Formulário de Busca

Ideias criativas para sua reforma

sáb, 25/01/14
por Maira Del Nero |

 

Se você já está cansado dos seus móveis ou ganhou uma peça antiga da sua avó e não sabe o que fazer com ela, não se desespere, com alguns poucos ajuste é possível repaginar tudo isso e criar um visual novo para sua casa. Cadeiras antigas podem receber uma camada de tinta esmalte e um estofado novo. Utilizar modelos diferentes de cadeiras também dá um ar descolado ao ambiente. Como vimos no vídeo sobre repúblicas deste sábado, é muito comum cada um trazer para a nova casa algo que já não era utilizado na casa dos pais.  Reaproveitar móveis antigos é um modo barato e rápido de decorar ambientes.

 

 

 

Neste restaurante as cadeiras foram pintadas de cores diferentes e a bancada foi construída com cordas e uma tábua de madeira. As caixas de frutas nas prateleiras, foram pintadas e colocadas e funcionam como nichos para temperos.

 

 

 

 

 

 

 

Nesta cozinha cadeiras antigas também foram pintadas de cores diferentes. O louceiro antigo de madeira comprado em brechó  foi lixado e pintado com tinta esmalte azul. O aparador com gaveta em primeiro plano foi feito com madeira de demolição. Outra solução simples para reformas é utilizar cimento queimado no piso. Existem misturas prontas que podem ser aplicadas sobre o piso existente.

 

 

 

 

 

 

 

Esta imagem mostra como é possível utilizar diferentes tipos de cadeiras na mesma mesa.

 

 

 

 

 

 

Uma sugestão para economizar na hora de confeccionar móveis é utilizar  madeira proveniente de pallets, ou caixas de frutas. É possível fazer prateleiras, nichos, estantes e bases de camas. Veja dois exemplos: base de cama de casal feita de pallets envernizado e escurecido e cama de solteiro em quarto de criança feita de pallets na cor natural.

Iluminando o jardim

sáb, 18/01/14
por Cris Maia |
categoria Iluminação

 

O princípio básico para iluminar um jardim é definir o que vai ser iluminado e o que vai ficar escuro. Veja no vídeo abaixo o que mais é importante para ter um resultado legal (e claro, iluminado) na sua casa!

 

Clique aqui e veja a reportagem exibida no Jornal Hoje.

Mais inspiração

ter, 14/01/14
por Cris Maia |

 

Como prometido, no vídeo abaixo tem mais um monte de dicas legais para decorar a casa, com inspiração na decoração de restaurantes!

 

Inspiração para decorar

sáb, 11/01/14
por Cris Maia |

 

Neste sábado, mostramos como decorar a casa, usando como inspiração restaurantes. E não só para montar a cozinha ou o bar. Teve dica para vários ambientes.

Aqui no blog, a gente deixa mais dicas fáceis e criativas para inovar sua casa. Tem mesas feitas de caixotes, cortinas de fitas e mais um monte de dica bacana. Ao longo da semana, vamos publicar mais ideias. Fique de olho!

Clique aqui e reveja a reportagem exibida neste sábado (11).

 

Composições de quadros e molduras

sex, 10/01/14
por Maira Del Nero |

 

Decorar as paredes de nossas casas pode parecer uma tarefa difícil, mas se usarmos um pouco de criatividade conseguimos resultados interessantes e divertidos.

Como vimos na matéria de sábado existem várias maneiras diferentes de montar quadros com fotos, tecidos e outros materiais.

Vou mostrar aqui dois exemplos de como decorar uma parede com uma composição com quadros e molduras de diferentes tamanhos.

Neste quartinho de bebê foi elaborado uma composição de quadros e objetos em tons pastéis seguindo as cores do enxoval.  Em quartos de criança o ar mais descolado e casual é sempre bem vindo e a disposição dos quadros não precisa de alinhamentos ou simetrias.

Eu gosto muito de misturar objetos e letras em composições desse tipo. Se você não se sentir seguro para instalar os quadros de primeira, pode fazer um gabarito de papelão. Basta recortar o papelão do tamanho de cada quadro/objeto e fazer um teste antes.

 

 

O primeiro quadro da esquerda é um porta retrato de madeira com um poster feito no coreldraw com os dados do nascimento do bebê. O arquivo foi impresso em papel couche.

Você também pode misturar formatos nessas composições, como os dois quadrinhos redondos. O primeiro foi comprado em loja de decoração e o segundo é um porta retrato, que no lugar da foto, foi colocado um tecido estampado. Logo abaixo uma moldura de gesso comprada em loja de artesanato foi pintada de cinza e uma arvóre de mdf também comprada em loja de artesanato foi colocada direto na parede.

O quadro a direita também tem moldura de gesso pintada de branco. As letras foram recortadas em feltro e coladas em papel cartolina.  A casinha de passarinho é de mdf pintada. Abaixo dela foi colocado um porta retrato com uma foto estilizada do bebê, e por último a palavra amor feita com arame.

