Zélia Duncan canta a balada ‘Lanterna dos afogados’ (1989) na peça ‘Ensaio para um adeus inesperado’ com arranjo e direção musical de Léo Brandão — Foto: Divulgação
♪ Herbert Vianna se cercou de cantoras ao gravar o terceiro álbum solo, O som do sim, com dez canções autorais. Zélia Duncan foi uma das convidadas do artista, se juntando a Herbert na gravação de Partir, andar, canção com o pé na estrada.
Decorridos 24 anos, Zélia se reencontra com o cancioneiro do compositor carioca em trilha sonora de teatro. A artista gravou Lanterna dos afogados (1989) – uma das baladas mais celebradas da obra autoral de Herbert Vianna, apresentada pela banda Paralamas do Sucesso no álbum Big bang (1989) – para a trilha sonora da peça Ensaio para um adeus inesperado, texto de Sérgio Roveri encenado pelos atores Caio Manhente e Natália Lage sob a direção de Ana Beatriz Nogueira e Lena Brito.
Zélia Duncan canta Lanterna dos afogados em registro introspectivo de voz e violoncelo, com arranjo e direção musical de Léo Brandão. Quem toca o violoncelo é o músico Ocello Mendonça.
Feita exclusivamente para a trilha assinada por Zélia com Ana Beatriz Nogueira, a gravação interiorizada de Lanterna dos afogados por ora será ouvida somente por quem for assistir ao espetáculo, que estreia no Teatro da UFF em Niterói (RJ) – cidade onde Zélia Duncan nasceu há 60 anos – em 9 de agosto, após ter passado em julho por quatro cidades (Osasco, Campinas, Mauá e Diadema) de São Paulo. Até segunda ordem, inexiste plano ou intenção de lançar a inédita gravação em single.
Realização da Dobbs Scarpa, a peça Ensaio para um adeus inesperado fica em cartaz de 9 a 11 de agosto no Teatro da UFF.