Por g1


A partir da esquerda: Lucas Lucco, Kauan, George Henrique, Zé Neto e Wesley Safadão — Foto: Fabio Tito/g1, Ricardo Nasi/g1, Érico Andrade/g1, Fabiana Assis/g1 e Reprodução

A saúde mental de cantores sertanejos no Brasil costuma ser debatida e gera repercussão de tempos em tempos.

Nomes de destaque do segmento já se manifestaram em diversas oportunidades sobre ansiedade e depressão – em alguns casos, fez-se necessária uma pausa nos compromissos profissionais.

O g1 reuniu alguns exemplos de cantores que falaram sobre o assunto e relataram situações de fragilidade emocional.

Entre eles, estão Lucas Lucco, Zé Neto, da dupla com o Cristiano, Kauan, da dupla com o Matheus, e outros.

Uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Global Health Service Monitor apontou que a preocupação dos brasileiros com a saúde mental quase triplicou em um intervalo de quatro anos.

Veja a seguir sertanejos que desabafaram sobre saúde mental:

Lucas Lucco

Lucas Lucco fala sobre saúde mental — Foto: Reprodução

No início de novembro, o cantor Lucas Lucco informou aos fãs que ficaria afastado das redes sociais por estar passando por um “momento complicado”.

“Oi, pessoal, resolvi tirar um tempo para mim, pois estou passando por um momento complicando desde a última quinta-feira. Estou postando isso para avisar as pessoas que estão tentando contato comigo sem resposta. Obrigado. Volto quando estiver recuperado”, escreveu.

Kauan

Kauan, da dupla com Matheus,joga microfone no chão durante show

Kauan, da dupla com Matheus,joga microfone no chão durante show

Em agosto, o cantor Kauan, da dupla com Matheus, pediu desculpas em uma rede social após jogar o microfone no chão durante um show. Ele disse ter crises de pânico e ansiedade. Um vídeo mostrou o momento em que ele saiu do palco (assista acima).

"Não tive uma atitude madura e profissional, quero pedir perdão por isso e dizer que não vai se repetir", declarou na época.

"Não é fácil lidar com traumas e não são problemas resolvidos em duas sessões de terapia. Leva tempo e às vezes uma gota, faz com que transbordamos."

George Henrique

George Henrique comentou o acidente nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais

George Henrique, dupla de Rodrigo, fez um longo desabafo em suas redes sociais uma semana após sofrer um acidente de carro, no início de novembro. O cantor sertanejo recebeu uma série de mensagens de apoio após a publicação.

"Carta aberta ao meu parceiro e irmão, família, amigos e fãs: Esses últimos meses foram muito difíceis pra mim. Minha cabeça não está bem. Ando sofrendo com angústias, ansiedades. E a bebida tem sido potencializadora de comportamentos negativos, autodestrutivos e que me envergonham e afastam as pessoas que eu amo", disse o artista.

"Deus está comigo, e eu quero dizer a vocês que estou buscando tratamento, acompanhamento psicológico. Pois vocês merecem a melhor versão de mim. Meu irmão, te amo, prometo que serei o melhor parceiro, amigo e irmão que eu puder ser pra você. Você merece."

Zé Neto

Zé Neto e Cristiano se apresentaram na 2ª noite de shows do Jaguariúna Rodeo Festival — Foto: Júlio César Costa/g1

Dupla de Cristiano, Zé Neto afirmou em outubro ao canal Renato Sertanejeiro que enfrentou problemas com bebida alcoólica durante um período de depressão.

"Eu não queria ir ao show, não queria fazer. Eu bebia o dia inteiro. Eu escondia bebida alcoólica em casa da minha família. Depois da morte da Marília, todos meus shows eram deprimentes. Quando nasceu o filho do Cristiano, me deu um estalo."

Wesley Safadão

Wesley Safadão falou sobre a luta contra a ansiedade após o retorno aos palcos. — Foto: Instagram/ Reprodução

Wesley Safadão, de 35 anos, anunciou em 3 de setembro uma pausa na agenda de shows, dizendo sofrer "fortes crises de ansiedade".

Em entrevista ao "Fantástico", Safadão disse que aproveitou o período para passar mais tempo com família e amigos, além de realizar atividades de lazer que havia deixado de lado desde que sofreu com uma hérnia de disco, em 2022.

“Eu estou esgotado. A palavra é essa, assim, esgotado mentalmente. Eu não soube a hora certa de dosar, de diminuir o ritmo. É como se eu não conseguisse dizer não”, disse o músico ao informar sobre a paralisação nos compromissos profissionais.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!