30/07/2012 19h55 - Atualizado em 30/07/2012 20h06

FHC diz que julgamento do mensalão pode 'marcar a história' do país

Ex-presidente elogiou Supremo Tribunal Federal por 'decisões corajosas'.
Ele defendeu isenção: 'o que for correto, absolve; o que for crime, castigo'.

Do G1, em Brasília

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em vídeo sobre o mensalão (Foto: Reprodução)O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em
vídeo sobre o mensalão (Foto: Reprodução)

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (30) em seu blog, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou sobre a importância do julgamento do mensalão, a partir da próxima quinta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal. Para FHC, o julgamento "pode marcar a história" do país. "Nós agora temos um importante momento, momento da história brasileira, momento da construção da democracia, das instituições", disse na gravação.

O julgamento terá no banco dos réus 38 suspeitos de envolvimento no suposto esquema de compra de apoio político no início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos acusados, 10 são ligados ao PT.

O tucano destacou que o julgamento deve ser feito com "isenção". "Não estou aqui dizendo: 'deve condenar este, aquele... não sei. O que estiver nos autos [...] O que for correto, absolve, o que for crime, castigo", afirmou.

Após elogiar "decisões corajosas" do Supremo no período recente, comentou o que pode influenciar na análise dos magistrados.

"Alguns criticam que estão ouvindo a opinião pública... Claro que o juiz julga pela lei, mas a lei também não é algo também que não tenha alguma relação com a vida. Claro que não pode substituir a lei, mas a existência de opiniões na sociedade faz parte também de um processo que é eminentemente político. Claro que o juiz vai ter que separar o joio do trigo", disse.

Ele finalizou dizendo ter "muita confiança de que as instituições no Brasil valem".

Shopping
    busca de produtoscompare preços de