Por g1


O elenco do filme 'O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas', de 1985 — Foto: Divulgação

Entre as marcas do cinema americano dos anos 1980, estão os filmes para jovens colegiais em momentos decisivos de suas vidas, como "Clube dos cinco" (1985) e "O primeiro ano do resto de nossas vidas" (1985). E, como as grandes estrelas desses sucessos, está o grupo de jovens e populares atores que ficou conhecido como "Brat Pack" ("bando de pirralhos", em tradução livre).

Eles são tema do documentário "Brats", que estreia nesta quinta-feira (13) nos Estados Unidos. Dirigido por um de próprios membros, Andrew McCarthy, o filme reflete sobre o efeito que o termo teve na vida de astros tão jovens.

O grupo era formado, inclusive, por estrelas daqueles dois filmes. Com alguma variação, eram do "Brat Pack":

  • Demi Moore ("O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Emilio Estevez ("Clube dos cinco" e "O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Anthony Michael Hall ("Clube dos cinco")
  • Rob Lowe ("O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Andrew McCarthy ("O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Judd Nelson ("Clube dos cinco" e "O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Molly Ringwald ("Clube dos cinco" e "O primeiro ano do resto de nossas vidas")
  • Ally Sheedy ("Clube dos cinco" e "O primeiro ano do resto de nossas vidas")

Há algumas variações, é claro. Qualquer ator jovem e influente da década foi considerado em algum momento como parte do grupo, como Robert Downey Jr. ("Abaixo de zero") e Jon Cryer ("A garota de rosa-shocking"). Mas a base é essa.

'Brats': assista ao trailer do documentário

'Brats': assista ao trailer do documentário

Nasce uma lenda

O termo, uma brincadeira com o "Rat Pack" de Frank Sinatra e amigos dos anos 1940 e 1950, foi usado pela primeira vez pelo escritor David Blum em um perfil de capa para a revista "New York Magazine".

O texto deveria focar apenas em Estevez, que depois viria a ser considerado um líder não oficial do grupo. A pauta mudou quando o ator convidou o repórter para uma noite com seus amigos Lowe, Nelson e outros. Dias depois, a publicação retratava os jovens como festeiros e mimados.

Eles obviamente não gostaram — e, como acontece com todo apelido, o nome pegou.

Rob Lowe e Andrew McCarthy se encontram no documentário 'Brats' — Foto: Reprodução

Por causa disso, muitos deles falaram abertamente que buscaram ativamente se afastar dos demais. Algum tempo depois, os amigos seguiam caminhos diferentes.

Também é possível dizer que a grande maioria do grupo teve em comum o declínio de suas carreiras nos anos 1990, por problemas relacionados a drogas e/ou álcool.

Com sucessos como "Ghost: Do outro lado da vida" (1990) e "Questão de honra" (1992), Moore foi a que menos sofreu na década seguinte. Talvez por coincidência, ela é quem menos criticou o termo.

A turma de atores e atrizes chamada de Brat Pack: Andrew McCarthy, Emilio Estevez, Rob Lowe, Ally Sheedy, Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Demi Moore e Judd Nelson — Foto: Divulgação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!