10 séries que marcaram 2017: G1 comenta em VÍDEO os seriados que bombaram neste ano
Das 10 séries que mais bombaram em 2017, todas poderiam facilmente estar na aba com produções definidas como "Seriados com protagonistas mulheres fortes".
"Girls" e "Big Little Lies" vão além: as duas têm quatro mulheres nos quatro papéis principais. A lista do G1 (veja no vídeo acima) tem ainda sucessos entre jovens como "13 reasons why" e "Stranger Things".
O top 10 dá espaço também para produções não tão comentadas, mas que bombaram graças aos roteiros inventivos, meio amalucados: "I Love Dick" e "The Good Place".
A volta de "Twin Peaks" após 25 anos e os sucessos de crítica "Leftovers" e "The Handmaid's Tale" completam a lista.
Cena de 'Girls' — Foto: Divulgação
10 - 'Girls'
Não dá para dizer que "Girls" é a voz de uma geração, como falou a Hannah lá no começo da série. Mas o seriado, que terminou em abril após seis temporadas, fez história na TV. Lena Dunham, quase sempre peladona, nos trouxe personagens imaturas, egoístas, sem noção, tomando decisões muito erradas na vida, entrando em relacionamentos doentios. Mas nos mostrou os limites da amizade, e fez a gente se divertir horrores. Dava para passar anos vendo a vida delas dar errado...
Katherine Langford como Hannah Baker na série '13 reasons why' — Foto: Divulgação
9 - '13 Reasons Why'
A série botou suicídio, bullying e angústias adolescentes na boca do povo. Foi acusada de glamourizar o suicídio por conta das cenas em que a personagem principal corta os pulsos em uma banheira. Antes de se matar, Hannah Baker grava fitas para seus desafetos, os 13 porquês que "a levaram ao suicídio". Como causou muita polêmica e foi a série mais comentada em redes sociais no ano, merece vaga nesta lista.
Cena de 'I love Dick' — Foto: Divulgação
8 - 'I Love Dick'
É uma série de gente meio maluca. Um casal de intelectuais se muda para uma cidadezinha por causa de uma bolsa de estudos, ela se apaixona pelo excêntrico bonitão (Kevin Bacon) que é dono do instituto que deu a bolsa para omarido. Daí, resolve fazer uma instalação, e se declara em cartas espalhadas pela cidade. Isso afeta não só o casamento dele como a cidade inteira, mas não do jeito que você espera. Nada é do jeito que se espera, e por isso é que ela é boa demais.
'The Good Place' — Foto: Divulgação
7 - 'The Good Place'
Após uma primeira temporada meio média, veio a segunda. E ela é daquelas que têm que ser exibidas em cursos de roteiristas em formação. O roteiro é um primor. A série estrelada por Kristen Bell e Ted Danson fala sobre certo e errado, vida após a morte, ética... Mas de uma forma leve, meio tresloucada, nonsense. É coisa da cabeça do Michael Schur, criador de "Parks and Recreation" e roteirista de "The Office" (e ator, é o primo do Dwight!).
Kyle MacLachlan na nova temporada de 'Twin Peaks' — Foto: Divulgação
6 - 'Twin peaks'
Quem diria que uma série conseguiria voltar 25 anos depois e não só estar à altura da primeira temporada como ser ainda a coisa mais legal de 2017? "Twin Peaks" voltou para mostrar que David Lynch continua maluco e genial. A série da investigação trouxe de volta os mesmos personagens e quase todos os mesmos atores. Teve muita loucura, muita viagem, muita música boa, muita participação especial e continuou hilária e belíssima.
Gaten Matarazzo, Noah Schnapp, Winona Rider e Sadie Sink em cena da segunda temporada de 'Stranger Things' — Foto: Divulgação
5 - 'Stranger Things'
Mike, Eleven, Will, Dustin e Lucas voltaram para uma segunda temporada. E todo mundo pirou de novo no carisma da criançada de "Stranger Things". A segunda temporada da série trouxe novos personagens, novos monstros, mas aquela nostalgia de sempre. Eles se vestiram de caça-fantasmas, levaram e deram sustos e rolou até um clima de romance. Tudo meio calculado e perfeitinho, mas ninguém se importou.
'Game of Thrones' — Foto: Divulgação
4 - 'Game of Thrones'
"Game of Thrones" não é mais como era antigamente... A série não tem mais os livros para se basear e mudou bastante. Deu uma bela acelerada nas coisas, as pessoas começaram a ir rapidinho de um reino para outro, as notícias se espalhavam como que por WhatsApp... Está menos chocante e corajosa. Mas ela não sai do nosso top 10 bombante, ainda mais que agora temos dragão que cospe fogo azul, Jon Snow e Daenerys formando um casal (incesto!) estamos perto de todos saberem a verdadeira origem, o inverno já chegou e a grande batalha vem aí.
'The Leftovers' — Foto: Divulgação
3 - 'The Leftovers'
Ela foi tão boa que o grande mistério que era o desaparecimento de 2% da população mundial sem explicação não estava sequer entre as dez coisas mais legais da história. Os caras pegaram esse mistério e usaram para mostrar a falta de sentido da humanidade. E o polêmico Damon Lindelof, de "Lost", se redimiu. A terceira temporada foi ousada, com episódios que beiravam o absurdo, mas sem se perder com bobagem. Tudo isso ainda com um grau de humor. É um absurdo "Leftovers" não ter sido indicada a prêmios importantes.
'The Handmaids Tale' — Foto: Divulgação
2 - 'The Handmaids Tale'
O livro escrito pela canadense Margaret Atwood é de 1985. Mas virou série neste ano. E deixou muita gente mal com uma trama bem pesada. Pesada mesmo. "Handmaids Tale" é uma distopia sobre desigualdade de gênero. A trama rola nos Estados Unidos, onde extremistas cristãos transformam mulheres em servas. Foi difícil não se contorcer no sofá com as cenas de violência, estupro e outras situações só para os fortes... E ainda tem a Elizabeth Moss sendo uma das melhores atrizes de sua geração.
'Big Little Lies' — Foto: Divulgação
1 - 'Big Little Lies'
E essa história que parece ser sobre donas de casa ricas e fúteis, mas só parece, foi a grande série do ano. Começa parecendo uma coisa, tem um crime que a gente não sabe quem é a vítima. Tem disputas fúteis e brigas de porta de escola. Tem intrigas e ciúmes. A trama tem ainda violência doméstica, amizades femininas e um final de bater palmas lentas de pé. E ainda é cheia de grife: Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Alexander Skarsgard... E está todo mundo bem, e a trilha sonora é demais. Que série!