Por que o mundo ficou melhor depois da Rio+20
O vídeo do Cidades e Soluções revela um esforço coletivo de reportagem para registrar – com todas as óbvias limitações inerentes à essa missão – o que de importante houve nos dias da Rio+20, especialmente nos eventos paralelos à cúpula dos chefes de Estado. De viva voz, as pessoas que participaram desses movimentos expressam os resultados alcançados. Esse mosaico de ideias e atitudes configura um dos mais belos retratos de como a sociedade civil organizada – e outras esferas de governo – não desperdiçou tempo no Rio.
Da mobilização dos prefeitos da C-40 ao programa Municípios Verdes no Pará.
Da espiritualidade contagiante de Leonardo Boff ao esmero tecnológico sustentável da dupla Imazon/Google.
Da erudição engajada de quem foi presidente (FHC) à forma esverdeada de fazer política de quem quase chegou lá (Marina).
Um formigueiro humano alastrou o vírus da “cidadania ecológica planetária” a partir do Aterro do Flamengo.
As mais incríveis e revolucionárias ideias foram transmitidas on line pelo do TedxRio+20 no Forte de Copacabana.
O consistente avanço do conhecimento científico na PUC.
Você pode até continuar achando que a Rio+20 não teve resultados importantes.
Mas o fato é que, a partir da Conferência, o mundo ficou melhor.
Se os governantes hesitam, há quem tome a dianteira e faça a diferença em favor de um mundo melhor e mais justo.
O mundo que nós queremos.
22 junho, 2012 as 14:05
André,
Concordo com você.
É muito importante a mobilização e mudança de consciência. Cada um deve fazer a sua parte, na construção de um mundo melhor.
Parabéns pela excelente cobertura da Conferência!
Que Deus o abençoe e proteja sempre.
22 junho, 2012 as 14:09
Excelente matéria!
Parabéns pelo alcance da cobertura. Grande inspiração.
Abraço,
22 junho, 2012 as 14:19
Creio que o movimento em torno da sustentabilidade é talvez o mais importante movimento social de nossos dias. Me arrisco a dizer que trata-se também de um movimento ideológico. Ainda falta muito, mas a sociedade vai obrigar os governos a seguir este caminho, mais cedo ou mais tarde. No entanto a própria sociedade, organizações civis e os indivíduos também precisam fazer a sua parte.
Falando de sensações e sentimentos não deixa de ser acolhedor ver tanta gente diferente caminhando na mesma direção. Aquele sentimento de solidão imposto pela forma de vida atual chega a ser esquecida nestes dias de Rio de Janeiro verde, azul, amarelo, vermelho….
Um abraço e continue com o seu trabalho, ele é muito relevante.
22 junho, 2012 as 14:21
Não creio que a RIO+20 ou qualquer conferência semelhante nos últimos 30 anos tenha tido qualquer relevância em favor da causa da sustentabilidade. O problema é que esses eventos tem buscado infantilmente colocar nas mãos de governantes a parte mais importante de qualquer meta que é a AÇÃO correspondente. Sem as ações relevantes e apropriadas, conferências como essa não passam de um fórum de “boas intenções” – e o inferno está cheio delas. Está na hora das pessoas inteligentes mudarem o foco da ação para os cidadãos, pessoas, gente, ao invés de governos. A palavra “sustentabilidade” (bonita do ponto de vista intelectual mas sem essência prática) virou piada, sinônimo de falta de ações e compromisso – veja quantos governantes de “alto nível” discursaram na conferência, por exemplo. Aliás, não precisamos de discurso. Por isso vamos trocar “sustentabilidade” por “sobrevivência”, focar na educação das pessoas e deixar em suas mãos as ações resultantes – isso sim seria uma mensagem que os governos e empresas entenderiam – e o futuro agradeceria.
22 junho, 2012 as 14:24
Oi Trigueiro.
Adorei o texto. Estou trabalhando aqui na conferência e tive exatamente essa visão. Foi o que fez valer a pena.
Abraços.
22 junho, 2012 as 14:56
Pois é André,agora temos deveres a cumprir,de fato com a Rio+20 o mundo tende a ser melhor!!E as pessoas mais conscientes daquilo que cada um deve fazer.Fico Feliz e agora entendo o quanto isso é importante para um Mundo mais Humano e Sustentável.
