Na matéria de sábado passado mostramos como transformar um espaço vazio em um cantinho produzido. Para vocês que querem tentar fazer algo parecido em casa, separei algumas imagens das composições mostradas no Hoje em Casa.
O móvel antigo de bar, por exemplo, foi utilizado como mesa lateral e apoio para a máquina de café. A luminária que destaca os objetos da bandeja foi comprada em um brechó.
Na frente do bar, completando a composição, estão o banquinho dobrável de madeira e uma base de madeira onde foi colocada uma pilha de revistas.
A palavra em amarelo dá um ar mais despojado a esse cantinho!
Neste espaço, o baú de bambu foi encaixado na mesa de petisco e a diferença de altura criou um espaço para duas caixinhas. Sobre a mesinha estão apoiados um vaso de madeira, livros, porta retrato metálico e uma estilosa imagem de Nossa Senhora.
Essa composição além de charmosa é funcional, pois temos bastante espaço para guardar objetos e o banquinho de crochê pode ser utilizado também como apoio para calçar sapatos. A luminária articulável é artigo de brechó.
Dica: Uma composição com três peças principais sempre fica mais equilibrada. (mesinha, baú e banco de crochê)
Já este cantinho, que abriu a matéria, tem peças bem decorativas, todas com a palavra “LOVE”: cachepô de MDF em formato de casa, coração de MDF pintado e letra cortada em chapa metálica.
O banquinho de madeira de demolição e os livros de culinária completam a composição.
Dica: A distribuição das três peças principais também é muito importante. Ao utilizar alturas diferentes criamos um movimento que agrada o olhar.
No home office abaixo foram elaborados dois cantinhos diferentes; um com a sobreposição de malas e outro com quadros apoiados no chão.
Para completar a segunda composição, prendemos duas pilhas de revistas com um cinto, criando pequenos volumes. Note que aqui o número três e as diferentes alturas aparecem novamente!
A escrivaninha da foto foi desenhada por mim e executada em madeira de poda urbana (pinus). Esse tipo de madeira é proveniente de árvores que caíram ou precisaram ser removidas dentro da cidade de Campinas, tudo com a devida licença ambiental.