O porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, informou nesta terça-feira (19) que o presidente Jair Bolsonaro fará na noite de quarta (20) um pronunciamento na TV para defender a aprovação do projeto do governo para a reforma da Previdência.
De acordo com o porta-voz, antes, Bolsonaro entregará pessoalmente a proposta de reforma, às 9h30, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
"A previsão é às 9h30 o nosso presidente, acompanhado de outras autoridades, de outros ministros, apresentar-se ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, levando em mãos a proposta da Previdência", disse Rêgo Barros.
O porta-voz ainda afirmou que, na manhã de quarta, a equipe do Ministério da Economia dará mais detalhes sobre o conteúdo da reforma em uma entrevista coletiva. À noite, irá ao ar o pronunciamento do presidente em cadeia de rádio e TV.
Proposta
A reforma é o principal projeto de Bolsonaro neste início de governo e é defendida pela equipe econômica como essencial para equilibrar as contas públicas, que vêm registrando seguidos déficits bilionários.
Somente no ano passado, o déficit previdenciário somou R$ 290 bilhões, sendo o principal responsável pelo rombo de R$ 120 bilhões nas contas do governo em 2018.
Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma terá de ser aprovada em dois turnos, na Câmara e no Senado. Na Câmara serão necessários os votos de 308 dos 513 deputados, enquanto o Senado exigirá o apoio de 49 dos 81 senadores.
Entre os pontos da reforma estará a definição de uma idade mínima para aposentadoria de homens (65 anos) e mulheres (63 anos), ao final de um período de transição de 12 anos.
Rêgo Barros relatou que Bolsonaro discutiu nesta terça os últimos detalhes do projeto e pediu mudanças à equipe econômica, que foram atendidas. Ele não especificou o que foi ajustado no texto.