Parabéns pela cobertura no Evento e por suas reportagens exibidas no Jornal Nacional.
Grata por vc ter escrito os livros pra nós!!O do meu marido já está entregue!!!!.
Obrigada.
Att.
Edna B.S
22 junho, 2012 as 15:28
André, respeito muito a seriedade do seu trabalho, porém não as besteiras da Marina e muitas outras plantadas politicamente (ou financeiramente). Os seus programas são uma beleza de bons exemplos, reais, diários. Só não sei qual é o “Mundo que nós queremos”. Quem? o da Via Campesina que quer matar a Katia Abreu? o da velhinha que teve sua casa destruida por uma árvore porque não a deixaram cortar? ou o mundo ecológico da Shell (sim me agarraram em Amsterdam para que eu visse como eles prezam o meio-ambiente (ao invés dos malvados brasileiros que matam índios e destroem as florestas!)? Ou Londres que enganou minha esposa, dizendo-lhe que lá, todos os ônibus eram elétrico “sem poluição” – e não são?
O mundo que eu quero, garantidamente é “lógico” e obrigatoriamente tem de ter “eco” em todos os povos.
22 junho, 2012 as 16:15
Admirável sua boa vontade, André, mas há 20 anosideias tão ou mais interessantes como essas da Rio+20 foram esboçadas e relegadas a segundo plano pelos ricos do mundo.
22 junho, 2012 as 16:34
O mundo ficou melhor… patético.. totalmente utópico e não passa de um discurso bonito para pessoas desinformadas
22 junho, 2012 as 16:52
Brilhante!
André, parabéns a você e toda sua equipe pelo trabalho. Vi todo o vídeo e em seguida li o seu post. Enfim, \"o mundo que nós queremos\" com certeza estará mais perto a partir de agora.
Grande abraço!
22 junho, 2012 as 17:02
Só esqueceram de avisar aos pobres sem teto do sertão nordestino, as grandes madereiras, as imensas industrias que nem sequer sabe sobre o “maravilhoso” protocolo de kyoto e tantos outros que com certeza vão largar o lucro para ajudar o mundo.
Alias o pao de queijo organico custando 7 reais e pratos individuais custando 52 é so uma mostra de que realmente o mundo e a rio+ 20 pensam global.
So pra nao esquecer que teve alojamento do governo que serviram comida estragada…
Realmente o mundo ja está melhor e nos ja fomos menos hipocritas
22 junho, 2012 as 17:33
André, seu apelido agora é Poliana!
Dizer que o Mundo ficou mais interessante depois desse fracasso é querer forçar demais!!!! Ou ser hipócrita!
22 junho, 2012 as 17:50
Ache muito engraçado e resumido o texto.
22 junho, 2012 as 18:24
André, desculpe usar seu espaço, mas tenho uma dúvida que gostaria que esclarecer. Por acaso você já jogou voleibol no flamengo? Esta dúvida inusitada deve-se ao fato de ter presenciado uma cena curiosa que sempre vem a lembrança quando te vejo no Jornal. Fui atleta do fluminense (mais velho que você) e assisita a um jogo de mirim ou talvez infantil, na gávea. O jogo estava no final (dois pontos vencedores consectivos), quando um jogador do Fla foi sacar e, após o apito do árbitro, antes de sacar, este atleta faz o name do pai (quase chorando) e finalmente saca. Acertou o saque! não lembro quem ganhou o jogo, mas tenho quase certeza de que este menino era você.
Desculpe mais uma vez, mas se puder tirar esta dúvida.
Parabéns pelo seu trabalho!
Grato
Carlos M. Guimarães.
22 junho, 2012 as 18:25
O que deve verdadeiramente ser discutido na RIO+20 são dois pontos básicos:
1. CONTROLE DA POPULAÇÃO HUMANA SOBRE O PLANETA
2. DISCUSSÃO SOBRE UM NOVO MODELO ECONÔMICO
1. A população se multiplicou de tal forma nos últimos anos que não há mais espaços para os outros seres vivos (FAUNA e FLORA), pois não adianta nos aglomerarmos em cidades, se todas as terras em volta das mesmas são excessivamente exploradas para abastecer o ser humano (pastagens, agriculturas, recursos hídricos, recursos minerais, etc.). Temos que compatibilizar a convivência de todos os seres vivos sobre o planeta e nós, como seres “supremos”, deveremos dar o exemplo de respeito e oportunidade para todos!
