Roma: Isabella volta do Nepal
Encontro Isabella num restaurante que costumávamos ir porque está sempre vazio, embora a comida seja excelente. Ela me conta que, durante sua viagem ao Nepal, passou algumas semanas em um mosteiro. Certa tarde, passeava nas redondezas com um monge, quando ele abriu a bolsa que carregava, e ficou um longo tempo olhando o seu conteúdo. Logo em seguida, comentou com minha amiga:
- “Sabe que as bananas podem lhe ensinar o significado da existência?”
Tirou uma banana podre de dentro da bolsa, e jogou-a fora.
- “Esta é a vida que passou, não foi aproveitada no momento certo, e agora é tarde demais”.
Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde, mostrou-a, e tornou a guardá-la.
- “Esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo”.
Finalmente, tirou uma banana madura, descascou-a, e dividiu-a com Isabella.
- “Este é o momento presente. Saiba devorá-lo sem medo ou culpa”.
27 agosto, 2007 as 8:05 am
Nunca uma verdade foi tão verdade, é assim mesmo, a vida é a presente, porque o que passou não volta mais e o que virá será mistério, portato, o exemplo da banana foi perfeitíssimo.
27 agosto, 2007 as 9:07 am
oi tudo bem, meu nome é Dionara C. Farias, tenho 19 anos, e queria saber de uma coisa, tem como, por favor é um sonho de criança, ser atora ou cantora, sou adventista e canto na igreja, mas não lancei cd nenhum, sou de Laguna, e vim morar com um amigo em Santos para ver se minha sorte muda, eu fui maltratada pelos meus pais, por causa de religião e militarismo, sou bem linda, olhos mel, sou alta, sei me cuidar e sou tipo a Cheilla Carvalhos, mas gsotaria muitissimo conhecer ana maria braga, pois eu posso até mandar o roteiro de minha vida á vc. bjux amo te, e que Deus te abençoe
27 agosto, 2007 as 9:34 am
Bom dia paulo , infelizmente estou jogando fora todas as minhas bananas ,sera que ainda restara alguma pro futuro…Esse exemplo serve direitinho para mim todo dia jogo a minha vida fora bem devagar sera que um dia vou entender o signficado da minha existencia . Meu marido me falou que tem pessoas que passam a vida buscando alguma coisa e nunca acham e disse que eu sou assim sera??? QUE DEUS TE ILUMINE AMÉM
27 agosto, 2007 as 10:16 am
péssimo exemplo… tanto em magnitude quanto em amplitude… Talvez você deva estudar mais, conhecer mais “verdades” antes de tentar escrevê-las por espasmos epiléticos
27 agosto, 2007 as 11:31 am
Bonita mensagem.Não adianta nos precipitar-mos tudo tem seu tempo certo.
27 agosto, 2007 as 12:06 pm
Um dos meus maiores dramas é não saber viver o presente como deve ser vivido!
27 agosto, 2007 as 2:38 pm
Deus deu esta nome pq é isso verdadeiramente PRESENTE!!!Amei esta mensagem.
27 agosto, 2007 as 9:40 pm
Noosssa!Uma história tão simples e tão oportuna!Vou absorver!Estou tb acompanhando as 7 palavras em sua coluna no jornal aos domingos.Tomei a liberdade de linkar esta sua page no meu blog,ok?Tenha uma ótima semana.
27 agosto, 2007 as 10:09 pm
Quando a vida tem uma razão ou um objetivo; que a torne feliz.
Todas as bananas serão devoradas e nenhuma irá apodrecer.
Mas não podemos nos arrepender das bananas não comidas; talvez aquele momento não fosse o momento ideal, pois não podemos saborear tudo que está pela frente.
Le Cheval Fou 05-03-1900
27 agosto, 2007 as 10:54 pm
é isso viver o presente.
27 agosto, 2007 as 11:22 pm
Um ensinamento simples e verdadeiro.
Legal!
Mas o jeito belo com que você escreve é que faz a diferença e toca nosso coração como se fosse poesia.
Ela abriu o presente e sorriu.
bacana!
beijos,
Mari Raphael.
28 agosto, 2007 as 7:19 am
sem dúvida… a vida as vezes tem poucas oportunidades por isso temos que aproveitar o momento certo…
abraços…
28 agosto, 2007 as 1:27 pm
Só sei que Jesus Cristo é o verdadeiro caminho ELE cura, liberta e nos salva. Não precisamos de meditações e religiões para acha-lo, basta chamarmos por ELE. O proprio Jesus fala a cada um de nós: MATEUS 11:28-29-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
28 agosto, 2007 as 2:54 pm
oh, genial!…Quanta besteira escrita, aqui. Realmente, o marketing pessoal faria até um chimpanzé entrar pra academia de letras. Sem bananas podres. Mas às vezes é melhor apodrecer por fora, e não por dentro.
29 agosto, 2007 as 3:54 pm
muito facil de ser compreedido o comentario mas o dificil e segui-lo ao pe da letra…eu mesmo no presente momento estou tao conturbada com uma certa situacao que prefiro comer bananas verdes e despresar total a banana madura,ou melhor,estou apenas olhando a banana madura pois nao vejo a hora de ve-la apodreser e saber que o futuro chegou…
30 agosto, 2007 as 8:07 am
É uma das mensagem passada mais bela que já ouvi, você fez de uma forma simples, existiu um toque suave e puro de se passar ao tão complexo para muitas pessoas que gostam e querem antecipar o seu futuro, não sabem fazer valer a pena, quer dizer, correr atrás agora no presente e esperar o futuro acontecer e outras ainda ficam relembrando e se ferindo por um passado que não voltarar a se amadurecer.
Perfeito, parabéns.
31 agosto, 2007 as 11:31 am
É muito facíl compreendemos o exemplo das bananas, quando adquirimos expêriencias na vida….
1 setembro, 2007 as 10:14 pm
Após ler 11 minutos, compreendi sua preferência em encontrar a melhor história, e seu personagem. Sem essa de enviar-lhe “roteiro de vida”, que cada um escreva seu prório livro, senão, espere ser homenageado, (infelizmente homenagens ocorrem após o de cujus).
Parabéns por sua trajetória, em alguns momentos, pensei que irias desviar-se, porém seu conteúdo, (alma?), sempre em atualização, não perdeu a substância.
Gostaria de saber mais sobre a Tradição, e como uma pessoa comum consegue percorrer o poderoso caminho de Santiago, depois o de Roma, com todo seu carisma, Jerusalém e a via crucis, o secreto…
Quando Jesus Retornar, não o fará para alguns, ele o faz para todos, preciso prosseguir em minha caminhada, se você realmente ler esta mensagem, datavênia, guia-me, pois preciso caminhar…
5 setembro, 2007 as 10:16 pm
é isso paulo senso de oportunidade exata, bom senso, quantas vezes aos meus 55 anos de existência comi banans estragadas e verdes, hoje estou prestes a ter talvez a derradeira banana madura da minha vida e estão tirando-a de mim pela minha extrema pobresa franciscana. É triste constatar quando tive bens não os soube aproveitar para ser apnes humano, agora que nada tenho mais construí uma história de vida com muito sofrimento, ser apenas não basta, Tende misericórdia Senhor Jesus, faz-me Justiça dai-me prosperidade e uma próxima velhice ditosa ou se tira-me o meu bem precioso, minha bem amda tira-me também o sopro da vida. obrigado amém