Onde eu estou?
?
Sempre quis fazer isso, e eis que surge um Corpus Christi para me dar essa oportunidade. Que oportunidade? Bem, a de fazer essa brincadeira. Como hoje é feriado, é de se esperar que muita gente tenha se dado folga da internet – é fato. Assim, qualquer coisa que eu postasse hoje aqui teria grandes chances de passar batida – você conhece o processo: mesmo que alguém volte para cá animado, na segunda depois do feriadão, a probabilidade de visitar um texto “antigo” (quatro dias, na internet, deixa um texto antigo, não deixa?) é bem pequena. Junte a isso a correria que foi minha semana (até aqui), uma vez que participei, como mediador, do primeiro Ciclo de Debates Novos Olhares (promovido pelo “Fantástico” e pelo projeto Globo Universidade) – seis mesas de discussão intensas e brilhantes (graças, claro, aos nossos convidados tão especiais). Talvez até você tenha acompanhado esses encontros ao vivo aqui pelo G1 (e se juntado assim a um público virtual que ia do Acre a Granada, na Espanha; de Uberaba, Minas, a Miami; de Campinas a Itapipoca, no Ceará – e isso para não falar das capitais…). Mas enfim, fato é que a semana ficou curta – e eu não tive nem tempo de avisar aos leais (nem mesmo os desleais) visitantes deste blog, que eu iria “pular” o post de hoje.
Assim, resolvi fazer algo bem curto – não se assuste! – na forma de uma “teaser” sobre o que vou falar na próxima segunda. Um “teaser” e ao mesmo tempo, como já falei, uma brincadeira que eu sempre quis fazer. É simples, é só responder à pergunta: “onde essa foto foi tirada?” – bem na linha daquelas seções de revistas de viagem (que eu sempre devoro…) que publicam uma foto linda e propõem: “onde você está?”, aos leitores.
A foto que ofereço aqui não é exatamente linda, eu sei – pode guardar sua ironia… Mas é enigmática. Para ajudar a “desvendá-la”, assim como as revistas de turismo, vou dar breves dicas sobre onde ela foi tirada, numa viagem bem recente que fiz – pode ser nacional ou internacional. E essa foi a primeira pista – que obviamente não ajudou em nada… Mas, vamos às outras!
Primeiro, estou na frente de um museu, em uma cidade que, como poucas no mundo, merece, de fato, o título de cosmopolita. Lá, a cultura nacional é respeitada (e venerada!) ao mesmo tempo em que outras influências, de outros países, são bem-vindas. É uma cidade de arquitetura clássica, mas de ritmo moderno. Suas grandes avenidas são recheadas de gente, iluminadas por fachadas de teatros, cinemas e restaurantes, ao mesmo tempo que discretas transversais te remetem à atmosfera de filmes “noir”. É uma cidade de elegância áspera, onde o primeiro contato com seus habitantes pode sugerir indelicadeza, mas bastam dois minutos de conversa para você perceber que está entre um dos povos mais hospitaleiros do planeta. Lá, come-se bem, bebe-se ainda melhor e dança-se sem culpa – desde sua apaixonada música tradicional até as batidas mais modernas vindas que qualquer canto do planeta.
O museu é novo (tem menos de dez anos) e impressionante, tanto pela arquitetura arrojada quanto pela coleção contemporânea quanto pela presença de obras brasileiras de altíssima qualidade – aliás, uma das mais importantes obras já produzidas no Brasil está lá. Estou diante de um trabalho bem na fachada do museu. O painel com várias luzes de trânsito traduz bem o ritmo não só da cidade, mas também do país onde a foto foi tirada: quando ele pára, uma crise de proporções mundiais pode se anunciar; mas quando ele avança, é com o impulso de milhões de sinais (semáforos ou faróis, para os paulistas!) abrindo ao mesmo tempo.
Caiu aqui no feriado? Então me diga, em que país, cidade – e especialmente em que museu – eu estou. Se seu comentário estiver correto, vou segurá-lo até segunda-feira, ok? Assim quem ainda não sabe pode arriscar um palpite – e poderá deduzir por exclusão, uma vez que todos os comentários publicados até 11/06/07 não vão estar corretos. Na segunda-feira, quanto vou escrever um pouco sobre as artes desse lugar (que tem não só uma literatura vibrante, como também uma música pop muito original – para não falar do cinema), tudo se iluminará (como diria Jonathan Safran Foer…).
9 setembro, 2009 as 12:53 pm
AMIGO ZECA! SOU M.PAULINO CANTOR E COMPOSITOR PERNAMBUCANO, FORROZEIRO DOS BONS E criador do PERNAMBUXÉ; O estilo que marca um novo tempo na carreira de M.PAULINO usando uma Mistura básica do Maracatu com o Axé, com uma miscigenação de ritmos super dançante; com Maracatu, Forró, Reggae, Frevo, Ciranda, Coco, Samba e as guitarras em levadas diferentes, onde Ele mostra a riqueza da cultura Nordestina, chamando de Pernambuxé;
O estilo que usa a Percussão do Maracatu com a Percussão do Axé, diferenciado pela batida das Alfaias (Bombos do Maracatu) e o balanço das guitarras, onde fala das coisas do Nordeste e do nosso País com o molho e o suingue de M.PAULINO mostrando a nossa riqueza cultural como nas músicas: VIVA PERNAMBUCO, PERNAMBUQUEANDO e COCO PERNAMBUXÉ.
Assista aos Clipes de M.PAULINO NESTES SITES: https://www.youtube.com/profile?user=mpaulinocantor https://www.vibeflog.com/mpaulinocantor/p/6132179 https://www.mpaulino.xpg.com.br/tv / https://www.myspace.com/mpaulinocantor / https://www.gigafoto.com.br/mpaulino https://www.mpaulino.palcomp3.com.br / https://www.tagged.com/mpaulinocantor
23 junho, 2008 as 7:01 pm
Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires –
Argentina
24 junho, 2007 as 7:18 am
Eu M.Paulino, cantor e compositor Pernambucano, criador do PERNAMBUXÉ; Visite uma dessas home´s: Conheça meu trabalho!https://ezine.tiosam.com/www/diversao_arte/musica/index.shtml
https://www.garagemmp3.com.br/mpaulino
https://www.mpaulino.palcomp3.com.br
https://www.tramavirtual.com.br/artista/m_paulino
ASSISTA AOS MEUS CLIPS NESTES LINKS:
https://www.youtube.com/group/mpaulinocantor
https://www.youtube.com/profile?user=mpaulinocantor
https://www.vibeflog.com/mpaulinocantor/p/6132179
https://www.mpaulino.xpg.com.br/tv/
https://www.myspace.com/mpaulinocantor
https://www.gigafoto.com.br/mpaulino
ESCUTE ESTA MÚSICA E DIVULGUE! VAMOS FAZER A CORRENTE DA PAZ:
https://www.mp3tube.net/musics/MPAULINO-TUDO-EM-NOME-DO-AMOR/4180/
23 junho, 2007 as 1:28 pm
OLA! CURTO MUITO SEU TRABALHO ,VEJO VC COMO UM DOS MELHORES DO JORNALISMO ,PQ NOS TRAZ ALGO DE MUITO IMPORTANTE. ADORARIA CONHECER VC DE PERTO ,SERÁ QUE TENHO ESTE DIREITO …… FAVOR DE ESTA OPORTUNIDADE FICO NO AGUERDO……
22 junho, 2007 as 11:18 pm
Quero conhecer o Zeca Camargo !!!
Por favor abra a porta da oportunidade !!!
Um abraço e obrigado !!!
16 junho, 2007 as 2:44 am
Sou o autor do comentário 34! Espero agora estar identificado corretamente. Ou melhor, estar identificado.
Admiração cresce em Progressão Geométrica de razão infinita.
12 junho, 2007 as 9:41 am
Malba, esse museu realmente encata a todos. estive la na mostra de david la chapele perfeito por sinal. otima dica parabens…
11 junho, 2007 as 6:33 pm
Buenos Aires.
11 junho, 2007 as 7:58 am
é em Londres!!!!! Tate Modern
11 junho, 2007 as 7:28 am
Acredito ser Paris… pensei em Tóquio, a principio, mas devido as caracteristicas, axo que é Paris…
Bom, mas sei lá, talvez seja Bruxelas (hehehe…. que indecisão!!!!)
