A crueldade das listas

seg, 20/04/09
por Zeca Camargo |
categoria Todas

Eu mesmo já escrevi aqui o quanto as adoro… Mas hoje, ao esboçar um post sobre os Smiths – com o gancho do novo disco de Morrissey, “Years of refusal” – deparei-me com um dilema: não consigo fechar uma lista. É uma lista simples, mas – talvez até por isso – não está fácil chegar à sua forma definitiva. Qualquer fã de música já passou por isso. Mas como se trata de uma das melhores bandas de todos os tempos (justamente The Smiths), a dificuldade parece ainda maior. Simplesmente não consigo me decidir pelas cinco melhores músicas deles!

Sim, empaquei. Como diz o título do novo “single” de Morrissey – “Something is squeezing my skull” –, é como se alguma coisa estivesse apertando meu crânio. Fato é que eu não cheguei a uma lista final. E é por isso que peço sua ajuda. Mas antes, alguns esboços…

Primeiro tentei escolher pegar as mais curtas:

- “Shakespeare’s sister”

- “Panic”

- “Ask”

- “William it was really nothing”

- “Girlfriend in a coma”

Boa, mas como deixar “How soon is now?” de fora? Com seus quase sete minutos, porém, ela certamente não poderia figurar nessa seleção. Então, decidi repensar a lista em função dessa faixa – e resolvi escolher usando o critério das que tinham as letras mais desesperadas:

- “How soon is now?”

- “I want the one I can’t have”

- “You’ve got everything now”

- “Please please please let me get what I want”

- “I know it’s over”

Hummm. O que fazer com “There is a light that never goes out”? Quem sabe encaixá-la numa lista que inclui as mais belas declarações de amor que os Smiths gravaram?

- “There’s a light that never goes out”

- “Shakespeare’s sister”

- “Hand in glove”

- “I won’t share you”

- “Reel around the fountain”

Mas isso deixaria a irreverência da banda – uma de suas características mais fortes – de fora. Nesse sentido, a seleção das músicas mais assanhadas (ou atrevidas) dos Smiths seria:

- “Still ill”

- “Ask”

- “This charming man”

- “Handsome devil”

- “I want the one I can’t have”

Morrissey, porém, era mestre também em compor letras bastante bem humoradas. Algumas beirando o “non sense” – como “Vicar in a tutu” –, e outras onde a ironia ácida do cantor podia escolher como o alvo a própria gravadora da banda – como em “Paint a vulgar Picture”. A essas duas, eu acrescentaria mais três para fazer esta lista:

- “Vicar in a tutu”

- “Paint a vulgar picture”

- “Frankly, Mr. Shankly”

- “William it was really nothing”

- “Stop me if you think that you’ve heard this one before”

“Vicar”, porém, nos remete a uma outra referência forte na poesia de Morrissey: as letras misteriosas, cujo significado desafia até os fãs mais dedicados. Nesta lista estão:

- “Vicar in a tutu”

- “Shoplifter of the world unite”

- “The dead of a disco dancer”

- “Cemetery gates”

- “Girlfriend in a coma”

Por falar em suas letras, não são poucas as que sugerem fortes referências auto-biográficas – clássicos da rejeição juvenil, ou mesmo mini-manifestos:

- “Half a person”

- “How soon is now?”

- “The boy with the thorn in his side”

- “Heaven knows I’m miserable now”

- “Panic”

Eu poderia pegar só o lado musical, e escolher as melhores introduções da guitarra de Johnny Marr…

- “Shakespeare’s sister”

- “How soon is now?”
- “The headmaster ritual”

- “Bigmouth strikes again”

- “Heaven knows I’m miserable now”

Ou simplesmente pegar as mais belas baladas da banda – que certamente estão também nas listas de mais belas baladas do pop…

- “Well I wonder”

- “I know it’s over”

- “Please please please let me get what I want”

- “I won’t share you”

- “Last night I dreamt that somebody loved me”

Para restringir um pouco o universo, pensei em escolher cinco músicas apenas entre os “singles”:

- “How soon is now?”

- “Shakespeare’s sister”

- “Panic”

- “Hand in glove”

- “This charming man”

Ou quem sabe assumir uma escolha totalmente pessoal e listar aquelas mais tocadas no meu iTunes (em ordem crescente de execuções):

- “Shakespeare’s sister”

- “Panic”

- “Hand in glove”

- “How soon is now?”

