Imagem de novembro mostra cicatriz de Lula após queda no Palácio da Alvorada — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, afirmou em uma rede social que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "permanecerá internado por mais alguns dias" após passar por uma cirurgia na cabeça na madrugada desta terça-feira (10).
"O presidente ontem estava um pouco indisposto durante o dia, no final da tarde estava com dor de cabeça e em contato com os médicos decidiu então realizar uma bateria de exames no final da tarde no hospital Sírio-Libanês em Brasília", disse o ministro.
"O procedimento ocorreu de forma absolutamente normal, dentro do planejado. O presidente encontra-se internado, vai permanecer internado por mais alguns dias, mas está absolutamente estável, sob controle".
Em seguida, em entrevista à Rádio Gaúcha, Pimenta disse que Lula deve seguir na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em observação por 48 horas. E que o governo trabalha com a possibilidade de não afastar formalmente o presidente do cargo.
👨⚕️ O hospital Sírio-Libanês deve atualizar a situação de saúde de Lula em uma coletiva ainda na manhã desta segunda.
Lula foi operado às pressas em São Paulo após sentir dores de cabeça – foi identificada uma hemorragia (sangramento) ainda relacionada à queda de Lula no Palácio da Alvorada, em outubro.
Lula passa por cirurgia após sentir dor de cabeça
Pimenta informou que Lula conversou com a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, que contatou o cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o petista há anos.
Após exames em Brasília, incluindo uma ressonância na cabeça, foi decidida a viagem a São Paulo.
Lula foi submetido na unidade paulista do Sírio-Libanês a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma. O presidente está internado na UTI e "encontra-se bem", informou o hospital.