Por Aline Pollilo, g1


Gusttavo Lima e Zezé di Camargo surpreenderam público no Rodeio de Jaguariúna

Gusttavo Lima e Zezé di Camargo surpreenderam público no Rodeio de Jaguariúna

Zezé Di Camargo voltou a repercutir por causa de sua voz. Ou pela falta dela. Se antes o cantor era conhecido por atingir altas notas como em “É o amor”, no domingo (22) sua desafinação chamou atenção. O sertanejo participou do show de Gusttavo Lima no Jaguariúna Rodeo Festival e falhou ao cantar “Será Que Foi Saudade?”. A situação levou Zezé a pedir desculpas horas depois.

"Eu fui para o palco cantar algumas coisas com ele. Aliás, tentar, né? Eu estava para lá de Bagdá", diz Zezé Di Camargo nas redes sociais, colocando a culpa na bebida.

Procurado pelo g1, a assessoria de Zezé disse que o cantor "estava na fazenda" e que esse episódio "era assunto velho".

Zezé di Camargo no Jaguariúna Rodeo Festival — Foto: Antonio Trivelin/g1

🗣️ Problemas com a voz

➡️ Cirurgia: Essa não é a primeira vez que a voz de Zezé é motivo de preocupação para os fãs. Em 2008, o cantor disse que sentiu que estava perdendo a voz. Na época, ele revelou que um cisto congênito em uma das cordas vocais tinha rompido e criado uma aderência em toda mucosa. O cantor precisou passar por uma cirurgia delicada. “A cirurgia conservadora é profunda, vai ao ligamento, a um plano muscular, às camadas profundas da corda e resolve esse tipo de lesão interna”, disse, Luiz Cantoni, o médico de Zezé. Algumas semanas após a operação, ele voltou aos palcos.

➡️ Rindo das críticas: Em 2017, em entrevista ao g1, Zezé falou sobre os comentários relacionados a sua voz. “Mentiras sobre mim tem toda hora, mas uma mentira que virou um caos, que as pessoas falam toda hora. Todo ano eu gravo um disco novo, show lotado, é as pessoas falarem que estou sem voz. Já me conformei com isso, tiro de letra. Dou risada”.

➡️ Tempo para cuidar da voz: Durante a pandemia, Zezé se refugiou em sua fazenda e aproveitou para cuidar da voz. “Acho que era algo necessário. Mas eu não tinha tentado pra isso. 'O que você precisa? Para, cara, dá um tempo para você. Pensa no que você vai fazer agora. Vai por outro caminho'. Acho que isso tudo me ajudou muito. Foi tudo meio que involuntariamente. Nada foi premeditado. A pandemia veio e te impôs as situações. Você não esperava nada daquilo. Mas me fez um bem danado".

➡️ Outro deslize: Em 2023, Zezé voltou a apresentar falhas na voz ao cantar as músicas 'Dois Corações e Uma História' e 'Você Vai Ver'. Na ocasião, o cantor desabafou para o público: “Qualquer profissional está sujeito a erros. Tem jogadores de futebol que, às vezes, não vivem um bom dia. Às vezes, acontece um deslize. Tem dias que você está gripado, com o nariz entupido, um punhado de coisas que podem acontecer com o ser humano”, disse.

🍺 Bebida prejudica a voz?

Zezé di Camargo desafina ao cantar com Gusttavo Lima e pede desculpas em rede social

Zezé di Camargo desafina ao cantar com Gusttavo Lima e pede desculpas em rede social

Segundo Zezé, a bebida foi a responsável pela sua desafinação no show com Gusttavo Lima. Janaina Pimenta, fonoaudióloga de Ivete Sangalo, explica que a bebida e música são uma combinação que pode não dar certo.

"A bebida alcóolica pode atrapalhar a afinação porque você perde um pouco o controle do trato vocal, dos ajustes que você precisa fazer para atingir as notas”, diz a profissional da voz.

A especialista cita ainda causas que podem atrapalhar a afinação:

  1. Falta de conhecimento da música;
  2. Não estar se ouvindo bem. Não ter o som da própria voz, dos instrumentos, da harmonia;
  3. Problema na percepção do som;
  4. Falta de técnica vocal;
  5. Problema vocal, como uma fibrose ou algo na prega vocal que não permita alongá-la.

Para Janaina, um dos erros mais comuns dos cantores ao tentar corrigir a afinação é emitir o som de uma forma mais nasal.

“Eles vão tentar atingir as notas, normalmente as mais agudas, na marra, com o esforço mesmo. Isso acaba ficando mais desagradável para quem está ouvindo. A gente escuta, às vezes, uma voz estridente, apertada, como se a pessoa fosse explodir, gritada, e isso é muito ruim”.

A especialista ressalta que o primeiro passo é identificar a origem do problema. Ela esclarece ainda que é possível melhorar a afinação.

“É um trabalho que merece dedicação porque tem que ser feito com afinco para ter um resultado”.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!