Pela primeira vez em 16 anos, Brasil elege apenas uma mulher governadora
Apenas uma mulher governará um estado do país no próximo mandato. Eleita governadora de Roraima, Suely Campos (PP) foi a única candidata do sexo feminino a vencer as eleições para as unidades federativas em 2014.
A representatividade feminina nos governos estaduais não é tão pequena desde 1998, quando o país teve também uma mulher governadora. Em 2002, foram duas. Em 2006, três – o recorde – e em 2010, duas.
Suely foi eleita no segundo turno, derrotando Chico Rodrigues (PSB). Todos os 13 governadores que venceram no primeiro turno são homens.
Roraimense e mãe de quatro filhos, Suely Campos nasceu em 14 de maio de 1953. Assumiu a candidatura do marido, Neudo Campos (PP), após o registro dele ter sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Graduada em letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela ocupou o cargo de titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no período de 1997 a 2002. Entre suas realizações, implantou o Centro Socioeducativo (CSE) e criou programa "Emprego Urgente".
Foi eleita deputada federal em 2002 e ocupou o cargo de vice-prefeita, de 2009 a 2012, durante a segunda gestão do ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio.
Na eleição para senador deste ano, dos 27 eleitos, apenas 5 são mulheres, o que corresponde a 18,5% do total. São elas Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), Fátima (PT-RN), Maria do Carmo (DEM-SE) e Kátia Abreu (PMDB-TO).