2. O atual modelo econômico é incompatível com a proteção do meio ambiente. Toda a sociedade deve se debruçar numa discussão sobre a forma de conduzir os bens do planeta sem ganância e, quem sabe, sem lucros? Um modelo inédito, diferente de tudo que já foi pensado anteriormente.
Então vamos parar com a hipocrisia e o medo de encarar a verdade dos fatos? Vamos criar uma nova filosofia no que diz respeito às questões sociais, éticas, espirituais, políticas e econômicas, sem abrir mão da ciência, tecnologia e principalmente do bom senso?
Não temos que pensar só na humanidade, temos que pensar em todos os seres vivos que habitam este planeta!
22 junho, 2012 as 19:51
…maravilha de resumo!
Focaram bem o que de mais positivo aconteceu e deixam para nós todos uma bela noção do real estado do planeta e dos seus decisores.
Temos muito por fazer….e juntos, com o vosso precioso trabalho iremos com certeza ver dias melhores.
Parabéns André e a todo o time de profissionais competentes !
um abraço carinhoso da Bahia
Carlos,Gabi e Mel
22 junho, 2012 as 20:24
Meu irmão..fico feliz por seu otimismo! Mas, sejamos práticos! O que REALMENTE a Rio+20 deixou de concreto? NADA!!!
22 junho, 2012 as 22:22
Por mais que buscássemos, por meio de telejornais e outros mios de comunicação, não seria possível ficarmos tão bem informados como nos deixou esta maravilhosa série de reportagens. Um verdadeiro presente para aqueles que sentem um ‘’gostinho’’ de que estão alheios ao que ocorreu em torno da Rio+20.
23 junho, 2012 as 0:00
Ficou?
23 junho, 2012 as 0:14
Boa Noite,
Primeiramente, gostaria que sobesse que sou sua fã e adoro seu trabalho, parabéns.
Quero ainda resaltar aqui minha preocupação particular frente aos problema ambientais, para isso estou fazendo minha monografia para obtenção final do grau de bacharel em secretariado executivo bilingue e o Tema escolhido é Sustentabilidade Corporativa e o Profissional de Secretariado Executivo; para que a diferença seja feita independete da profissão, enfim gostaria muito que se pudesse comentar no seu blog sobre as questões ambientais enfrentadas do ponto de vista corporativo eu agradeceria e ainda sobre mercado verde tanto falado mais pouco mais que na prática não é bem assim que funciona, e sobre atitudes sustentáveis adaptaveis ao meio organizacional.
Grata,
Roselaine Oliveira
23 junho, 2012 as 4:48
Parabéns pelo trabalho.
Mas o que eu acho do resultado da Conferência? Pouco. Mui pouco.
23 junho, 2012 as 21:07
Parabés a toda a equipe por este belo trabalho
24 junho, 2012 as 0:32
André,
Gosto muito do seu trabalho e da forma como você procura através do jornalismo mostrar para a população o que está acontecendo com a humanidade na Terra. Me sinto triste quando penso nas futuras gerações e posso dizer que a partir do momento que tomei uma consciência maior sobre o futuro incerto devido a nosso modo de vida tão predatório, resolvi estudar Gestão Ambiental. Acredito que podemos mudar, mas o caminho não é fácil, Necessitamos urgentemente de educação ambiental nas escolas de todo o país, mas se nem educação fundamental o Brasil consegue levar a todos os brasileiros, me dá desanimo, quero poder acreditar que daremos uma virada, que faremos a diferença, Quem sabe um dia me contagio com seu otimismo, um abraço!!!!
25 junho, 2012 as 14:05
André,
Parabens pela reportagem, e sou obrigado a concordar FHC, o grande impacto da RIO+20 não o documento gerado, o papel sem poder de lei não atua nem muda nada, o grande poder do evento esta nas IDEIAS geradas e transmitidas, pois isso sim tem poder de mudar e melhorar o mundo.
