A Fórmula do Amor (em 36 etapas)
O senso comum determina que relacionamentos amorosos duradouros se estabelecem a partir de anos de convivência, prazo imprescindível para que a intimidade, o carinho e a confiança se estabeleçam. O sucesso deste longo projeto estaria, portanto, vinculado à uma espécie de afinidade predestinada dos envolvidos e, quanto a isto, pouco ou nada há a fazer senão confiar no imponderável. Foi assim com nossos avós e pais, como assim também será um dia com nossos netos e os netos deles.
Mas e se alguém provasse que o amor é um processo pró-ativo, cujos aspectos determinantes podem ser provocados, acelerados e manipulados entre as duas pessoas que desejam se apaixonar a partir de uma série de perguntas que não tomam mais do que 40 minutos?
Loucura? Pois esse foi o tema central do trabalho de Arthur Aron, psicólogo e professor da Universidade de Nova Iorque, que em 1997 desenvolveu um experimento que agora vem se espalhando feito fogo em palha na web, a partir da recente publicação de um artigo entitulado “To Fall in Love With Anyone, Do This”, em livre tradução, “Para apaixonar-se por qualquer um, faça isso”.
Segundo a teoria, existe um processo estruturado capaz de gerar intimidade entre dois indivíduos quaisquer em curto prazo de tempo, contanto que ambos estejam pré-dispostos a isto. Para comprovar sua hipótese, Aron criou dois grupos distintos de pessoas que deveriam conversar, aos pares, durante 45 minutos. O primeiro interagiu de maneira livre, sem qualquer intervenção do pesquisador, já ao segundo foi sugerido seguir um roteiro contendo 36 perguntas que gradativamente se tornavam mais e mais íntimas.
E quem se surpreenderia com o fato de que, ao final do questionário, os integrantes do segundo grupo declararam-se mais conectados uns aos outros? Um dos pares, inclusive, ainda era um casal seis meses após se conhecerem na ocasião do experimento.
A desconfiança em relação à real eficácia do controverso método foi o que estimulou Mandy Len Catron a escrever o tal artigo que ganhou notoriedade semana passada, este em que narra sua tentativa de aplicar o conjunto de perguntas criado há 18 anos num laboratório como estratégia para se aproximar de uma garota num bar. Em seu relato, o jornalista afirma não ter se dado conta da rapidez com que se colocou num nível de vulnerabilidade incomum para um primeiro encontro: “Eu não percebi que tínhamos entrado em território íntimo até já estarmos lá. Esse é um processo que normalmente poderia levar semanas, ou até meses."
Embora reconheça a fragilidade de atribuir ao experimento apenas o fato de ter conseguido "se dar bem", Catron reconhece que, ainda que não tenha feito brotar do nada uma paixão, o questionário ao menos serviu para que ele e sua pretendente pudessem rapidamente transpor as habituais barreiras que retardam o início dos relacionamentos amorosos: “Eu passei a achar que o amor é uma coisa bem mais maleável do que pensamos ser. O estudo de Arthur Aron me mostrou que é possível – e até mesmo simples – gerar confiança e intimidade, sentimentos indispensáveis ao amor”.
Bom, para quem ficou curioso, aí vão as 36 perguntas que supostamente fazem qualquer casal se apaixonar quase que de forma instantânea. Ideal para testar com o(a) ficante-pretendente-a-namorado(a):
set 1
1. De todas as pessoas do mundo, quem você gostaria de convidar para jantar?
2. Você gostaria de ser famoso? De que maneira?
3. Você já ensaiou o que ia dizer antes de fazer uma ligação telefônica? Por quê?
4. O que seria considerado um dia "perfeito" para você?
5. Quando foi a última vez que você cantou para si mesmo? E para outra pessoa?
6. Se você vivesse até os 90 anos e pudesse manter ou o corpo ou a mente de alguém com 30, o que você escolheria?
7. Você tem algum palpite de como irá morrer?
8. Nomeie três coisas que você e seu parceiro(a) parecem ter em comum.
9. A que você se sente mais grato na vida?
10. Se você pudesse mudar alguma coisa sobre a maneira como foi criado, o que seria?
11. Conte em 4 minutos ao seu parceiro(a) a história de sua vida com o máximo de detalhes possível.
12. Se você pudesse acordar amanhã tendo ganho qualquer qualidade ou habilidade, qual seria?
set 2
13. Se você pudesse, através de uma bola de cristal, conhecer a verdade sobre si mesmo, sua vida, o futuro ou qualquer outra coisa, o que você preferiria saber?
14. Existe alguma coisa que você já sonhou por um longo tempo fazer? Por que você não fez isso?
15. Qual foi a maior realização da sua vida?
16. O que você mais valoriza em uma amizade?
17. Qual é a sua lembrança mais querida?
18. Qual é a sua lembrança mais terrível?
19. Se você soubesse que iria morrer dentro de um ano, mudaria alguma coisa sobre a maneira com que está vivendo agora? Por quê?
20. O que a amizade significa para você?
21. Que papel exatamente o amor e o afeto têm em sua vida?
22. Alternadamente, compartilhe 5 características positivas que você enxerga em seu parceiro(a) e vice-versa.
23. O quão unida e acolhedora é a sua família? Você sente que sua infância foi mais feliz do que a da maioria das outras pessoas?
24. Como você se sente a respeito do seu relacionamento com sua mãe?
set 3
25. Façam cada um três declarações que envolvam o pronome "nós". Por exemplo, "Nós dois estamos nesta sala sentindo _______."
26. Complete a frase: "Eu gostaria de ter alguém com quem pudesse compartilhar _______."
27. Se você estivesse caminhando para se tornar um grande amigo do seu parceiro(a), compartilhe o que seria importante ele ou ela saber.
28. Diga ao seu parceiro(a) o que você mais gosta sobre ele; seja muito honesto, citando aspectos que não deveriam ser mencionados por pessoas que acabaram de se conhecer.
29. Compartilhe com seu parceiro(a) um momento embaraçoso de sua vida.
30. Quando foi a última vez que você chorou na frente de outra pessoa? E sozinho?
31. Diga ao seu parceiro(a) algo que você já gosta dele(a).
32. Existe alguma coisa que é muito séria para se brincar a respeito?
33. Se você fosse morrer esta noite e não tivesse como se comunicar com ninguém, o que você mais se arrependeria de não ter dito a alguém? Por que você não disse?
34. Se sua casa pegasse fogo, depois de salvar entes queridos e animais de estimação, que item você escolheria resgatar? Por quê?
35. De todas as pessoas de sua família, qual destas a morte lhe seria mais perturbadora?
36. Compartilhe um problema pessoal e peça um conselho ao seu parceiro(a). Na sequência, peça o para te dizer como você aparenta estar se sentindo em relação ao problema escolhido.
Se alguém resolver experimentar a eficácia das perguntas, por favor, não esqueça de compartilhar o resultado...
Imagem: Montagem/Bruno Medina