Decreto foi publicado no início da noite desta quinta-feira (19) — Foto: Prefeitura de Guarapuava/Divulgação
A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, decretou situação de emergência em saúde pública e tomou uma série de medidas por causa do novo coronavírus. O decreto foi publicado no início da noite desta quinta-feira (19).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Guarapuava tem um caso suspeito da Covid-19. Em todo o Paraná, são 23 casos confirmados da doença.
Entre as medidas anunciadas pela prefeitura está a redução no horário do comércio, que havia sido recomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).
Com a publicação do decreto, o comércio passa a funcionar das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados, por tempo indeterminado.
A prefeitura determinou ainda o fechamento de academias, shoppings, cinemas, teatro, museus, casas noturnas e de shows, centros de eventos, escolas de atividades esportivas e clubes.
Bares e restaurantes poderão funcionar até as 22h, com aglomeração máxima de 50 pessoas. Após isso, fica autorizado apenas o serviço de entrega domiciliar.
Os supermercados também terão que controlar o fluxo de pessoas, segundo a prefeitura. O acesso deve ser feito por meio de senhas, com limite máximo de 10 pessoas por caixa.
Transporte
O transporte coletivo de Guarapuava também começará a operar em horário reduzido a partir deste sábado (21), das 9h às 17h. Aos domingos e feriados os ônibus não irão circular.
De segunda a sexta-feira, o transporte coletivo da cidade irá funcionar do meio-dia às 19h.
A prefeitura informou ainda que o Estacionamento Rotativo (Estar) está suspenso por tempo indeterminado.
Outras medidas
Os órgãos de administração pública e o Paço Municipal também começaram a atender em horário reduzido nesta sexta-feira (20), das 13h às 17h em dias úteis.
Outra medida anunciada no decreto é a limitação de pessoas em eventos fúnebres. Segundo a prefeitura, fica permitia aglomeração máxima de 10 pessoas.
Veja mais notícias da região no G1 Campos Gerais e Sul.