Por g1 — Brasília


Em reunião sobre eleições, Bolsonaro diz que é preciso colocar em 'prática' um 'plano B'

Em reunião sobre eleições, Bolsonaro diz que é preciso colocar em 'prática' um 'plano B'

O então presidente Jair Bolsonaro afirmou a ministros, na reunião de 5 de julho de 2022, que o governo teria que botar um "plano B em prática" naquele momento em relação às eleições presidenciais que ocorreriam em outubro.

"Só pra gente prestar atenção. [...] A fotografia que pintar no dia 2 de outubro acabou, porra! Quer mais claro do que isso? Nós estamos fazendo a coisa certa, mas o plano B tem que botar em prática agora", afirmou Bolsonaro.

No momento da fala, o presidente reagia a uma fala do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, no encerramento do semestre na Corte.

O ministro, naquele momento, tinha dito que as auditorias em curso sobre o sistema eleitoral não eram instrumentos para rejeitar o resultado das urnas. Disse, também, que as regras do jogo eleitoral eram conhecidas por todos e, por isso, deviam ser respeitadas.

As declarações constam de um vídeo com a íntegra da reunião, realizada em julho de 2022, que embasou a operação da Polícia Federal contra militares e ex-ministros de Bolsonaro suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

As imagens foram encontradas no computador de Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No encontro, o então presidente Bolsonaro e ministros debateram "ações" antes das eleições daquele ano.

Segundo a PF, o ex-presidente ordenou a disseminação de informações fraudulentas para tentar reverter a situação na disputa eleitoral – e evitar uma eventual vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

'Vamos esperar o quê?'

Ao longo da reunião, Bolsonaro voltou a falar das eleições por diversas vezes. Em um dos trechos, ele disse aos ministros que eles não podem deixar "acontecer o que está pintado".

"Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado, está pintado. Eu parei de falar em voto imp [ele não termina de dizer 'impresso'] e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que... eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes."

'Vamos esperar o quê?', diz Bolsonaro

'Vamos esperar o quê?', diz Bolsonaro

O então presidente cobrou ações dos ministros: "Vamos esperar o quê?".

"Alguém tem dúvida do que vai acontecer no dia 2 de outubro? Qual resultado que vai estar às 22h na televisão? Alguém tem dúvida disso? Aí a gente vai ter que entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal... Vai pra puta que o pariu, porra. Ninguém quer virar a mesa, ninguém quer dar o golpe... Ninguém quer botar a tropa na rua, fechar isso, fechar aquilo... Nós estamos vendo o que está acontecendo. Vamos esperar o quê?"

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!