Por g1 PR e RPC — Maringá


Sargento aposentado é preso por feminicídio em Marialva

Sargento aposentado é preso por feminicídio em Marialva

Haroldo Augusto da Cruz, de 56 anos, sargento aposentado da Polícia Militar (PM), foi preso na noite de terça-feira (9) após sete dias foragido, suspeito de assassinar a ex-esposa com golpes de faca na frente da filha de 12 anos.

A prisão, segundo a Polícia Civil, foi em Formosa do Oeste, a 87 quilômetros de Cascavel, no oeste do estado.

O crime ocorreu na madrugada de 2 de janeiro. Viviane Aparecida Castro Furlan, foi surpreendida na casa onde morava, em Marialva, no norte do Paraná. A criança conseguiu escapar e se abrigou na casa de um vizinho.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Aldair Oliveira, durante a prisão do suspeito, Haroldo tentou tirar a própria vida com golpes de faca no peito, mas foi detido.

"A Polícia Militar de Formosa do Oeste, ao receber a denúncia, acabou por localizar o suspeito em uma casa. Ele estava escondido e, ao perceber que seria preso, acabou atentando contra a própria vida se esfaqueando", falou.

Ele foi levado com escolta policial para o hospital de Cascavel com ferimentos, onde permanece internado. Ao receber alta, será levado para prisão.

O g1 tenta localizar a defesa do suspeito.

Sargento aposentado, Haroldo Augusto da Cruz — Foto: Reprodução

Não aceitava o fim do relacionamento

Conforme a família da vítima, Haroldo não aceitava o fim do relacionamento. Segundo a polícia, a vítima tinha uma medida protetiva contra ele desde setembro de 2023.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Aldair Oliveira, o suspeito deve responder por feminicídio.

"No final podemos indiciá-lo por um feminicídio consumado e, a depender do acervo probatório, ele também responderá por tentativa de homicídio", falou.

A filha do casal, de 12 anos, foi segurada pelo suspeito, mas conseguiu escapar e correr para a casa de um vizinho. Ela não ficou ferida.

Viviane Aparecida Castro Furlan, de 38 anos — Foto: Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM:

Segundo a aspirante Letícia Martins Donadello, do 4º Batalhão de Polícia Militar, o sargento aposentado trabalhou 31 anos na corporação. A última unidade que ele trabalhou foi o 7° Batalhão de Polícia Militar, em Cruzeiro do Oeste.

Em nota, a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), disse que cumpre com a "lei, a ordem e a ética", e repudia "veementemente qualquer comportamento contrário a esses princípios".

Disse também que o caso foi isolado e "não reflete os valores e o profissionalismo da corporação".

Adolescente fugiu para a casa do vizinho, segundo polícia

Policial aposentado é suspeito de matar ex-esposa a facadas na frente da filha adolescente em Marialva — Foto: RPC

De acordo com a polícia, a filha do ex-casal, de 12 anos, presenciou toda cena. Ela contou à polícia que tentou impedir que a mãe fosse golpeada, mas foi perseguida pelo homem.

"Ele chegou no local com a faca escondida no bolso. Quando ele conseguiu acessar o quarto da vítima, a filha tentou se colocar entre ele e a vítima para defender a mãe e ele a segurou pelo braço para dar o golpe na 'criança' também", falou o delegado.

De acordo com o delegado, Viviane foi golpeada pelo menos cinco vezes na região do tórax. Ela não resistiu e morreu antes da chegada do socorro.

Velório e sepultamento

Velório de Viviane Aparecida Castro Furlan, de 38 anos — Foto: Reprodução/RPC

De acordo com a família, o corpo de Viviane foi sepultamento às 10h de quarta-feira (3), no Cemitério Municipal de Marialva.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!