Como funciona a corrida ao Oscar Internacional?
Nessa semana, o filme "Ainda estou aqui" finalmente fez sua grande estreia nacional. O longa de Walter Salles estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro já tinha feito uma discreta estreia em Salvador, na Bahia, em setembro, logo depois de ser premiado no Festival de Cinema de Veneza.
Ele ficou em cartaz por uma semana e foi assistido por 2800 pessoas em 14 sessões, que ficaram lotadas.
Essa breve exibição foi estratégica para colocar o filme como um dos concorrentes para representar o Brasil no Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Concorrendo com outros 11 filmes, ele levou a melhor e foi escolhido por unanimidade pela Comissão da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na tentativa pela vaga.
Ainda Estou Aqui — Foto: Alile Dara Onawal
Agora resta esperar para ver se o filme estará entre os finalistas da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
Mas você sabe como os filmes internacionais chegam até essa lista de indicados à categoria da premiação? O g1 te explica!
Concorrência nacional
Cada país que quer concorrer a uma vaga na categoria de filme internacional pode enviar um filme.
Segundo as regras do Oscar, esse filme precisa ser um longa-metragem, ou seja, ter mais do que 40 minutos. Além disso, tem que ser produzido fora dos Estados Unidos e ter mais de 50% de seu áudio original em outro idioma que não seja o inglês.
Estando dentro dessas regras, a seleção do filme tem que ser feita pelo comitê especializado de cada país. E metade desse comitê tem que contar com artistas ou especialistas da área cinematográfica.
No Brasil, a responsável por esse comitê é a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que conta com 25 membros na comissão de seleção dos indicados.
Nesse ano, para concorrer a uma vaga nessa primeira fase da disputa, o filme precisava ter estreado no país entre os dias 1 de novembro de 2023 e 30 de setembro de 2024.
Em 1999, o filme "Central do Brasil" foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz — Foto: Divulgação
E até por isso, "Ainda estou aqui" teve sua estreia antecipada aqui no país, mesmo que ficando disponível somente por uma semana em setembro. O período era o suficiente para concorrer a vaga.
Os filmes não podem ter sido exibidos na TV aberta ou fechada e nem plataformas de streaming antes do lançamento comercial nos cinemas, onde precisam permanecer por sete dias consecutivos.
Depois dessa fase, são selecionados e divulgados os finalistas. E uma semana depois, finalmente, o grande escolhido pelo país para concorrer a uma das vagas ao Oscar é anunciado.
Seleção internacional
Após cada seleção nacional, o comitê faz a inscrição do filme junto a Academia organizadora do Oscar. Depois de enviada toda documentação, o longa passa a concorrer a uma vaga na categoria internacional.
Assim como acontece aqui no Brasil, a votação para os indicados da premiação acontece em duas rodadas:
Na primeira, todos os membros ativos e vitalícios da academia são convidados a assistir aos filmes elegíveis da categoria. E aqueles que aceitam o convite, devem assistir a um número mínimo de filmes inscritos.
Fernanda Torres, atriz de 'Ainda estou aqui', no Festival Internacional de Veneza. — Foto: Alberto Pizzoli/AFP
Até por isso, o trabalho do filme não fica restrito às gravações e lançamento. Tem todo um trabalho de divulgação internacional. É aquela velha história sobre quem não é visto, não é lembrado. E como os membros não são obrigados a assistirem a todos os filmes, se não houver uma boa divulgação, a obra não gera nenhum interesse.
Então além do filme ser bem produzido, dirigido, emocionar, ter referências ao país, um ótimo elenco e tantos outros atributos, é fundamental ter uma boa estratégia de divulgação para que a o filme tenha visibilidade e apoio no exterior.
Com isso, o filme pode conquistar os olhos - e o voto - dos membros da Academia, que vão escolher, de modo secreto, no máximo, a 15 filmes. Eles enviam a lista de acordo com a ordem de suas próprias preferências.
Os 15 filmes que receberem o maior número de votos, passam para a próxima rodada de votação. Nessa edição, essa primeira lista de finalistas vai ser divulgada no dia 17 de dezembro.
Aí vem a segunda etapa, quando, novamente, os membros são convidados para assistir a esses 15 filmes selecionados. Os cinco mais bem votados são indicados para concorrer a estatueta da categoria de filme internacional.
Oscar 2025
O anúncio de todos os concorrentes do Oscar 2025, incluindo a categoria de Melhor Filme Internacional, acontece no dia 17 de janeiro.
Já a premiação está prevista para acontecer no dia 2 de março.
Estatueta do Oscar ainda coberta, antes da premiação de 2022 — Foto: Eric Gaillard/Reuters