A reflexão
O piloto Antoine Saint-Exupery (1900-1944), um dos maiores escritores franceses deste século, tornou-se mundial-mente conhecido com seu “O pequeno príncipe”. Aqui, um trecho de “Vento, areia, estrelas”:“É difícil descrever o que se passa em minha alma. Olho para o céu vejo milhares de estrelas soltas pelo universo, enquanto eu permaneço preso a estas areias.
Mas, embora meu corpo esteja aqui, um pouco de mim é capaz de viajar por este céu, e levar-me a mundos desconhecidos. Então, vejo que meus sonhos são tão reais e concretos como estas dunas, esta lua, estas coisas que me cercam.
Meus sonhos permitem que eu crie e habite num reino mais poderoso que este império francês. Eles vão me ajudar a construir o futuro, uma casa – porque a beleza das casas não reside no fato de que são feitas para abrigarem homens, mas na maneira em que são concebidas.
No dia em que eu construir minha casa, quero que ela consiga dizer algo. Que ela seja um sinal, um símbolo. Deixarei que a casa de meus sonhos surja do meu interior, como a água surge da fonte, ou a lua do horizonte”.
Sant-Éxupery jamais realizou este sonho; o avião que pilotava desapareceu, cruzando o Mediterrâneo, durante a II Guerra Mundial.
23 novembro, 2007 as 9:13 am
BOM DIA PAULO,EU LI ESSE LIVRO QUANDO TINHA 13 ANOS ,”ENTENDI ELE DE UMA FORMA DE FANTASIAS SONHOS LINDOS,” LI COM 15 ANOS E JÁ ENTENDI DE OUTRA FORMA UMA FORMA MAIS IDEALISTA ERA MEU LIVRO DE CABEÇEIRA , LI COM 25 ACHEI QUE TUDO ERA FANTASIA DA MINHA CABEÇA E LI AGORA AOS 44 ANOS , E VOLTEI A OLHAR ESTRELAS E SONHAR NOVAMENTE…TODO MUNDO DEVERIA LER ESSE LIVRO EM VARIAS FAZES DA VIDA ,ASSIM COMO FAÇOS COM SEUS LIVROS ,COMECEI QUANDO VC LANÇOU O PRIMEIRO E FIQUEI FASCINADA COM AQUELE HOMEM QUE ENTENDIA DE MAGIA E PASSOU A ENTERDER A ALMA DAS MULHERES , “A MINHA ALMA” E CADA FEZ QUE LEIO DE NOVO ENTENDO MAIS É AGRADEÇO A DEUS POR TER SALVADO MINHA ALMA VARIAS VEZES…
VOCE É SIMPLESMENTE DEMAIS FICA COM DEUS AMÉM
(ESPERO QUE ESCREVA UM PROXIMO LIVRO COM UMA HISTORIA DE AMOR BEM LINDA)
23 novembro, 2007 as 9:13 am
pelo o que eu sei, quem nasceu há dez mil anos atrás foi o Elvis Presley. li no enunciado do seu blog, na página com todos os blogs e colunas, no g1 da globo.com, que o senhor “nasceu há dez mil anos atrás”. também li na capa de um disco de vinil do Elvis Presley que foi ele quem fez a música. achei estranho. muito estranho.
23 novembro, 2007 as 9:37 am
“Sant-Éxupery jamais realizou este sonho; o avião que pilotava desapareceu, cruzando o Mediterrâneo, durante a II Guerra Mundial.”
Talvez ele tenha realizado essa experiencia, mas com outro enfoque…
Talvez tenha sido a melhor experiencia para ele, ja que ele estava num mundo de guerras…
23 novembro, 2007 as 10:53 am
O que está dentro de mim pertence ao mundo, e o mundo pertence à minha pessoa!
23 novembro, 2007 as 2:46 pm
Linda a mensagem, mas hoje não estou inspirada para que meu interior possa aflorar e dizer o que penso. Infelizmente a minha alma anda em turbilhões de sentimentos, muitos negativos, capazes de afrontar o mundo. Ainda não cheguei ao paltamar de controlar os sentimentos negativos, mas passam rapidamente, só que deixam marcas. Ultimamente sou capaz de não ter sentimentos, estou me deixando me envolver na atmosferas das trevas… e elas estão sem me testando os meus limites. E os meus limites está fazendo buscar a Justiça dos homens e Deus. Não tenho mais medo de enfrenta-los, agora sei até onde são capazes de chegar e eu serei capaz de destruí-los, não por maldade, mas para a paz na terra. Hoje estou de baixo astral… mas não ligue isto passa…
23 novembro, 2007 as 6:35 pm
Achei a mensagem maravilhosa, linda !