- “Ask”

Percebeu como o exercício não é nada simples? Por isso, mais uma vez, peço sua ajuda: como você dividiria a obra dos Smiths para fazer uma lista definitiva das cinco melhores músicas da banda? Quem sabe você não sugere um outro critério de corte para uma nova seleção… Ou então podemos tabular várias listas de favoritos (enviadas pelos comentários) e selecionar aquelas que aparecem com mais frequência?

Não é fã dos Smiths? Não se desespere – você ainda tem salvação! Nas last.fms, nos myspaces, nos youtubes da vida, você não vai ter a menor dificuldade para ser apresentado a este monumento pop – e preencher essa lacuna em seu currículo…

Achei que essa seria uma boa maneira de aproveitar esse hiato cultural do feriado de 21 de abril – aproveite a folga! Bem como um bom preparo para a gente então falar de “Years of refusal”, na quinta. Até lá.

compartilhar

102 Comentários para “A crueldade das listas”

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

  1. 102
    Denis:

    Quando se trata de SMITHS, o mais fácil é dizer quais música você não gosta.. quais não são “top”..

  2. 101
    Douglas Vieira:

    1 – There is a light that never goes out
    2 – Heaven knows I’m miserable now
    3 – The Boy With the Thorn in His Side
    4 – Ask
    5 – How soon is now
    6 – This Charming Man

    Desculpe Zeca, 5 é muito pouco, tive que colocar seis… Sou cartunista, confere a caricatura qu fiz do Morrissey:

  3. 100
    Mayara Oliveira:

    Acho que para qualquer fã da banda (ou até mesmo de qualquer banda que seja) acaba sendo difícil fazer uma lista com as cinco melhores musicas, ou as que apenas sejam as nossas preferidas. No caso de Smiths isso acaba sendo ainda mais complexo, pois as letras e as melodias de cada musica se encaixam perfeitamente e de alguma forma conseguem provocar o mínimo de qualquer reação que seja em quem está ouvindo. E tal fato se prolonga com a carreira solo do Morrissey, onde suas musicas continuam arrancando reações das mais diversas nos ouvintes. Eu não me coloco como fã, mas consigo claramente definir Smiths como minha banda favorita, ou qualquer outro tipo de definição que se encaixe nesse contexto. Para mim também é extremamente complicado escolher cinco musicas, e ainda mais parando para analisar cada critério que usaria para escolhê-las. Arriscaria usar o modo mais simples, ou apenas o que para mim parece mais justo na hora de classificá-las, que seria numerá-las pelo o que elas me proporcionaram e continuam me proporcionando. É incrível que mesmo depois de tanto tempo, escutando tantas vezes, essas musicas me causem as mesmas sensações que tive quando as ouvi pela primeira vez. Isso ainda me acontece com as cinco seguintes:

    1- Meat Is Murder.
    2- How Soon Is Now.
    3- I Don’t Owe You Anything.
    4- Well I Wonder.
    5- This Charming Man.

    Mesmo usando esse critério, confesso que algumas ficaram de fora como “I Know I’ts Over”, “Miserable Lie” e “A Rush and a Push and the Land is Ours”.

  4. 99
    Alexandre Mazza:

    Olha.por se tratar da trilha sonora da vida de muita gente,acredito que não será possível organizar uma top 5,pois cada canção opera sentimentos diferentes em pessoas diferentes. A música do bardo de Manchester com o mago Jhony foi feita para provocar emoções e controvérsias interessantes. Assim como um vinho para cada prato, uma bela canção para momentos especias.Oh how much answers for…!

  5. 98
    Carlos Fontes de Andrade:

    pra mim é impossivel fazer tal lista, o que posso dizer que minha favorita é The Boy With tje Thorn in His Side,quanto as outras não consigo definir por posição, incluindo as musicas da carreira solo do Moz.

