O presidente Lula discursa na cúpula dos Brics nesta terça (22). — Foto: James Oatway/Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (23) da primeira sessão com chefes de governo e Estado do Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Em seu segundo dia de agenda, Lula participará da sessão plenária restrita da cúpula do Brics. Depois, participa de uma reunião ampliada.
Lula chegou a Joanesburgo, capital da África do Sul, na segunda (21). A cidade é a sede do 15º encontro de chefes de Estado do bloco.
Nesta terça (22), primeiro dia do encontro, o petista discursou e defendeu uma reaproximação com países africanos, dos quais, segundo ele, o Brasil "nunca deveria ter se afastado". A viagem de Lula pelo continente africano também incluirá visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.
Cúpula do Brics: Lula defende nova moeda para negociações e critica "neocolonialismo verde"
Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os líderes do Brics terá três temas principais:
- expansão do bloco — Lula já sugeriu a possibilidade de adesão da Arábia Saudita e da Argentina
- visibilidade para questões africanas — Lula tem se reaproximado de países da região
- e discussão sobre o uso de uma moeda comum para as transações comerciais entre os países do Brics
Além de Lula, estarão presentes à cúpula os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.
Agenda na cúpula
Lula participará de compromissos ligados à cúpula do Brics até quinta-feira (24).
De acordo com o Itamaraty, na quinta, último dia do encontro do bloco, ocorrerá a reunião estendida com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, representados, em sua maioria, por chefes de Estado e governo.
Entre esses convidados estão países interessados em aderir ao bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.
Giro pela África
Após a cúpula do bloco, Lula seguirá em viagem por outros países do continente africano. Estão previstas visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.
Esta é a segunda viagem do petista à África desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Antes, ele fez uma passagem rápida por Cabo Verde, arquipélago africano no Atlântico.
Angola será o primeiro destino de Lula após os compromissos em Joanesburgo. O Itamaraty prevê que, entre outras agendas, ele deve se reunir com o presidente angolano, João Lourenço, e participar de encontro com empresários.
Em São Tomé e Príncipe, o presidente vai participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).