Veja quais são os 10 games mais importantes de 2017
Mais um fim de ano, mais uma vez hora de lembrar quais foram os games que impactaram os últimos 12 meses. E o melhor de 2017 veio do suor da lomba de vários veteranos do ramo, com Sonic, Mario e Zelda mostrando seu melhor físico dos últimos tempos. Mas também tiveram rostinhos novos pintando no meio da multidão e até criando gêneros que fizeram o mundo dos jogos… lutar até a morte. Veja no vídeo acima.
10 melhores games de 2017 — Foto: Divulgação
10 - "Sonic Mania"
"Sonic Mania" é o melhor exemplo do ano pra dizer que o cliente tem sempre razão. Foi só a Sega ouvir o que os fãs pediam que, olhe só, deu certo. "Sonic Mania" é tudo aquilo que você se lembra do auge do porco-espinho azul lá nos anos 1990: além do visual retrô charmosão, um game rápido, refrescante e direto ao ponto.
'Destiny 2' ganha trailer e será lançado em 8 de setembro
9 - "Destiny 2"
O primeiro "Destiny" escreveu certo por muitas linhas tortas. E a sequência "Destiny 2" acerta na caligrafia: pelo menos para a grande maioria dos jogadores. A ação mantém o nível de qualidade da Bungie, que também criou a série "Halo". Mas a história está mais redondinha, há novos tipos de atividades e as recompensas vêm mais facilmente para os jogadores com menos tempo disponível.
Os veteranos têm reclamado da falta de conteúdo? Sim, e com razão. Mas é mais fácil garantir o básico pra todo mundo e depois ajustar pra minoria do que criar algo que, de cara, já afasta um monte de gente.
'Wolfenstein II: The Old Colossus' sai em outubro de 2017 — Foto: Divulgação
8 - "Wolfenstein II: The New Colossus"
E se os nazistas invadissem os Estados Unidos e a sua missão fosse expulsá-los de vez? Pois é, poucos games tiveram um timing tão preciso quanto "Wolfenstein II: The New Colossus".
Foi sem querer, sem se aproveitar, mas a verdade é que "Wolfenstein II" foi lançado no mesmo ano dos protestos de Charlottesville. De repente, a ficção não parece dar tanto medo quanto a nossa própria realidade. Mas "Wolfenstein II" é mais que mandar a real. A nova aventura de B.J. Blazkowicz é, acima de tudo, um baita jogo de ação.
'Horizon: Zero Dawn', exclusivo do PS4, foi revelado na E3 2015 — Foto: Divulgação/Sony
7 - "Horizon Zero Dawn"
Nem só de continuações e franquias foi feito 2017. "Horizon Zero Dawn" é a prova de que há espaço e esperança para jogos originais. Com sua protagonista mulher empoderada liderando uma mistura de civilizações primitivas e bestas robóticas em um misterioso mundo aberto, o game mostra que o desconhecido é rico em descobertas.
6 - "Nier Automata"
"Nier Automata" chegou como quem não quer nada e surpreendeu todo mundo – fãs e e novatos dos RPGs japoneses. Após seu lançamento em março, muita gente se empolgou e já cravou que a sequência do jogo de 2010 era o game do ano. A história da andróide 2B chegou bem perto das previsões com um sistema de combate complexo e metalinguístico, e uma narrativa sensacional.
Veja o trailer de lançamento de 'Cuphead'
5 - "Cuphead"
É difícil não julgar um livro só pela capa quando a capa é a coisa mais bonita que você viu na vida. Mas tudo bem. As páginas de "Cuphead" ajudam a escrever essa história de final mais do que feliz.
A ideia do jogo certamente não previa toda a antecipação criada sobre um game desenhado com a cara dos cartuns dos anos 1930. Mas "Cuphead" vai além: é uma aventura desafiadora, que não exclui o jogador do processo. Você vai morrer, mas vai aprender a dominar mais e mais as suas habilidades nesse caminho.
Família Baker é a grande ameaça do aterrorizante 'Resident Evil 7' — Foto: Divulgação/Capcom
4 - "Resident Evil 7"
A série de terror da Capcom fica com o prêmio renovação do ano. "Resident Evil 7" consegue aliar a mitologia de zumbis e armas biológicas que aterroriza nossos pelos da nuca há mais de 20 anos. À linguagem dos jogos de terror modernos, de sustos transmitidos pelo YouTube. O resultado é um jogo moderno em sua proposta, mas elegante e clássico em seu recheio. E isso mesmo considerando a reta final do game, que foge bem dessa equação. Golaço da Capcom.
E3 2017: 'Super Mario Odyssey' usa boné do Mario como principal acessório
3 - "Super Mario Odyssey"
A Nintendo voltou aos holofotes, de forma positiva, e trouxe com ela o nosso Mario, que não é mais encanador, mas segue desentupindo as artérias da população com aventuras inspiradas e cheias de magia.
Em "Super Mario Odyssey", Mario ganha um chapéu cheio de vida que permite que ele se transforme em inimigos e aliados para usar suas habilidades. Essa odisseia do maior mascote da história dos videogames é um dos melhores jogos da sua história. E isso é dizer muito, mas...
'The legend of Zelda: Breath of the wild' chega ao Switch e ao Wii U em março — Foto: Divulgação
2 - "The Legend of Zelda: Breath of the Wild"
... Mas a Nintendo conseguiu se superar em 2017. "The Legend of Zelda: Breath of The Wild" quebra as convenções da série com uma aventura de Link em mundo aberto, sem orientações ao jogador, e que deixa você livre para fazer o que quiser.
São centenas de horas para coletar e completar tudo que "Breath of the Wild" tem a oferecer. A aventura não é pra todo mundo, mesmo porque não é tão fácil botar as mãos num Switch no Brasil. Mas quem embarcou na jornada não pensa em voltar atrás.
Veja vídeo de 'Battlegrounds', que ainda não foi lançado e já é 3º mais jogado no Steam
1 - "PlayerUnknown’s Battlegrounds"
O topo da lista, no entanto, fica com o game em que tudo é muito imprevisível. Em que várias vezes não faz sentido algum. Mas que transformou a busca pela ordem no meio de todo esse caos no fenômeno de 2017.
Não há jogo que represente melhor o tempo em que vivemos do que "PlayerUnknown's Battlegrounds", ou só "PUBG". Partidas rápidas, cheias de tensão, com caça ao tesouro, mortes permanentes e a constante corrida pela sobrevivência.
O próprio formato de lançamento de "PUBG", em formato de acesso antecipado, é meio caótico e desregrado. Mas isso não o impediu de vender que nem água, arrecadar milhões mundo afora e bater recordes de jogadores simultâneos.
A decisão é polêmica. Certamente é o novo "Zelda" que vai dominar as discussões filosóficas, lúdicas e artísticas pelos próximos anos. Mas "PUBG" é o game de 2017.