os municípios da 9ª Regional de Saúde, com índice de 36,15 por grupo de 100 mil habitantes.
Confira o cronograma da força-tarefa:
Terça (19) - Santa Mônica, Área Industrial e Parque São Lourenço
Quarta (20) - Parque dos Estados
Quinta (21) - Centro e Planalto
Sexta (22) – BNH, região dos Conjuntos