Por g1


Lewis Capaldi leva dois prêmios durante o BRIT Awards 2020 — Foto: Adrian DENNIS / AFP

Lewis Capaldi anunciou nesta terça-feira (27) nas suas redes sociais que vai dar uma pausar nas próximas turnês para poder "se ajustar aos impactos" da Síndrome de Tourette. Ele revelou o diagnóstico ao público no ano passado.

O cantor se apresentou no sábado (24), no festival Glastonbury, quando ele perdeu a voz e foi ajudado pela plateia a cantar suas músicas.

"Antes de tudo, obrigada a Glastonbury por me receber, por cantar junto quando eu precisei e por todas as mensagens maravilhosas na sequência. Isso realmente significa o mundo", diz na postagem. "O fato de isso não ser uma surpresa não torna mais fácil de escrever, mas eu sinto muito informar que eu vou dar um tempo em turnês no futuro próximo."

Lewis Capaldi anuncia pausa nas turnês para 'ajustar os impactos' da Síndrome de Tourette — Foto: Reprodução/Twitter

"Eu costumava aproveitar cada segundo de shows como esse e esperava que três semanas de distância me resolvessem. Mas a verdade é que ainda estou aprendendo a me ajustar ao impacto da minha síndrome de Tourette e no sábado ficou claro que preciso dedicar muito mais tempo para colocar minha saúde mental e física em ordem, para poder continuar fazendo tudo o que amo para muito tempo", diz.

Capaldi pediu desculpas aos fãs que estavam planejando ir às apresentações de sua turnê que passaria pela Europa, Austrália, parte da Ásia, Reino Unido e no Oriente Médio. O músico lançou seu segundo álbum, "Broken By Desire to Be Heavenly Sent", em maio.

"Eu preciso me sentir bem para ter um desempenho no padrão que vocês merecem", diz. "Tocar para vocês todas as noites é tudo que eu sempre sonhei. Então, esta é a decisão mais difícil da minha vida. Eu voltarei assim que puder."

Lewis Capaldi tem crise de Tourette em show e fãs ajudam cantor a terminar música

Lewis Capaldi tem crise de Tourette em show e fãs ajudam cantor a terminar música

Em setembro do ano passado, ele revelou o diagnóstico em uma transmissão ao vivo no Instagram. Segundo o jornal "The Guardian", o músico estava recebendo injeções de toxina botulínica (botox) nos seus ombros para interromper seus espasmos involuntários.

O cantor disse na ocasião da transmissão ao vivo que "está aprendendo novas maneiras de lidar com isso o tempo todo."

Alguns distúrbios relacionados à Tourette são coprolalia, quando a pessoa fala palavras obscenas de forma incontrolável; copropraxia, quando a pessoa tem compulsão em fazer gestos obscenos; e a piromania, a compulsão por colocar fogo nas coisas.

A Tourette não tem cura, mas tem tratamento com medicamentos. Existem medicações que diminuem a quantidade de tiques que o paciente faz, segundo o especialista. "Isso pode melhorar a qualidade de vida desse paciente. É uma síndrome que não mata, mas pode atrapalhar a qualidade de vida da pessoa", diz o professor da UERJ e neurologista Eduardo Jorge Custódio.

O que é Síndrome de Tourette?

O que é Síndrome de Tourette?

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!