25 junho, 2012 as 14:43
Adorei a reportagem e ficou ótimo o resumo do que aconteceu na RIO+20.
Fico triste pelo motivo de haver tantas manifestações, mas pouco foram ouvidos os reclames daqueles que lutam todos os dias por dias melhores para todos aqueles que vivem no planeta Terra. Muitos deles, os representantes governamentais que eles também estão nessa mesma espaçonave chama Terra. São individualistas e isso tem que mudar!
É muito difícil consumir e preservar. É algo educacional que deve ser feito desde de pequeno, com as crianças e não apenas nas escolas, mas nas famílias, nos meios de comunicação principalmente os de massa onde se faça sentir realmente a onda verde.
25 junho, 2012 as 17:30
A Rio+20 foi positiva no sentido de mobilizar milhares de pessoas para uma reflexão séria sobre a situação do nosso planeta Azul.
Apesar de muitos devaneios científicos especulando outros planetas para morar, a verdade é que esse é a nossa única morada no universo, e muito provavelmente sempre será, é necessário cudar bem dela.
Para cuidar bem da “Nossa Casa” são necessárias ações locais e diárias na vida de cada habitante do planeta.
Se desapegar de tecnologias e ações político-econômicas perniciosas como toda e qualquer guerra, unsinas e armas nucleares, agrotóxicos (agricultura orgânica é que realmente dá futuro, do contrário morreremos todos envenenados por defencivos agrícolas). Manipulações irresponsáveis e indevidas do código genético de plantas e seres vivos, veículos emissores de gases tóxicos, etc
Todos nós somos responsáveis para transformar um mundo caótico rumoa destruição total, para um mundo maravilhoso e verdadeiramente sustentável.
As ferramentas soluções já existem a décadas, vamos conhece-las e usa-las em nosso dia a dia.
Dessa forma o futuro realmente existirá
Todas mãos a obra!!! )
4 julho, 2012 as 23:23
Excelente Blog André.
Parabéns. Deus te abençoe!
4 julho, 2012 as 23:58
O resumo focou muito nos pontos positivos…
É, esqueceram de dizer que municípios verdes não passam de uma mera FARSA. É, é isso mesmo, digo e repito;”UMA FARSA!!!”
Esqueceram de mencionar que existem uma população de miseráveis que mal encontra pão para se alimentar pelo menos duas vezes por semana…
Esqueceram de mencionar que o que se faz hoje nos municípios verdes não é reflorestameto. Fazem apenas plantar gado em forma de árvores e que depois de alguns miseráveis anos vem e abatem para produzir papel (que, posteriormente, gerará mais resíduos para o meio ambiente)…
Esqueceram de mencionar que as empresas que mais poluem são as que menos se mobilizam para a preservação do meio ambiente, e continuam ainda a destruir ambientes aquáticos e edáficos…
Sinceramente, gente, eu esperava decisões mais fortes dessa conferência, e nãoalgo que fizesse para esconder as mazelas da população e continuar alimentando o CINISMO, a FALTA DE VERGONHA dos governantes e empresas, o DESINTERESSE pelas causas ambientais…
Ps: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONCILIA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, RESPEITO SOCIAL E VIABILIDADE ECONÔMICA E NÃO CABE NOS LIMITES DO MODELO DE SESENVOLVIMENTO IMPLANTADO NOS PAÍSES CAPITALISTAS. Sejamos menos hipócritas, por favor…
12 julho, 2012 as 16:09
Adorei esta reportagem.
Pena que não pude estar presente neste evento
22 outubro, 2012 as 11:29
É muito bom saber que o mundo ficou diferente depois de um dos melhores programas de desenvolvimento sustentavel, posso garantir que será muito dificil fazer com que todo mundo viva de forma plena, pois estamos no mundo onde poucos tem muito, e muitos tem pouco, porem não estou dizendo que não será impossivel, gostei muito do texto e do projeto do Rio + 20, só quero ressaltar que todo projeto deve ser apresentado em todo o mundo e torn-lo concreto aos olhos da humanidade.