Blog da Julia Duailibi

Por Julia Duailibi, Arthur Stabile


Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL), que disputam o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. — Foto: Divulgação/Campanha Fuad Noman + Lucas Mendes/Campanha Bruno Engler

O horário eleitoral terá mais um dia em Belo Horizonte por conta de uma decisão da Justiça que concedeu direito de resposta a Fuad Noman (PSD). Ele e seu adversário, Bruno Engler (PL), estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro (46% a 40%), segundo pesquisa Quaest.

O pedido foi feito -- e acatado -- após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) divulgar um vídeo com desinformação contra o atual prefeito para beneficiar seu aliado, Bruno Engler (PL).

A Justiça já havia tirado do ar vídeo da propaganda eleitoral em que Engler que associa um livro escrito por Fuad a pedofilia. Ferreira repete a acusação em suas redes.

Em sua decisão, o juiz Adriano Zocche considera que fica clara "a natureza da propaganda eleitoral" do vídeo do deputado. Segundo ele, há "evidente distorção e manipulação para atingir parcela do eleitorado implica em propaganda disfarçada com desinformação".

O juiz determinou a imediata retirada do vídeo do ar sob multa de R$ 5 mil a cada hora em que seguir nas redes sociais.

Além de tirar o vídeo do ar, Justiça concedeu direito de resposta no rádio com dez inserções de Fuad no tempo destinado a Engler nesta sexta e ao longo do sábado (26).

No restante do país, o horário eleitoral termina nesta sexta-feira (25), mas terá um dia a mais em BH por conta desta decisão.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!