G1 Ouviu - Amigos - 'Única'
A nova faixa dos Amigos mostra como a música popular brasileira tem um ciclo de desdém pelo novo e validação tardia. Há um senso comum de que tudo que é popular hoje é pior que o de ontem.
"Bom mesmo era no passado, de raiz", diz o chichê, que pode servir para qualquer gênero. De É o Tchan a Furacão 2000, passando pelos sertanejos dos anos 90, os humilhados se tornam exaltados. Vidraça vira raiz.
"Única" é, até agora, a única música inédita do reencontro de Leonardo, Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano, reunidos para uma turnê de 20 anos do clássico show Amigos. Veja vídeo acima.
É curioso o começo da faixa, com passarinhos cantando, viola caipira e eles cantando que "feito flor do mato, nossa história tem raiz".
Ouça o programa G1 Ouviu desta semana, que falou de Amigos e outras novidades:
A referência a um "sertanejo raiz" seria absurda no auge do sucesso deles, no começo dos anos 90.
Os Amigos adotaram muita coisa do pop rock e do countru de arena americano, como aqueles solinhos de guitarra estridentes - inclusive nesta faixa -, e não eram vistos como "raiz".
"Bom mesmo era na época do Tonico e Tinoco, ou da Inezita Barroso", diria um tiozão na época.
Se eles são de raiz ou não, o veredito é relativo. E, na verdade, não importa.
Se for para validar só o que é raiz, vamos ouvir apenas o primeiro ser humano que bateu em uma pedra com algum ritmo na pré-história.
Validados e emocionados
Mesmo que seja tardiamente, é bom que eles conseguiram juntar admiração e respeito. A música é emocionante e mostra como os Amigos estão 20 anos depois.
Os mais veteranos estão mais afiados. Chitãozinho e Xororó não só se destacam na voz como são os únicos coautores da música.
A voz do Zezé di Camargo, infelizmente está combalida. A de Leonardo está cada vez mais grave e rouca, mas tem seu charme. Mantido o ritmo de mudança do agudo ao grave, ele pode tentar um álbum sofrido como um Johnny Cash brasileiro.
Agora é esperar 20 anos para o pessoal dizer que tem "saudade do sertanejo raiz do Matheus e Kauan e do Luan Santana".
Luciano, Chitãozinho, Zezé Di Camargo, Leonardo e Xororó voltam aos palcos com o projeto "Amigos" — Foto: Fábio Tito/G1