Blog da Julia Duailibi

Por Guilherme Balza

Repórter de política da Globonews em Brasília


Veja a íntegra do pronunciamento de Haddad sobre o corte de gastos

Veja a íntegra do pronunciamento de Haddad sobre o corte de gastos

A produção do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar o pacote de contenção de gastos envolveu uma equipe formada por marqueteiros, fotógrafos, jornalistas e auxiliares do ministro e também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O publicitário Sidônio Palmeira, que fez a campanha que elegeu Lula em 2022, passou alguns dias em Brasília para colaborar na produção. Ele mora em Salvador, mas participou de reuniões preparatórias e acompanhou a gravação do pronunciamento.

O texto, por sua vez, foi escrito por auxiliares de Haddad. Na revisão, o ministro pediu alguns ajustes pontuais no texto.

Este foi o primeiro pronunciamento em cadeia nacional de Haddad neste terceiro mandato de Lula. O próprio presidente determinou ao ministro que ele gravasse o comunicado.

A filmagem e a edição do vídeo foram coordenadas por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente Lula. O secretário-adjunto de Comunicação Social, Laércio Portela, também acompanhou o pronunciamento.

O slogan escolhido para o pacote, “Brasil forte, governo eficiente, país justo”, sintetiza a mensagem dupla que Lula quer tentar passar à população, de que está cuidando das contas públicas, mas sem prejudicar os mais pobres.

Até então, a frase escolhida no governo para as medidas de justiça tributária era “Brasil justo”. Sidônio sugeriu a inclusão dos termos “país forte” e “governo eficiente”.

Desde que as negociações do pacote começaram, auxiliares de Lula têm batido na tecla de que o pacote não é “corte”. A expressão vem sendo substituída por termos como “contenção”, “economia”, “controle de gastos” ou “ajuste”.

Na noite de quarta-feira (28), após gravar o pronunciamento, Haddad e Sidônio participaram do encontro com as bancadas do PT na Câmara e no Senado Federal. O pronunciamento foi ao ar, em rede nacional, às 20h30, mas foi exibido meia hora antes para os parlamentares petistas.

Segundo relatos dos petistas, o clima era bastante positivo, com alguns parlamentares entusiasmados com aspectos do pacote, como a decisão de isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e o anúncio de que o governo quer tributar os contribuintes que recebem mais de R$ 50 mil por mês.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!