Você pode ouvir o "De onde vem o que eu como" no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o “De onde vem” para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Caju pode virar hambúrguer? Existe chuva do caju? E dormir no cajueiro, o que significa?
Neste episódio do podcast “De onde vem o que eu como” você vai conhecer curiosidades sobre o caju, um "falso fruto" brasileiro que gera uma série de derivados - entre eles a cajuína, bebida não alcoólica muito conhecida no Nordeste.
O caju é fonte de renda para 170 mil agricultores no país e também responsável pela geração de aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Embrapa Agroindústria Tropical.
É do Brasil!
O maior cajueiro do mundo fica no Brasil - em Parnamirim, Rio Grande do Norte. Na década de 1990 o menino Tom do Cajueiro, guia turístico do local, ficou famoso ao dar uma entrevista para a apresentadora Regina Casé no programa Brasil Legal. Até hoje, quase 30 anos depois, ele ainda é reconhecido pela participação no programa.
Regina Casé e Tom do Cajueiro: sinceridade rendeu fama e ajudou o menino a sustentar a família. — Foto: Arquivo / Rede Globo
Os cajueiros nativos são árvores grandes, mas pouco produtivas, que vêm sendo substituídas aos poucos por variedades de cajueiro-anão.
Mas chega de spoilers! É só dar o play no podcast pra saber tudo sobre o caju!
Tom e Regina Casé abraçam o maior cajueiro do mundo no Programa Brasil Legal, em 1995. — Foto: Arquivo/Rede Globo
O podcast '"De onde vem o que eu como" é produzido por: Mônica Mariotti, Luciana de Oliveira, Carol Lorencetti e Eto Osclighter. Apresentação: Luciana de Oliveira e Carol Lorencetti.
OUÇA TAMBÉM:
Caju é o tema do 3º episódio do podcast "De onde vem o que eu como". — Foto: Comunicação/Globo
VEJA MAIS: