Sucesso do controvertido álbum 25 de dezembro (1995), disco que alcançou picos de vendas e pichações na carreira fonográfica de Simone, a humanista canção Então é Natal ganha a batida do funk em remixes produzidos pelos DJs Bibiu e Memê com o aval da própria Simone.
Sim, então é Natal e o que Bibiu e Memê fizeram? Inseriram o hit-meme da cantora no universo do funk.
Bibiu repaginou a canção na linha MTG, estilo calcado na montagem que ganhou popularidade no universo do funk produzido em Minas Gerais. Embora atento aos sinais do funk mineiro, Bibiu é DJ nascido e criado no Complexo do Alemão, comunidade da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ), e fez nome no mundo do funk carioca.
Também carioca, o DJ Memê remixou Então é Natal com o uso de batida de funk que criara há algum tempo no próprio estúdio, após assistir a um comercial japonês que recorria ao gênero musical brasileiro que vem conquistando o mundo nos últimos anos.
Então é Natal é versão em português de Cláudio Rabello para Happy Xmas (War is over), a pacifista canção natalina composta, gravada e lançada em 1971 por John Lennon (1940 – 1980) e Yoko Ono. A canção gerou antipatia na versão em português de Simone porque era quase impossível escapar da sina de ouvir Então é Natal repetidamente nas rádios e nas lojas de discos naquele mês de dezembro de 1995.
Na verdade, a ojeriza direcionada equivocadamente à canção e ao álbum de Simone era fruto da repulsa à agressiva ação de marketing de Marcos Maynard – executivo que comandava a gravadora PolyGram na época – e do orgulho ostensivo da companhia fonográfica diante das vendas superlativas do disco 25 de dezembro, decorrentes dessa intensa ação de marketing orquestrada por Maynard.
Com o passar dos anos, ficaram os memes e a força de uma canção ora jogada na pista dos bailes funk em remixes que somente diluem a beleza da música e da mensagem.
Nelson Motta homenageia a carreira da cantora Simone