Jair Bolsonaro e comitiva de ministros no evento 'Invest in Brazil Forum', em Dubai — Foto: Guilherme Mazui/g1
O presidente Jair Bolsonaro participou nesta segunda-feira (15) de um fórum de investimentos em Dubai, nos Emirados Árabes, como parte da programação da viagem oficial a países do Oriente Médio. Uma comitiva de ministros acompanhou o presidente no evento.
Bolsonaro cumpriu nesta segunda o terceiro dia de agendas nos Emirados Árabes, primeiro destino de uma viagem por três países do Golfo Pérsico. O presidente irá na terça-feira (16) ao Bahrein e na quarta (17) ao Catar com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios em áreas como infraestrutura, agricultura e defesa.
O "Invest in Brazil Forum" é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um órgão do governo federal.
Além de Bolsonaro, participaram os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcisio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o Brasil teve um bom desempenho na pandemia – que matou mais de 611 mil pessoas no país até esta segunda – e que a agenda de reformas está em andamento. No entanto, as reformas administrativa e tributária não avançaram no Congresso Nacional.
O ministro destacou que o Brasil precisa da parceria com de “reciclagem” dos “petrodólares” dos países da região do Golfo Pérsico. “São sócios ideias para os recursos naturais que temos no Brasil”, disse.
Guedes citou o projeto de privatização do porto de Santos (SP), o maior do país, e convidou os investidores árabes a apostarem no Brasil. “Confiem no Brasil, venham para o Brasil”, declarou.
Em razão da data da Proclamação da República, o 15 de novembro será também o "Dia do Brasil" na exposição mundial em Dubai. O presidente Jair Bolsonaro deve passar pelo local ainda nesta segunda. Veja, abaixo, uma das apresentações brasileiras na feira:
Desfile no 'Dia do Brasil' mostra elementos da cultura brasileira na Expo Dubai
LEIA TAMBÉM
O ministro do Itamaraty, Carlos França, destacou as metas do Brasil anunciadas durante a confederação sobre clima da ONU, a COP26, para redução de emissões e previsão de zerar o desmatamento ilegal. Segundo França, "comércio e meio ambiente estão interligados".
O fórum coincidiu com uma missão empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aproveitou a viagem do presidente para levar a Dubai um grupo de mais de 300 empresários e executivos brasileiros. Autoridades locais e investidores árabes também participaram do fórum.
Após o evento, Bolsonaro deve ir a Abu Dhabi, capital do país e vizinha à Dubai, para uma audiência com o príncipe herdeiro do emirado, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan.
Veja, nos vídeos abaixo, momentos dos primeiros dias de Bolsonaro em Dubai:
Bolsonaro visita a Expo 2020 e se encontra com emir em Dubai
PL anuncia adiamento de filiação com Jair Bolsonaro
Expo 2020
Bolsonaro também participa nesta segunda das solenidades do “Dia do Brasil” na Expo 2020, a exposição universal que nesta edição, entre outubro deste ano e março de 2022, ocorre em Dubai e reúne pavilhões de 192 países. A data da solenidade coincide com o aniversário da proclamação da República no Brasil.
O presidente esteve na Expo no sábado (13), quando chegou ao país. Ele teve uma reunião bilateral com o emir de Dubai, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes, sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
As exposições universais são realizadas desde 1851 em diferentes países e contam com histórico de apresentar inovações tecnológicas e novos feitos da arquitetura e engenharia. A Torre Eiffel, por exemplo, foi construída para coroar a entrada da exposição universal de 1889, em Paris.
A programação prevê uma solenidade na praça Al Wasl, principal ponto do parque, e a visita de Bolsonaro ao Pavilhão Brasil, liderado pela Apex-Brasil. A estrutura, que fica no distrito da sustentabilidade, destaca a biodiversidade do Brasil – uma tentativa de contraponto às críticas que o governo sofre com os altos índices de desmatamento, sobretudo, na Amazônia.
A agenda de Bolsonaro na Expo ainda prevê uma apresentação de jiu-jitsu, visitas aos pavilhões dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Israel, e um jantar oficial.
Veja, abaixo, imagens da Expo Dubai e do pavilhão brasileiro montado no local:
Edificação construída na Expo Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Área externa do pavilhão do Brasil na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Área interna do pavilhão do Brasil na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Apresentação no 'Dia do Brasil' na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Apresentação no 'Dia do Brasil' na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Pavilhão da Rússia na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1
Pavilhão da Austrália na Exposição Universal em Dubai, nos Emirados Árabes — Foto: Guilherme Mazui/g1