Prato escolhido como melhor merenda do PR é de Prudentópolis
Um prato de charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão foi eleito como a melhor merenda do Paraná.
A receita foi elaborada por Clarice Iaciuk Costa Rosa, merendeira do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, de Prudentópolis, na região central do Paraná. Veja o passo a passo da receita mais abaixo.
Charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão foi eleito como a melhor merenda do Paraná — Foto: imagens cedidas | Clarice Rosa
Há 12 anos na profissão, Clarice conta que fez uma enquete com os alunos para escolher uma receita que representasse a cidade, que tem a maior colônia ucraniana do Brasil e é também a Capital Nacional do Feijão Preto.
“A minha maior alegria é cozinhar para aquelas crianças. A ideia do prato surgiu dos próprios alunos. Fizemos uma votação para ver a receita que faríamos, tinha que ser algo que remetesse à Ucrânia, porque ali é uma colônia ucraniana. Eles optaram pelo perorrê e pelo charuto de arroz com feijão usado para rechear a couve. Coisa mais simples de se fazer, e que eles escolheram na enquete”, conta a merendeira.
Clarice Iaciuk Costa Rosa foi premiada no concurso — Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Clarice foi premiada no primeiro "Concurso Melhor Merenda do Paraná", promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Ao todo, 524 receitas foram inscritas e 100 foram selecionadas para compor um livro exclusivo assinado pela chef paranaense Manu Buffara, jurada do concurso que foi reconhecida recentemente como uma das melhores chefs do mundo pelo prêmio The Best Chef Awards. Confira as vencedoras:
- 1º LUGAR: Charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão, por Clarice Iaciuk Costa, Rosa, do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei - Prudentópolis (região central);
- 2º LUGAR: Pão de talos e folhas, por Diná Aparecida Gavelik, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Conceição - Campo Magro (região metropolitana de Curitiba);
- 3º LUGAR: Maionese de batata-doce com molho de inhame, por Gislaine Aparecida Xavier, do Colégio Estadual Rui Barbosa - Arapoti (Campos Gerais);
- 4º LUGAR: Feijoada poveira, por Vângela de Jesus Pereira dos Santos, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - Paranaguá (litoral).
As receitas foram avaliadas tendo como base os critérios de Tradição, que refletisse a cultura local e regional; Localidade e Regionalidade, para valorizar os ingredientes locais e regionais, com ênfase em produtos frescos e de origem conhecida; Criatividade, que leva em conta receitas tradicionais para o ambiente escolar e populares entre os alunos; e Sustentabilidade, que faz o uso consciente dos ingredientes e combate o desperdício.
As finalistas receberam um avental com o próprio nome bordado e o livro de receitas com as 100 merendas selecionadas, além de uma aula com a chef Manu Buffara.
As vencedoras ganharam um kit com livros de receitas, um jogo de jantar personalizado pelo artista paranaense Toto Lopes e um voucher para um passeio de Litorina, trem de luxo que faz o trajeto pela ferrovia que corta a Serra do Mar.
Leia também:
- Recuperação: Motorista de caminhão que estava em cabine 'engolida' pela própria carroceria no Paraná ganha alta do hospital
- Salto do Itararé: Vereador assassinado recebeu quatro votos a mais do que suplente suspeito de planejar o crime
- Crime: Policial civil é presa suspeita de desviar 40 kg de drogas apreendidas no Paraná
Concurso teve 32 finalistas — Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
🍽️ Receita de charuto de arroz cozido em caldo de feijão
INGREDIENTES
- dois maços de couve;
- 5 xícaras de caldo de feijão;
- 3 xícaras de arroz polido ou orgânico;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 maço de cheiro verde;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de sopa de óleo;
MODO DE PREPARO
- Recheio
Em uma frigideira, frite o alho e a cebola em óleo e acrescente o caldo de feijão e o arroz. Deixe ferver por 35 minutos em fogo baixo e depois coloque o cheiro verde.
- Charutos
Lave as folhas de couve em água corrente e retire o talo mais grosso. Ferva a água em uma panela e mergulhe as folhas por 30 segundos - assim, as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutos. Coloque uma colher de recheio em cada folha de couve, dobre as laterais para dentro enrole até o final.
Coloque os charutos um ao lado do outro em uma panela até cobrir todo o fundo. Em seguida, acrescente outras camadas até preencher a panela. Coloque a maior quantidade possível por camada para que não abra na hora de cozinhar.
Em seguida, acrescente 2 xícaras de água, uma colher de sal, um dente de alho inteiro, uma cebola cortada ao meio e quatro colheres de óleo. Deixe ferver por 35 minutos ou até a água evaporar e bom apetite!
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul