UEL elege nova reitora
O resultado foi oficializado pela Comissão Eleitoral, por volta das 22h20 de terça, logo após o encerramento da votação.
Ao todo 9.939 estudantes, professores e agentes universitários participaram da votação, número superior ao registrado no último pleito, em 2018.
Esta foi a primeira eleição da UEL realizada pela internet.
Da esquerda para direita, novo vice-reitor Airton Petris, nova reitora Marta Favaro e atual reitor Sérgio Carlos de Carvalho — Foto: UEL/Divulgação
Votação
Os professores fazem parte da chapa 3, chamada Mais UEL, e têm apoio da atual gestão.
Conforme a universidade, os percentuais da apuração indicam que a chapa vencedora alcançou 49,32% dos votos de docentes, 52,18% dos votos de agentes universitários, 61,27% dos votos de estudantes.
Em números absolutos, foram 5.767 votos de um total de 9.939, o que representa 58% dos votos válidos.
Segundo a comissão, a chapa teve 34 pontos do índice de votos, superando os 29 pontos do índice alcançado pela somatória das outras três chapas.
De acordo com a candidata eleita, ela deve retornar imediatamente à Pró-reitoria de Graduação, ao mesmo tempo em que pretende iniciar a construção da nova equipe de Pró-reitores e de diretores de unidades da UEL.
Além disso, deve buscar uma ação política junto ao governo do Paraná. A posse da nova chapa está marcada para 10 de junho.
A chapa eleita será responsável pela gestão da Universidade no período 2022/2026.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.