Por Guilherme Mazui, g1 — Dubai


Jair Bolsonaro e comitiva de ministros no evento 'Invest in Brazil Forum', em Dubai — Foto: Guilherme Mazui/g1

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta segunda-feira (15) de um fórum de investimentos em Dubai, nos Emirados Árabes, como parte da programação da viagem oficial a países do Oriente Médio. Uma comitiva de ministros acompanhou o presidente no evento.

Bolsonaro cumpriu nesta segunda o terceiro dia de agendas nos Emirados Árabes, primeiro destino de uma viagem por três países do Golfo Pérsico. O presidente irá na terça-feira (16) ao Bahrein e na quarta (17) ao Catar com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios em áreas como infraestrutura, agricultura e defesa.

O "Invest in Brazil Forum" é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um órgão do governo federal.

Além de Bolsonaro, participaram os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcisio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o Brasil teve um bom desempenho na pandemia – que matou mais de 611 mil pessoas no país até esta segunda – e que a agenda de reformas está em andamento. No entanto, as reformas administrativa e tributária não avançaram no Congresso Nacional.

O ministro destacou que o Brasil precisa da parceria com de “reciclagem” dos “petrodólares” dos países da região do Golfo Pérsico. “São sócios ideias para os recursos naturais que temos no Brasil”, disse.

Guedes citou o projeto de privatização do porto de Santos (SP), o maior do país, e convidou os investidores árabes a apostarem no Brasil. “Confiem no Brasil, venham para o Brasil”, declarou.

Em razão da data da Proclamação da República, o 15 de novembro será também o "Dia do Brasil" na exposição mundial em Dubai. O presidente Jair Bolsonaro deve passar pelo local ainda nesta segunda. Veja, abaixo, uma das apresentações brasileiras na feira:

Desfile no 'Dia do Brasil' mostra elementos da cultura brasileira na Expo Dubai

Desfile no 'Dia do Brasil' mostra elementos da cultura brasileira na Expo Dubai

LEIA TAMBÉM

O ministro do Itamaraty, Carlos França, destacou as metas do Brasil anunciadas durante a confederação sobre clima da ONU, a COP26, para redução de emissões e previsão de zerar o desmatamento ilegal. Segundo França, "comércio e meio ambiente estão interligados".

O fórum coincidiu com uma missão empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aproveitou a viagem do presidente para levar a Dubai um grupo de mais de 300 empresários e executivos brasileiros. Autoridades locais e investidores árabes também participaram do fórum.

Após o evento, Bolsonaro deve ir a Abu Dhabi, capital do país e vizinha à Dubai, para uma audiência com o príncipe herdeiro do emirado, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan.

Veja, nos vídeos abaixo, momentos dos primeiros dias de Bolsonaro em Dubai:

Bolsonaro visita a Expo 2020 e se encontra com emir em Dubai

Bolsonaro visita a Expo 2020 e se encontra com emir em Dubai

PL anuncia adiamento de filiação com Jair Bolsonaro

PL anuncia adiamento de filiação com Jair Bolsonaro

Expo 2020

Bolsonaro também participa nesta segunda das solenidades do “Dia do Brasil” na Expo 2020, a exposição universal que nesta edição, entre outubro deste ano e março de 2022, ocorre em Dubai e reúne pavilhões de 192 países. A data da solenidade coincide com o aniversário da proclamação da República no Brasil.

O presidente esteve na Expo no sábado (13), quando chegou ao país. Ele teve uma reunião bilateral com o emir de Dubai, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes, sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

As exposições universais são realizadas desde 1851 em diferentes países e contam com histórico de apresentar inovações tecnológicas e novos feitos da arquitetura e engenharia. A Torre Eiffel, por exemplo, foi construída para coroar a entrada da exposição universal de 1889, em Paris.

A programação prevê uma solenidade na praça Al Wasl, principal ponto do parque, e a visita de Bolsonaro ao Pavilhão Brasil, liderado pela Apex-Brasil. A estrutura, que fica no distrito da sustentabilidade, destaca a biodiversidade do Brasil – uma tentativa de contraponto às críticas que o governo sofre com os altos índices de desmatamento, sobretudo, na Amazônia.

A agenda de Bolsonaro na Expo ainda prevê uma apresentação de jiu-jitsu, visitas aos pavilhões dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Israel, e um jantar oficial.

Veja, abaixo, imagens da Expo Dubai e do pavilhão brasileiro montado no local:

Edificação construída na Expo Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Área externa do pavilhão do Brasil na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Área interna do pavilhão do Brasil na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Apresentação no 'Dia do Brasil' na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Apresentação no 'Dia do Brasil' na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Pavilhão da Rússia na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Pavilhão da Austrália na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!