Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Também participaram do encontro os senadores Otto Alencar (PSD-BA), líder do governo no Senado, e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e do advogado-geral da União, Jorge Messias.
Alcolumbre é o favorito para suceder Pacheco como presidente do Senado a partir de fevereiro de 2025. Otto, por sua vez, é cotado para assumir a CCJ no próximo ano.
Lira diz que ainda não foi chamado por Lula para conhecer pacote de corte de gastos
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o encontro foi acertado para tratar de pautas do interesse do governo no Senado.
⏳O Planalto deseja até o fim deste ano concluir a aprovação do projeto que trata do mercado de carbono, a regulamentação da reforma tributária e a proposta sobre emendas parlamentares.
O governo, segundo o ministro, também quer discutir com os senadores as indicações para agências que precisam ser feitas. Há vagas em órgãos como
Corte de gastos
O encontro ocorreu em meio às discussões do governo sobre o pacote que visa equilibrar as contas públicas e garantir a viabilidade do arcabouço fiscal, a atual regra que limite o crescimento dos gastos do governo.
🔎O pacote depende da aprovação de projetos que serão enviados ao Congresso Nacional.
Lula é pressionado pelo mercado financeiro a reduzir despesas a fim de assegurar um cenário mais estável para as contas públicas, situação que tem pressionado a cotação do dólar e a taxa de juros definida pelo Banco Central.
As contas do governo registraram déficit de R$ 105,2 bilhões de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Tesouro Nacional. O governo espera superávit nos últimos meses do ano para compensar o saldo negativo.