Blog da Julia Duailibi

Por Julia Duailibi, Arthur Stabile


Baleia Rossi elogia Tarcísio e diz que discussões para eleição de 2026 só 'ano que vem'

Baleia Rossi elogia Tarcísio e diz que discussões para eleição de 2026 só 'ano que vem'

Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP) afirmou que o partido vai decidir sua posição para a eleição presidencial de 2026 apenas no ano que vem.

A dupla feita pelo prefeito eleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com o governador de SP Tarcísio de Freitas (Republicanos) colocou a possibilidade de ele alçar voos mais altos (leia-se uma eventual disputa pela presidência) daqui 2 anos.

Baleia se esquiva quando questionado se ele e o MDB apoiariam uma aventura nacional de Tarcísio.

"Essas discussões para 2026 vão acontecer ao longo do ano que vem e é o que eu falei: às vezes tem dirigente partidário que quer tomar decisão sozinho, eu não tomarei essa decisão sozinho", afirmou Baleia, que não poupou elogios ao governador de SP.

"O governador tem reiteradamente falado que o projeto dele é a reeleição. Claro que nós somos muito gratos ao que o governador Tarcísio fez, se mostrou um grande líder aqui em São Paulo".

LEIA MAIS

Baleia viu o MDB deixar de ser o líder de prefeitos eleitos em 2024, com o PSD de Gilberto Kassab (outro aliado de Tarcísio) assumindo a dianteira. Por outro lado, é a primeira vez que a sigla vence a eleição de São Paulo desde a redemocratização de 1988, com a reeleição de Ricardo Nunes.

Nunes era vice de Bruno Covas (PSDB) em 2020, e assumiu o cargo após a morte do prefeito eleito. Sua campanha ganhou reforço do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e terminou vitoriosa com quase 1 milhão de votos de vantagem.

O prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se abraçam após anúncio de vitória na eleição de São Paulo, em 27/10/2024. — Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Rossi destacou o fato de o governador não ter abandonado seu aliado quando pesquisas de intenção de voto não refletiam tal vantagem. Naquele momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), responsável por indicar o vice de Nunes, se afastou da candidatura e aconselhou Tarcísio a fazer o mesmo.

"Quando o Ricardo teve um momento em que as pesquisas mostravam alguma dificuldade, alguma oscilação, muitas vezes os líderes tradicionais se afastam, não querem se envolver, e o governador Tarcísio, ao contrário, abraçou a candidatura e foi muito importante para que a gente pudesse chegar a essa vitória", afirmou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!