  6. 97
    Carol:

    Dificil, mas tenho minhas 5 paixões:
    1 – There is a light that never goes out
    2 – Heaven knows I’m miserable now
    3 – The Boy With the Thorn in His Side
    4 – Ask
    5 – Hand in glove

  7. 96
    fabricio alves:

    Legal seu gosto musical, além de um belo repórter, vc mostra que tambem tem um apurado gosto. The Smiths é uma das 5 maiores bandas da história e Morrissey, o maior poeta que a musica pop-rock ja conheceu. Talvez seja um exagero da minha parte e respeito quem pense diferente, mais acho Morrissey um letrista superior a lennon, a lou reed, a david bowe e ater mesmo a dylan, que acho por muitas vezes incompreensivel. lá vão as minhas preferidas, escolhidas aleatóriamente:

    * There is a light that never goes out

    * Ask

    * This Charming Man

    * How soon is now

    * Last night i dream that somebody loves me

  8. 95
    Viviane leão:

    Menino não sabia que curtia THE SMITHS ou MOZZ agora te curto mais ainda listar cinco impossivel, o humor a sagacidade, é impar mais a musica que aprendi a gostar do THE SMITHS é ASLEPP E AMO ,Last night I dreamt that somebody loved me CHORO D+ LINDA.
    BJS FUI…..

  9. 94
    Andréa Nunes Tibilletti:

    Zeca, sou leitora assídua do seu blog, e sua fã desde os meus 15, 16 anos, quando o assistia na MTV.
    Por falta de tempo, estava em dívida com o blog, e comecei a ler os posts em atraso, e, que agradável surpresa ao me deparar com este, sobre os Smiths.
    Essa banda foi a trilha sonora da minha vida por muitos e muitos anos, e, em certas épocas, era só o que eu ouvia.
    Agora, não vou poder te dar as minhas 5 músicas, porque nunca fui capaz de fazer isso, seria um pecado muito grande com um repertório todo perfeito.
    Em 2000 realizei meu sonho de ver o Morrissey em Curitiba, e tentei muito me segurar, mas, quando vieram as músicas dos Smiths, foi uma explosão emocional, e chorei muito…
    Gostei muito da sua lista por categorias, mas acho que nem isso eu conseguiria fazer!

    Um grande beijo!

  10. 93
    sandro borges:

    sou seu fa e tenho uma ideia pra vc de uma nova odisseia. faca a volta no brasil contornando o mapa brasil rigorosamente e nos contando o que de enteressante vc vai achar nesta aventura de dialetos, paisagens, folclore e cultura

  11. 92
    viviane morrissey:

    Zeca, estou mega atrasada em postar um comentário, porém, tranatdo-se de The Smiths e Morrissey, nada é delay.
    Seu(s) texto(s) foi (foram) meramente incríveis.
    Eu sou fão ardilosa de Morrissey, e é difícil encontrar alguém que possa expressar tão bem a respeito desse artista, tanto na época dos Smiths como solo, reações ao ouvir seus poemas, fui estudar literatuta inglesa na faculdade para poder me interear em suas letras, descobri, que Morrissey é ÚNICO! Na da se compara a seu talento de deixar tanta coisa implícita nas cançoes e ao mesno tempo só quem pensa sobre a vida como ele é que pode entender.
    Valeu por este SUPER texto, há tempos não lia impecável sobre ele.
    AH! e como você já tentei inúmeras vezes, porém sem sucesso, fazer minha lista, mas sou fã demais* não consigo, é penoso, chega a dor fisicamente fazer isso.
    Obrigada

  12. 91
    Ana Paula:

    Todas..
    Um momento….
    Vários…..
    Uma historia…..
    …..Inesquecível….
    Reel Around The Fountain
    There Is A Light That Never Goes Out
    Panic
    Unloveable
    Asleep
    Eis as minhas Zeca camargo…
    Boa sorte na garimpagem….
    Beijos…

  13. 90
    Ricardo Calixto:

    Parabens pelo texto , amo os Smiths , a banda que marcou a minha vida.
    top five
    I want the one I can’t have
    Heaven Knows I’m Miserable Now
    This Charming Man
    I Don’t Owe You Anything
    Miserable Lie

  14. 89
    won taylor:

    Admito que eu também fiz (e faço) muito isso, de procurar nos lançamentos do Morrissey musicas que seja ‘smitianas’, não deveria mais é impossível me conter.
    Sobre o aspecto das musicas que me marcaram, eu teria que encher aqui com tantas e tantas e certamente ficaria algo sem cronologia nenhuma, e então falarei das musicas que escutei e um pouco do que acontecia comigo naquela época:

    1- Estava num posto de gasolina abastecendo a moto com meu irmão e começou a tocar ‘the boy with the thron in his side’ e sente meu coração apertar e pedi ao meu irmão pra esperar que tocassem as duas próximas musicas porque eu queria saber o nome daquela banda e ele pacientemente esperou comigo e o Dj da radio cidade disse ‘the smiths’. E a minha caça começou (mas, naquela época era terrível encontrar bandas, sem internet).
    2- Um amigo me chamou pra ir comprar um disco uma importadora em Copacabana e fui com ele e lá chegando estava tocando ‘the headmaster ritual’ e eu enlouqueci dentro da loja e peguei o LP e não larguei mais. O dono da importadora ainda me emprestou uma edição de um tablóide londrino que trazia uma entrevista com morrissey.
    3- Numa festa de 15 anos de uma amiga, alguém colocou ‘you’ve got everything now’ e logo descobri mais uma sensação e todos na festa tiveram que escuta a mesma musica umas 200 vezes.
    4- Em casa acordei numa manha com a radio cidade berrando a nova musica dos smiths e era ‘ the queen is dead’, liguei pra radio várias vezes pra saber qual era o nome do Lp em que tinha aquela musica, liguei tanto que o cara medisse até onde eu podia acha-lo.
    5- Desta vez eu estava num locar incomum ( numa cadeira de dentista) e a radio começou a tocar ‘A Rush and a Push and the Land Is Ours’ e eu pedi ao dentista que parece de mexer em meus dentes e fiquei ali sentado escutando a musica e depois disso dispensei até a anestesia.

    O que mais me marcava nas musicas dos smiths, além obviamente da musica em sim, era a voz do moz e toda celestial forma de escrever dele; o cinismo, o escracho, a poesia, a dor, a inteligência e isso aqui no Brasil só tínhamos com Cazuza e Renato Russo e quando anunciado o fim dos SMITHS, ali foi o fim de toda beleza poética que havia na musica e hoje dou graças a Deus pelo Moz continuar a cantar e a escrever belas canções porque aqui no Brasil a coisa toda morreu é só ‘creu e joelma’

  15. 88
    Anderson:

    Parabéns Zeca,ótimos textos sobre Smiths e Morrissey.

    Segue as listinha das que eu mais ouço atualmente,mas isso pode mudar a qualquer momento.

    Sem ordem de preferência.

    Girl Afraid

    There is a light that never goes out

    Still ill

    Asleep

    Last night I dreamt that somebody loved me

  16. 87
    Marcelo Cortezia:

    Muito dificil por ser subjetivo demais né…mas aí vão minhas Top Five dos Smiths

    Top Five 01

    1- There is a light that never goes out

    2- Well I wonder

    3- The Headmaster Ritual

    4- Reel Around the fountain (versão Hatful of Hollow)

    5 – I know it’s over (versão ao vivo do “Rank”)

    Top Five 02

    1- “How soon is now”

    2- “Still ill”

    3- “Please Please Please let me get what i want”

    4 – “I wont share you”

    5 – “Last night i dream that somebody loves me”

  17. 86
    Sérgio Ricardo:

    Para mim, as cinco melhores estão nesta ordem:

    1. You’ve got everything now
    2. You just haven’t earned it yet baby
    3. Well I wonder
    4. A rush and a push and the land is ours
    5. The hand that rocks the cradle

    Acho que cheguei meio atrasado aqui, mas, Zeca, obrigado pelos textos sobre The Smiths e Morrissey.

  18. 85
    karen:

    Fazer uma lista com as cinco mais dos Smiths é um senhor transtorno, porque por mais que as suas tentativas sejam válidas sempre dá pra encaixar mais uma, em alguma das suas categorias. Meu critério será as preferidas da semana; pois o humor influência e muito no que vc pega pra ouvir deles, então vamo lá:
    1- There’s a light that never goes out (pq foi a música que me fez gostar da banda e sempre ouço e é perfeita);
    2- Last night i dreamnt that somebody loved me;
    3 – Panic;
    4 – Asleep;
    5 – Please, Please, Please, Let Me Get What I Want

  19. 84
    Eu:

    Então… quer jogar palavras cruzadas? Sudoku?… pelo menos eu participo…

    Zeca… não tenho idéia do que você está falando!

    “Não é fã dos Smiths? Não se desespere – você ainda tem salvação!” Que bom que tenho salvação! Mas vou deixar pra me salvar mais tarde… nenhuma vontade de ouvir música agora…

    Eu sou bacaninha, juro! Mas não ouço música como você…
    Um beijo grande!

  20. 83
    Ronaldo:

    Lá vai:
    1- Reel Around The Fountain
    2- Charming Man
    3- Well I Wonder
    4- How soon Is Now ?
    5- The Boy With The Thron In His Side

    as outras 100 nao caberiam aqui …

    Abracos

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade