Altos índices de audiência nos EUA mostram que a internet complementa TV, relata NYT
“Lembra quando diziam que a internet mataria a televisão?” A pergunta inicia o artigo assinado por Brian Stelter no The New York Times de 23 de fevereiro. O que se seguem são números e exemplos que provam o contrário – e intitulam o artigo: “A internet pode ser amiga da televisão”.
Em primeiro lugar, a publicação desconstrói um mito: o de que a rede mundial de computadores está proporcionando a queda de audiência na TV. A edição deste ano do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, exibida em 7 de fevereiro último, bateu o recorde histórico de audiência nos Estados Unidos, que pertencia ao último episódio da série M*A*S*H, de 1983. Foram 106,5 milhões de espectadores ligados na competição esportiva, contra 105,97 milhões da medição da década de 80.
Estudo recente da consultoria Nielsen, que mede a audiência da TV relacionada ao tráfico da web, mostra que um em cada sete norte-americanos que assistiam ao Super Bowl ou à abertura dos Jogos de Inverno de Vancouver, navegava na internet ao mesmo tempo.
Além disso, entregas de prêmios como o Grammy, um dos mais importantes da música mundial, têm apresentado crescimento anual nos índices de audiência nos Estados Unidos. De olho nesse público, a rede NBC tomou uma decisão inédita neste ano: exibiu no mesmo horário, nas duas costas norte-americanas (onde o fuso varia em 3 horas) a cerimônia de entrega do Globo de Ouro, em 17 de janeiro. A ideia era que o país todo pudesse comentar junto, na internet, aquilo que via na TV.
Brasil e EUA
Embora a penetração da internet nos lares brasileiros ainda seja muito menor que nos Estados Unidos, por aqui as novidades sempre viram febre. Foi o caso do orkut, por exemplo – e, agora, do twitter. Levantamento feito pela consultoria francesa Semiocast e divulgado na última quarta-feira, 24, mostra que o português já é a terceira língua mais falada na rede de microblog – atrás de inglês e japonês. Das 50 milhões de mensagens postadas todos os dias no serviço, cerca de 4,5 milhões são em português. A pesquisa destaca ainda “o grande sucesso das redes sociais no Brasil”.
Para os executivos de TVs norte-americanas, diz a reportagem do NYT, o uso da rede complementa o da televisão. “A internet é nossa amiga, não nossa inimiga”, afirma Leslie Moonves, da CBS. O chefe de pesquisas de outra rede, a NBC, explica que “as pessoas querem ter algo para compartilhar” e isso explicaria o sucesso de ver TV e navegar na internet ao mesmo tempo.
28 fevereiro, 2010 as 23:15
Sem a internet nós telespectadores e internautas, não poderiamos interagir uns com os outros, um bom exemplo é o esse blog, onde muitas vezes os internautas montam um debate em relação as matérias exibidas na TV. A internet hj é uma ferramenta indispensável. Uma boa dica e usar a internet com sabedoria, pois podemos interagir com o mundo inteiro a partir de um clic, então em seu blog, orkut, twitter, tente influenciar a fazer o bem.
1 março, 2010 as 10:48
Oi, gente!
Estou tantando entrar em contato com vocês desde semana passada.
Enviei e-mail mas não sei se deu algum problema.
Como faço?
Aqui está o twitter pra contato: @concursocnn
E o e-mail é aquele ali.
Abraço!
3 abril, 2010 as 13:37
aMO ASSISTIR AO PROFISSÃO REPORTE ,E GOSTARIA Q ELES FALASSEM SOBRE ASSIDENTE EM MEGA SHOWS COMO AQUELE Q 4 PESSOAS MORRERAM ,EM REBELDES FOI ORRIVEL…eSSA MATERIA IA DAR O FALAR….
3 abril, 2010 as 14:41
amo seus trabalho admiro por tds amo jornalismo
parabens pra tds vcs DEUS abençoe …..