 

 

Esta composição foi feita para uma loja de roupas com porta retratos com fotos das coleções, molduras vazadas, letras e porta retratos com os tecidos da estação.

Neste caso foram utilizadas molduras de diferentes cores e formatos. Isso ajuda a dar um movimento para a decoração. Existem alguns alinhamentos que criam uma certa ordem na composição.

Os porta retratos que vão receber as fotos da coleção são molduras simples na cor preta e na madeira. Os porta retratos com os tecidos são de moldura caixa na cor branca. Todos podem ter as imagens e tecidos substituídos na próxima coleção. Por fim uma moldura mais trabalhada e envelhecida e  letras metálicas foram fixadas direto na parede.

 

Passo a passo: jardim vertical

qui, 09/01/14
por Maira Del Nero |
categoria Passo a passo

 

Os jardins verticais são uma ótima opção para corredores e jardins de inverno devido a falta de espaço. Com o uso de blocos cerâmicos ou de concreto podemos facilmente montar um em casa.

Vou mostrar neste post, o passo a passo de um jardim vertical suspenso que foi confeccionado em uma área de luz bem pequena em uma casa de vila. Como o local já era pavimentado, a solução foi utilizar vasos e uma cobrir o antigo piso com seixos e lajotas de barro.

 

 

 

1- Os módulos cerâmicos devem ser assentados ou aplicados em paredes e muros de alvenaria com o uso de argamassa tipo AC3. Antes do assentamento é preciso remover qualquer revestimento ou textura e picotar a parede para melhor aderência da argamassa.

Recomenda-se a impermeabilização da parede, evitando-se assim a possibilidade de eventuais problemas de umidade.

 

 

 

2- A instalação deve atender aos princípios básicos da alvenaria, utilizando-se sempre a meia peça para a amarração e melhor estruturação dos módulos. Os blocos podem ser assentados a partir do chão ou suspensos, como o da foto.

Neste caso é necessário utilizar uma mão francesa de cerâmica para suportar o peso dos módulos.

 

 

 

 

 

3- Depois de assentados, o próximo passo é o destacamento das travas das peças para criar uma canaleta que irá abrigar a terra e a irrigação.

Em seguida, deve-se rejuntar os módulos e finalizar com a impermeabilização dos blocos utilizando impermeabilizantes atóxicos.

 

 

 

 

 

4- Após a impermeabilização deve-se instalar o sistema de irrigação por gotejamento, que consiste em pequenas mangueiras perfuradas correndo dentro das canaletas. Estas mangueiras são alimentadas por uma tubulação instalada nas extremidades do muro verde , ocultadas por uma peça de fechamento especial em cerâmica.

Agora, os blocos podem receber vários tipos de acabamentos, como texturas, pintura e pastilhas de vidro. Neste caso utilizou-se tinta mineral a base de terra aplicada com brocha.

 

 

 

 

5-Para iniciar o plantio é necessário preencher as caneletas com substrato adequado e definir as espécies que se adaptarão melhor ao clima do local.

 

 

 

 

 

 

 

A foto abaixo ilustra outro exemplo de jardim vertical utilizando blocos cerâmicos instalados a partir do chão:

 

Paisagismo no Palete

sex, 03/01/14
por Cris Maia |

Tem muita gente de férias em casa, sem ter pegado a estrada… vamos aproveitar o tempinho pra começar o ano pondo a mão na massa? A gente pode bolar oficinas, colocar as crianças na roda e fazer um monte de arte e transformações baratinhas em casa. Vamos começar nosso faça você mesmo de 2014 aproveitando aquele muro sem graça e cobrir ele de verde? Os jardins verticais são uma ótima forma de ter plantas em qualquer espaço. Os paisagistas sempre orientam impermeabilizar a parede antes pra evitar infiltração. Vá numa casa de tinta, converse com um pintor de confiança que eles podem te indicar o material mais indicado pra sua necessidade. Feito isso, vamos às ideias!

O paisagista Paulo Broek usou uns paletes de madeira como base para o jardim vertical. Hoje é fácil de encontrar pra vender, mas procure, verifique bem a qualidade porque tem de tudo quanto é jeito. Você pode lixar, deixar ao natural, pintar tudo de uma cor… aqui o Paulo criou um painel usando três cores, uma para cada dois paletes. Eles foram fixados na parede formando um revestimento na vertical. alguns pedaços foram tampados por baixo pra que fosse possivel colocar a terra e formar os canteiros. Em cada um foram colocadas plantas diferentes, folhagens, samambaias, flores. Legal é intercalar com algumas pendentes, dão um efeito super legal. O melhor antes de escolher as plantas é observar o período e o tempo de ensolação do local onde você pretende fixar seu painel e trocar uma ideia com quem entende de planta. Mãos à obra!

 

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade