Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília


O presidente Lula discursa na cúpula dos Brics nesta terça (22). — Foto: James Oatway/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (23) da primeira sessão com chefes de governo e Estado do Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em seu segundo dia de agenda, Lula participará da sessão plenária restrita da cúpula do Brics. Depois, participa de uma reunião ampliada.

Lula chegou a Joanesburgo, capital da África do Sul, na segunda (21). A cidade é a sede do 15º encontro de chefes de Estado do bloco.

Nesta terça (22), primeiro dia do encontro, o petista discursou e defendeu uma reaproximação com países africanos, dos quais, segundo ele, o Brasil "nunca deveria ter se afastado". A viagem de Lula pelo continente africano também incluirá visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.

Cúpula do Brics: Lula defende nova moeda para negociações e critica "neocolonialismo verde"

Cúpula do Brics: Lula defende nova moeda para negociações e critica "neocolonialismo verde"

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os líderes do Brics terá três temas principais:

Além de Lula, estarão presentes à cúpula os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Agenda na cúpula

Lula participará de compromissos ligados à cúpula do Brics até quinta-feira (24).

De acordo com o Itamaraty, na quinta, último dia do encontro do bloco, ocorrerá a reunião estendida com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, representados, em sua maioria, por chefes de Estado e governo.

Entre esses convidados estão países interessados em aderir ao bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

Giro pela África

Após a cúpula do bloco, Lula seguirá em viagem por outros países do continente africano. Estão previstas visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.

Esta é a segunda viagem do petista à África desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Antes, ele fez uma passagem rápida por Cabo Verde, arquipélago africano no Atlântico.

Angola será o primeiro destino de Lula após os compromissos em Joanesburgo. O Itamaraty prevê que, entre outras agendas, ele deve se reunir com o presidente angolano, João Lourenço, e participar de encontro com empresários.

Em São Tomé e Príncipe, o presidente vai participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!