“Respeitável Circo”
A missão não era das mais fáceis: encontrar um circo baiano que representasse o melhor da tradição circense nordestina. Como os circos têm que notificar as autoridades para se instalar, comecei fazendo contato com as prefeituras e delegacias de dezenas de cidades no interior da Bahia. Consegui conversar apenas com representantes de circos de médio e de grande porte. Percebi que não era por telefone que conseguiria essa história. A solução foi viajar e produzir a reportagem pessoalmente.
Do avião, eu comecei minha busca: vi um circo lá de cima! Em terra, o encontrei, mas o circo não servia, era grande, muito comercial. Eu queria a rusticidade, a arte pela arte e pela sobrevivência. Viajei para o interior do estado, encontrei circos picaretas, circos que ainda mantêm animais enjaulados em péssimas condições. Num fim de tarde, na periferia da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia avistei um palhaço. Ele caminhava sobre pernas de pau e, cercado por crianças, anunciava um espetáculo. Acompanhei o grupo. Instantes depois vi um circo pequeno, armado num campinho de areia, a lona remendada e um tapume como bilheteria.
Fui recebida com hospitalidade. Os artistas que viviam ali eram ainda mais simples que o lugar. Em poucos minutos acabei encantada com as histórias da trupe. Seduzida pela humildade daquela vida que eu só conhecia dos livros e da imaginação: amores, sonhos, precariedade, dor, alegria. Não tive dúvidas, minha busca havia terminado.
No dia seguinte, gravamos.
*Nádia Bochi
Assista aqui a versão completa da reportagem sobre o circo da Bahia.
18 outubro, 2006 as 20:56
As grandes reportagens se percebem na riqueza de detalhes que sao colhidos as vezes de uma forma simples, num local simples. A simplicidade de um circo do interior do Brasil . Mostra assim q essa arte ainda sobrevive nos coracoes dos amantes desse mundo circense.
Vcs estao de parabens, mais uma vez.
Sidnei Eclache da Silva
19 outubro, 2006 as 14:17
Ola pessoal, adorei essa reportagem, que mostrou que não é nada mole a vida de CIRCO seje ele o chique ou o mas humilde o importante é levar a alegria ao publico, aqui na minha cidade não temos e olha que é uma capital BOA VISTA, RORAIMA. Mas adoro o circo.
Parabens pela reportagem. Que DEUS abençoe a todos.
20 outubro, 2006 as 22:51
Adimiro o trabalho de voces parabens.
22 outubro, 2006 as 22:01
Fui a muitos circos no interior do Ceará bem parecidos com este da reportagem. Parabéns pela reportagem.
23 outubro, 2006 as 09:34
Legal saber q c/ tanta dificuldade ainda existem artistas q vivem de alegrar os mais pobres e se orgulham disso.
5 novembro, 2006 as 23:18
No interior do brasil a muitos circo pequenos e bons com equipamentos e artistas.
Fizeram uma comparação muito ruim entre os circos do interior do brasil..
13 novembro, 2006 as 16:04
Gosto mto do quadro! Lembrei dos velhos tempos! Bela reportagem! Viva o circo!
15 dezembro, 2006 as 10:53
oiii…
gosto muito desse quadro do fantastico e essa busca q vcs fizeram atrás de um circo foi bem interessante, ontem assisti a viagem de vocês para mostrar a vida como e no mar, gostei muito.”Contineu, assim e muito bom o que vcs fazem”
tchau…
t+
17 dezembro, 2006 as 21:05
PARABÉNS !!! valeu mesmo por ter mostrado isto, devemos mostrar sim as melhores coisas do que tem neste grande sertão….
22 dezembro, 2006 as 10:47
Gostaria que vc pudesse fazer um reportagem sobre a profissão de manobrista, trabalho à 11 anos nesta profissão e são raros a mulheres corajosas que enfrentam ate 20 horas de trabalho. ” sai da garagem de 10 horas de trabalho, e vai para outro evento de 10 horas, chegar dormir apenas 4 horas por dia”.
Meu nome é Carla Pereira de Oliveira, Trabalho no estacionamento da empresa Estapar, meu horário é 13:00hs até às 22:00hs, fone para contato: 11-3168-3986. Gostaria muito que o Brasil pudesse ver a coragem e a determinação dessas ” MULHERES MANOBRISTAS”.
26 dezembro, 2006 as 15:18
Olá galera do profissão repórter. Meu nome é Bruno sou de Bagé Rio Grande do Sul, gosto muito deste quadro. Trabalho em uma agência de propaganda na area de edição de vídeo, gostaria de fazer parte da equipe, sei que é quase impossivel, mas se atendido muito obrigado.
27 dezembro, 2006 as 18:32
parabéns, quero pedir lhes uma reportagem sobre o outro lado da profissão de modelo e manequim. Em Minas tem coisas cabeludas, imaginamos em Sampa. abraço
29 dezembro, 2006 as 14:56
gosto muito desse quadro,é muito interessante.
2 janeiro, 2007 as 16:43
bom 1º queria dar para todos vcs um parabens
e dizer que vcs só ótimos
que eu não perco um só programa de vcs
adoro as reportagens…
tudo de bom para todos vcs…
e que vcs continuem assim… xau..
3 janeiro, 2007 as 15:47
Na boa so tenho a dizer que voces sao demais espero que esse ano voces continuam com essas filmagens iradas que voces fazem parabens muito suceso pra voces…!!!
22 janeiro, 2007 as 14:46
6 são d +++++
abraço do mark
15 janeiro, 2009 as 11:14
Adoro o Circo.
O Circo é de babar.
Quando vou ao Circo fico feliz.
As pessoas que fazem o auditório do Circo são pessoas
8 fevereiro, 2010 as 18:58
ola circo eu gostaria de saber o teu imal para eu te procura no teu orkut dai agente pode ser amigos no orkut!
quem sabe nos ser uns grandes amigos em ?
bjxs