Por Wesley Bischoff, G1 PR


Prefeito Marcelo Rangel anuncia medidas contra a Covid-19 durante coletiva de imprensa — Foto: Bruna Bronoski/RPC Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerias do Paraná, anunciou que suspendeu eventos oficiais e irá contratar 30 médicos em regime emergencial para o combate do novo coronavírus da cidade. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no fim da tarde desta sexta-feira (13).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), Ponta Grossa tem oito casos suspeitos do novo coronavírus. Nenhum caso da doença foi confirmado na cidade.

Conforme a prefeitura, os novos médicos irão atuar nas unidades de saúde do município pelo prazo de 90 dias, podendo ter o contrato renovado por mais 90 dias.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) disse ainda que Ponta Grossa receberá 28 profissionais do Governo Federal por meio do programa Mais Médicos.

"A pandemia está chegando a todas as cidades grandes e, provavelmente, vamos ter relato aqui em Ponta Grossa dessa doença. Vamos ter que conviver com a notícia que chegará", afirmou.

Ainda de acordo com a prefeitura, o município solicitou ao Poder Judiciário compra emergencial de equipamentos, como respiradores, para fornecer aos hospitais públicos de Ponta Grossa.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) orientou para que os moradores procurem unidades de saúde em vez de hospitais, em caso de sintomas.

A orientação já havia sido dada pela Sesa na quinta-feira (12), quando o Paraná confirmou os primeiros seis casos do novo coronavírus.

A FMS também anunciou um telefone para que os moradores tirem dúvidas sobre a doença, por meio do (42) 3220-1019.

Eventos suspensos

A Prefeitura de Ponta Grossa disse que suspendeu eventos oficiais do município, como inaugurações, bailes de idosos e a organização dos Jogos Estudantis Municipais.

Com relação à Educação, a Prefeitura disse que as aulas estão mantidas e que os 32 mil alunos estão recebendo orientações para a proteção contra o vírus.

O município informou ainda que está treinando professores e que as escolas estão equipadas com álcool em gel.

Intercâmbio adiado

Vinte estudantes que fariam um intercâmbio para a República Tcheca por meio do Programa de Qualificação Internacional tiveram a viagem adiada. A previsão era que os alunos deixassem o Brasil na segunda-feira (16).

O intercâmbio de um ano é voltado para estudantes dos cursos de ensino superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Produção em indústrias da República Tcheca, por meio de uma parceria com a prefeitura.

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Campos Gerais e Sul.

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!