Mais adegas!
Olá pessoal! Estou de volta ao blog do Hoje em Casa e muito feliz em poder compartilhar com vocês algumas ideias e projetos!
No sábado passado, a Cris mostrou como fazer uma adega sob medida. Hoje, queria mostrar outras soluções para quem quer ter uma adega, mas não tem tanta aptidão no famoso faça você mesmo. Claro que várias ideias que vou mostrar podem ser executadas por vocês, mas podem também ser compradas prontas ou construídas por um profissional.
No final, ainda mostro como encaixar uma adega climatizada em duas situações, na cozinha ou na sala, mas escondida. Ter um lugar apropriado para a adega num projeto é sempre uma aventura!
Veja abaixo um ambiente exterior, um terraço para refeições, onde a adega fica abaixo da bancada de trabalho. Aqui ela é composta por elementos hexagonais de cerâmica que servem perfeitamente para o armazenamento das garrafas na horizontal. Eles podem ser apenas empilhados, embora seja importante ter elementos de contenção para que não se separem.
Abaixo um detalhe deste projeto. Repare que algumas peças tiveram que ser cortadas para encaixar perfeitamente no avo disponível. Estas peças não terão nenhuma utilidade, mas compõe o conjunto. Aqui elas foram deixadas na sua cor natural, mas também podem ser pintadas.
Na cozinha abaixo, temos uma outra opção de adega. Este modelo em madeira é composto por várias peças e pode ser montado por você facilmente. Ele é bastante leve e pode ser colocado em qualquer espaço que você tenha disponível.
No detalhe, um close no modelo já pronto em madeira, que você pode encontrar em home centers e casas que vendam itens organizadores.
Se você optar por um modelo climatizado, há sempre a opção de colocá-la solta no ambiente, sem nenhum aparato especial. Alguns acreditam que expor a adega na área social pode soar um pouco pedante – uma forma de mostrar que você tem uma adega. Eu, particularmente, prefiro que ela esteja dentro de um armário ou então na cozinha.
Neste primeiro projeto, temos a adega dentro de um armário da sala, que faz as vezes de um bar. Importante frisar que por se tratar de um equipamento que gera calor, a adega precisa ficar em um local ventilado. Repare que temos na rodapé e no roda teto deste armário uns vincos que permitem que o espaço interno do armário tenha entrada de ar fresco por baixo e saída de ar quente por cima. Na lateral do armário também temos um rasgo que vai de cima abaixo com a mesma função.
Uma vez aberto o armário, revela a adega em seu interior, o que deixa a aparência do ambiente da sala mais leve e sem tantas interferências.
Já neste segundo projeto, um espaço na cozinha foi destinado para a adega. Trata-se de uma área da cozinha que pode ser integrada a área social, porém aqui ela fica mais preservada, embora não tenhamos fechado ela dentro de um armário desta vez – ela é apenas envolta por uma bancada de pedra.
Deu para ver que existem mil opções para que você tenha uma adega na sua casa. Agora é só encontrar a que se adequa melhor as suas necessidades e mandar ver! Boa sorte!
Adorei o fogão amarelo! Quero um!