10 junho, 2007 as 11:28 pm
Zeca,
Tentei ir por eliminação… frança não poderia ser pois os franceses não são tão hospitaleiros assim, Inglaterra idem, talvez Itália… mas fiquei com a impressão que você está se referindo a Barcelona… lugar romântico e povo hospitaleiro… só não descobri o nome do museu…
10 junho, 2007 as 7:24 pm
Oi Zeca!
A descriçao da cidade me fez lembrar Buenos Aires. E o museu pode ser o Malba. Acertei?
A cidade é mesmo linda!!!
Beijos
Lelê
10 junho, 2007 as 4:42 pm
vc está em frente ao MALBA – museu de arte latinoamericana de buenos aires. a obra brasileira a que vc se refere como uma das mais importantes da história e que está exposta lá é o abaporu. o museu tem ainda di cavalcanti e lygia clark em seu acervo.
acertei? abs!
10 junho, 2007 as 3:06 pm
hmmmm, eu acho q eh em algm lugar da ALEMANHA.Mas naum sei o museu.
Segunda eu passo aqui pra ver se acertei , ok?(provavelmente naum acertei|)
UM ÓTIMO FIM DE SEMANA PRA VC !
10 junho, 2007 as 2:55 pm
Oi, Zeca! Tudo bem? É primeira vez que eu estou lendo o seu blog, sem querer o decobri! Gosto bastante de escrever, tanto que acabei de criar um blog para que eu possa praticar o ato escrita e, conseqüentemente, aumentar meu interesse pela leitura. Tudo isso porque, assim como você, eu pretendo ser jornalista.
Bem, agora mudando de assunto…
Eu não faço a mínima idéia de onde você tirou esta foto! Kkkkk!
Amanhã, segunda, dou uma passadinha por aqui para ver se você já desvendou esta incógnita! Rsrsrs…
Valeu! Abraço.
10 junho, 2007 as 10:28 am
Bom, tentando desvendar este “enigma de feriado” aposto no Malba Fundação Costantini (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires), que ainda não conheço mas que guarda o nosso Abaporu, da Tarsila. De qqer forma, esta minha primeira visita ao seu blog foi um prazer enorme.
Obrigada por iluminar meu domingo.
Voltarei, acredite!!!
10 junho, 2007 as 4:38 am
Putz, nada dificil essa em Zeca. Não lembro o nome do museu, mas ele fica em Buenos Aires…….. esta parada que tu ta encostado revelou tudo, com o artigo então….. “mamão com açucar”….hehehehe. Volto segunda. E o que ganho se eu acertar??? hehehee
10 junho, 2007 as 2:18 am
Ah Zeca…
Por essa dica: “Lá, come-se bem, bebe-se ainda melhor e dança-se sem culpa – desde sua apaixonada música tradicional até as batidas mais modernas vindas que qualquer canto do planeta.”, Buenos Aires, com certeza!!!
10 junho, 2007 as 12:23 am
Malba, em Buenos Aires. A obra brasileira que lá está é a “Abaporu”, da Tarsila do Amaral.
9 junho, 2007 as 11:18 pm
OLHA AS DICAS!!! QUANDO ELE PARA UMA CRISE DE PROPORCOES MUNDIAIS PODE SE ANUNCIAR? ZECA!!!
VOCE TA QUERENDO GANHAR PONTO COM OS ARGENTINOS?
O MUSEU E IMPRESSIONANTE. REALMENTE !!!SINCERAMENTE PENSEI QUE FOSSE O CENTRE Georges Pompidou, MAIS DAI PASSOU UM TEMPO E CAIU A FICHA NAO NAO PODE SER OLHA ARVORE ATRAS, E FIQUEI COM A PULGA ATRAS DA ORELHA FOI QUANDO O SEU TEASER FEZ EFEITO E SAI PARA ACHAR O TAL LOCAL, PENSEI TAMBEM QUE FOSSE ALGUMA OBRA DO DAN FLAVIN, OLHA O QUE A IMAGINACAO FAZ, COMO VOCE FALOU SOBRE LITERATURA VIBRANTE PENSEI QUE PODERIA SER NA ALEMANHA POIS SENDO TAMBEM A TERCEIRA MAIOR ECONOMIA MUNDIAL ELA SIM QUANDO PARA PODE SE ESPERAR UMA CRISE E A A PINACOTECA DE MUNIQUE TAMBEM E BEM NOVA E DE ARQUITETURA ARROJADA.