A tradição oral
Um capitão da Marinha Britânica comentou com um sábio sufi:
“É perigoso transmitir uma tradição religiosa somente através de histórias. Cada pessoa pode entender de maneira diferente o mesmo texto”.
“Graças a Deus que é assim”, respondeu o sábio. “Porque, desta maneira, podemos mostrar que a verdade tem muitas faces”.
“Mas o senhor não tem medo de que possam interpretar de maneira errada os seus ensinamentos?”, insistiu o capitão.
“Uma taça pode conter vinho, água ou leite – embora continue sendo a mesma taça. Um prato pode ser usado para servir carne, frutas ou queijo – mas continua a ser o mesmo prato. Uma história será sempre a mesma história, independente da interpretação errada”.
“Jesus também utilizou este método com sabedoria, e conseguiu fazer com que sua mensagem resistisse ao tempo e ao mau uso de algumas gerações”.
30 setembro, 2012 as 10:19 am
Nao ha verdade absoluta mas podemos chegar próximo dela. Embora a verdade possa ter muitas faces so ha um caminho para se chegar próximo aa verdade absoluta – através das evidencias. Escrituras e autoridades nao sao métodos confiáveis para se chegar aa verdade pois nao estão compromissados com as evidencias e sim com a fé, que em resumo significa crer em algo sem ter evidencias. As mensagens das escrituras sobrevivem a custa de “memes” que replicam informações, alimentando superstições religiosas.
30 setembro, 2012 as 11:33 am
Os quatro primeiros evangelhos eram sobre o amor…
30 setembro, 2012 as 1:37 pm
Se Jesus contou sua Verdade já sabendo que as pessoas a interpretariam de modo diferente, fica também a lição de que respeitar a opinião do próximo é fundamental!
30 setembro, 2012 as 2:06 pm
genial coelho amo todo loq escribe es un verdadero maestro gracias x llenar de luz nuestras vidas y hacernos refleccionar y entender esta vida tan complicada.beijos deus te avencoe..!!!
30 setembro, 2012 as 2:55 pm
A verdade não tem várias faces, apenas uma. O Diabo que tem diversas “caras”, planos, utilizam às pessoas de pouca fé para agir em seu lugar e as transormam em um ser cético. Pode-se ter diversas religiões que nesta história são caracterizadas pelo vinho, leite, água, mas, objetivando às palavras de DEUS , as quais nos mantêm vivos, em harmonia, em paz e que nos guiem com segurança o tempo todo.
30 setembro, 2012 as 3:14 pm
FANTASTIQUE, MERCI
30 setembro, 2012 as 3:21 pm
O que importa não é a taça ou o prato, e sim o conteúdo deles. Quem diz que Jesus utilizou este método não teve a plena revelação da Verdade ainda.
30 setembro, 2012 as 5:15 pm
Olá, tudo bem com você?
Não costumo ler seus pensamentos expressos neste site, porém, não pude deixar de notar o título desta sua mais nova manifestação.
Saiba que a verdade é única e se conhecemo-la parcialmente ou não é questão de fé. Eu sou um individuo de fé, isto é, creio porque creio e acabou. A razão humana está anos luz de compreender os mistérios metafisicos. Jesus disse: “Sou a verdade o caminho e a vida.” Acabou Paulo! Caso encerrado! Pode-se apoiar-se em Jesus ou não e quem não se apoia costa buscar a paz interior em qualquer coisa que ofereça um alento à alma.
Por que a fé não explica com nossa cabeça infinitamente pequena, porqque Deus é infinito e nossa situção mundana não alcança tal realidade, pois pode-se já pensar: Quem criou Deus??? Ora, ficará doido quem pensar tal problema e tentar achar um solução. Deus está e sempre estará muito além de nossa compreensão. Só sabemos aquilo que Ele nos permite saber e ponto final. Engana-se completamnente aquele que fez um curso de teologia, filosofia, fisica das particulas, astronomia e etc, e acha que está desvendendo Deus e seus misterio. Ledo engano, tolo de todo gênero. A Igreja Católica é a única que protege e perpetua a Verdade, aquela que Deus autorizou que soubessemos, aquela possível de se conhecer.
30 setembro, 2012 as 5:23 pm
chego a gargalhar ao ler tanta merda….nem vou escrever nada….so gargalhar….
