Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi, Arthur Stabile, g1 e GloboNews


O presidente Lula durante reunião no Alvorada nesta segunda-feira (21) — Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto

Médico responsável por Lula (PT), Roberto Kalil Filho detalhou como foi o acidente doméstico sofrido pelo presidente no sábado (19). Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve um ferimento na cabeça.

"Ele simplesmente, eu não estava no local... Foi sentar num banco e, veio para trás – o que é muito comum esses acidentes em casa, esses acidentes são realmente perigosos – e bateu com a nuca", afirmou Kalil, em entrevista ao Estúdio I, da Globonews (veja abaixo).

Nesta segunda-feira (21), o Palácio do Planalto divulgou as primeiras imagens públicas de Lula após o acidente doméstico. Ele recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim no Palácio do Planalto (leia mais abaixo).

Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um "ferimento corto-contuso em região occipital" – ou seja, um corte na região da nuca.

Kalil cuida da saúde de Lula há 30 anos e afirmou que serão precisas algumas precauções por conta do episódio, como evitar viagens de longa duração. Lula levou cinco pontos no ferimento.

Médico de Lula fala sobre o acidente doméstico do presidente

Médico de Lula fala sobre o acidente doméstico do presidente

Lula tinha viagem à Rússia para reunião dos Brics, grupo que reúne países emergentes, participação presencial que foi cancelada na tarde deste domingo (20). O petista fará um discurso por vídeo.

"Se eu bato a cabeça na parede é um traumatismo craniano e isso se sequer observação. Pode ter aumento do sangramento, dor de cabeça, alguns outros tipos de complicações, que no caso dele são raras, mas que podem acontecer. São 72 horas de vigilância, por isso que foi um consenso não viajar", detalhou.

Nesse período, Lula não poderá praticar exercício físico exagerado e terá de permanecer em "relativo repouso". Segundo Kalil, o presidente poderá fazer viagens de curta distância ainda nesta semana se os exames o liberarem.

Reunião no Planalto

Após a reunião, o ministro Alexandre Padilha afirmou que Lula "em nenhum momento, teve perda de consciência, desorientação". "Ele mesmo buscou socorro naquele momento [após o acidente]. A equipe médica fez todos os exames de acompanhamento", contou Padilha.

Segundo o ministro, embora Lula esteja autorizado a realizar algumas atividades, caso de reuniões no Palácio da Alvorada, ainda não há previsão de retorno aos compromissos no Palácio do Planalto.

Com a viagem cancelada, o presidente participará por videoconferência da Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia. A delegação oficial será comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

LEIA MAIS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!