Iluminou o meu dia !
muitos beijos,
Mari Raphael.
23 novembro, 2007 as 9:08 pm
Assim como a casa dos sonhos de Saint- Éxupery todos os nossos gestos, atitudes, façanhas materiaris têm um significado muito profundo, são um símbolo para nós. Isso nos representa frente às outras pessoas e exteroriza nosso interior humano. Em torno de tudo ao nosso redor há emoção com suas inúmeras variáveis. Justamente por isso nos tornamos criaturas privilegiadas, pois entendemos nossos sentimentos e isso é divino. Portanto, desde um simples objeto pessoal, nosso lar, são extensões do nosso ser, são energia que manifestamos no universo e trazemos para junto de nós. Assim outras pessoas ficam felizes com nosso sucesso transmitindo energia positiva para nós e para todo o universo, gerando um bem-estar divino. Isso podemos chamar de felicidade.
23 novembro, 2007 as 9:26 pm
Realmente,
… os nossos sonhos são sem limites, sem esféricos, sem barreiras, somos livres para desejar um pais com a nossa cara , com nosso ideal, mas esquecemos que as vezes a fatalidade vem ate nos e não tem ninguém para dar continuidade a ele , então eles morrem…
Adorei esta reflexão
Luciana
23 novembro, 2007 as 10:06 pm
Pode não ter conseguido construir uma casa física, mas entendo que concebeu algo muito mais duradouro para o futuro. Acabou conseguindo dizer algo, deixou seu sinal, seu símbolo. Sendo assim, seu sonho foi realizado. Será que estou tão errado ?
23 novembro, 2007 as 10:59 pm
Esse é um trecho do Pequeno Príncipe?
Se sim , devo le-lo pra ontem.
A Coluna está ótima, é de fato muito bom ler mensagem para a alma once in a while.
Grande abraço
24 novembro, 2007 as 1:31 pm
Um dos maiores engodos da literatura. A leitura das obras de Saint-Exupery nao e’ recomendavel para adolescentes burgueses e romanticos – os unicos com poder aquisitivo para comprar os livros dele – porque pode provocar senilidade precoce, apatia e tuberculose.
25 novembro, 2007 as 1:29 pm
Ele construiu algo, que se tornou um símbolo, que representou o interior do autor, como a água que surgiu da fonte e o poço que apareceu no meio do deserto. Talvez não uma casa material, mas será que ele não realizou seu sonho ao adentrar em milhares de casas e criar dentro de cada leitor do livro O Pequeno Principe, um pouco de todo o sentimento poderoso que ele tinha dentro?
Na verdade, acho que ele realizou mais que seu sonho.Ele foi além.
26 novembro, 2007 as 12:33 pm
O PENSAMENTO TEM FORÇA CRIADORA ,TUDO QUE DESEJAMOS JA EXISTE REALMENTE.
28 novembro, 2007 as 2:20 pm
Antoine Saint-Exupery. eu tenho uim pequeno trexo desse escritor um trexo tirado do livro: [O PEQUENO PRINCIPE]…Assim, o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse…
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vai chorar!
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada!
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo. (Antoine Saint-Exupery.) ah sou sua fâ paulo tenho todos os seus livros um dos que mais gostei é (O MANUAL DO GUERREIRO DA LUZ)
28 dezembro, 2007 as 11:45 am
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
10 janeiro, 2008 as 3:26 pm
tenho 37 anos e entrei nessa pagina pesquizando o porque de meu sonho ainda nao ter se realizado, as coisas nem sempre sao como queremos? de onde vem o meu sonho? devo continuar com o memo sonho? ou devo muda-lo? e adequar ele a minha idade? ou ate mesmo mudar de sonho? estaria sendo verdadeiro comigo? estou sendo fraco? nao quero ser uma pessoa frustrada? mais eu ainda sonho!
16 março, 2008 as 3:32 pm
Nunca realizou?Como vc sabe?Quem sabe a serpente não reapareceu em outra forma e segundo sua vontade,para realizar o desejo de reencontrar o seu príncipe?
29 abril, 2009 as 6:09 pm
Paulo há algum tempo conheci trechos deste livro em algumas leitura de Leo Buscaglia, e procuro este livro sem sucesso será que você poderia me ajudar a encontrá-lo?
Onde eu consigo uma edição deste deste maravilhoso livro?
Me responda pelo e-mail por favor.
22 outubro, 2009 as 11:36 am
Paulo. Li um artigo a reflexão falando do livro vento arei e estrelas de Saint- Exupery, gostaria de ler este livro mas não encontro.
Gostaria que indicasse onde poderia encontralo.