30 setembro, 2012 as 5:27 pm
Desculpe pelo meu comentario, pois só tinha lido o título e já me enfureci, porém após ler o seu texto, percebi a mesagem e me arrependi de ter escrito o que escrevi.
Desculpe mais uma vez e que Deus nos abençoe.
30 setembro, 2012 as 6:39 pm
Verdade embora tentem deturpa-la com as artimanhas malignas do Satã, não conseguem porque ela procede do Criador, e contra o Criador é inútil tentar abafar a Verdade, Nos tempos remotos devido à falta de papel ou outras matérias primas em que pudessem ser escritas, ideias, argumentos, ou história social ,ou história religiosa etc., usava-se a tradição oral que passava de pai para filho e assim por diante !
Nunca houve perigo de ser deturpada a palavra que procede de DEUS, esclarecida através do ESPIRITO SANTO porque ELE é a verdade e não pode mentir !
A Verdade só tem uma face que é a Verdade e nada mais, além disso! Ela é igual ao mais puro azeite que sendo mais pesado que agua sempre permaneça por cima, igual à Verdade,!
É inútil fazer analogia da taça porque é inanimada ,com vinho ou do leite ,porque são líquidos ou podem ser sólidos e simplesmente aceitam qualquer mistura ou conteúdo em seu interior, o ser humano criado imagem e semelhança de Deus, não tem nem pode ter nenhuma comparação com um objeto feito pela mão imperfeita do ser humano,!
Porque é inteligente e capacitado para discernir o certo do errado, e separar o bem do mal,
Obs. JESUS quando foi preso e apresentado perante seu algoz Herodes,[ essa mula sem discernimento.!!! ]
Fez-lhe a pergunta… O QUÉ A VERDADE. mas não obteve resposta, sabe porque, seu coração estava endurecido pela MENTIRA !!!
JESUS É O CAMINHO A [[ VERDADE ]] E A VIDA !!!!!
1 outubro, 2012 as 12:25 am
Quanta merda se comenta por aqui, inclusive a minha. Deveria haver uma moderação para proibir que religiosos ridículos comentem algo que está fora de questão, e não emporcalhem a página onde são escritas belas crônicas do mestre Paulo Coelho.
1 outubro, 2012 as 12:54 am
José antonio, você, infelizmente, não entende NADA sobre verdade. Aconselho-o a ler Socretes, Plantão, Aristoteles, São Tomás de Aquino… lei também, Mario Ferreira dos Santos, Olavo de Carvalho. Depois que vc gastar alguns meses ou anos lendo esses autores, talvez você entenda o que é ciência, talvez você salve sua alma.
1 outubro, 2012 as 4:19 pm
Primeiramente, parabéns, Paulo, não apenas por esse texto, mas por sua relevância na literatura e pela bela representação do Brasil, no mundo.
É triste ler certos comentários. Afirmações de pessoas possuídas por uma fé irracional. Pessoas que se esquecem, ou nunca souberam que a fé não é contra a razão e, sim, transcende-a! Infelizmente os Cristãos de hoje, em sua maioria, estão possuídos de uma cegueira disfarçada de fé. A mesma fé cega dos xiitas e da igreja que outrora cometeu atrocidades em nome de deus. Pessoas que têm medo de questionar Deus e se tornarem blasfemadores, pecadores por tal “sacrilégio”. Essas pessoas não têm fé verdadeiramente ou não amam aquilo em que acreditam, pois, como disse Tomás de Aquino, “onde está o amor, ali está o olhar”. O próprio Deus disse ao profeta Oséias: “o meu povo perece por falta de conhecimento.”
… E é exatamente a ignorância que faz com que sejam enganados e não saibam reconhecer a multiforme manifestação de Deus. O problema é colocarmos uma pintura de Deus dentro de uma gaiola. Deus é ilimitado e, enquanto limitados, não podemos pintá-lo à nossa imagem e semelhança, nem prendê-lo na gaiola de nossos próprios conceitos.
Sim, acredito que a verdade não nos pertence. Acredito em Deus através da imagem de seu filho Jesus. Creio por meio da fé, e quanto mais provo a minha fé, quanto mais aproximo conhecimento e fé, desembaço a imagem de Deus e fortaleço a fé que Ele me deu pra cuidar.
Um abraço!