Original e Barato
Eu te desafio a criar.
Muitas vezes a criatividade é um exercício sabia? Nem sempre a melhor ideia surge de pura inspiração. Está sobrando um tempinho aí? Então pára pra pensar o que você pode fazer pra deixar sua casa mais original, interessante. Dá uma olhada em volta, aquele móvel sem graça poderia ganhar uma nova cara né? Aquela peça de ferro que você encontrou na caçamba do vizinho poderia se transformar em que? Está faltando um empurrãozinho? Então dá uma olhada nestas invenções de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam de mais uma edição do Morar Mais por Menos no Rio de Janeiro.
Um sofá feito com caixas de ovos. As arquitetas Marcella Bacellar e Renata Lemos resolveram empilhar 1.400 caixas para servir de base de sofá e também mesa de apoio neste living. Por cima um vidro grosso, almofadas e objetos de decoração. Repare no revestimento da parede. Parece cimento, mas não é. Elas usaram placas de material plástico em alto relevo facetado, a 15 reais o m2, aplicadas por elas mesmas com cola de sapateiro.
As arquitetas usaram ainda chapas de OSB, conhecidas também como tapume de obra, pra fazer a marcenaria da sala. Ela foi usada no forro da cozinha e para criar uma adega. Recortes feitos na madeira, iluminação embutida e um toque diferenciado na decoração.
Repare na imensa caixa de vidro que vai do chão ao teto com uma abertura no alto. Ela serve para guardar decorativamente as rolhas de vinho degustadas em casa.
As blogueiras e designers Vivianne Pontes e Viviane Visentin fizeram seis luminárias pendentes com cúpulas de funil de plástico pintadas com spray cobre. O fio elétrico preto foi coberto com fita isolante amarelo. Ficou ou não ficou com um ar descolado? E o melhor de tudo. Original e barato!
Pra completar, cavalete de madeira como base da mesa de jantar e cadeiras de formatos e materiais diferentes.
Ah! Dá uma reparada no tapete. São joguinhos americanos. É isso mesmo! A dupla de blogueiras costurou 42 jogos americanos criando um inusitado tapete para a área de refeições da cozinha. Também adorei a combinação de cores. Ficou um ambiente bem alegre! Repare lá no fundo o latão de óleo vestido de molho de tomate e as bandejas tingidas de preto no lugar de quadros ou pratos na parede. A estante foi feita com caixas e gavetas e o porta vinhos com socadores de feijão.
No quarto Vivianne Pontes e Viviane Visentim inovaram no criado mudo. Os livros se apoiam em um balanço feito com um pedaço de madeira cortado em círculo fixado no teto por cordas amarelas. Dá um look no geral!
Olha que charme este cantinho do quarto de bebê criado pelas designers de interiores Márcia Martinez e Andrea Fricks. Quem já passou pela experiência de um novo ser na familia sabe que junto com a felicidade e amor nasce também um gasto enorme que começa com a decoração do quarto. Aqui uma solução simples e bem em conta. Um sofá cama feito com 42 blocos de concreto pintados de branco. O preço de cada um é R$ 4,20. Um futon em cima e muitas almofadas coloridas e fofinhas que se harmonizam perfeitamente com as cores do papel de passarinho que reveste as paredes e do listrado que cobre o teto. Os nichos dos blocos servem para guardar os sapatinhos do bebê.
Se você tem um cômodo sobrando em casa, por que não dar de presente para o seu filho no dia das crianças um espaço só pras brincadeiras dele? Fernanda Pizarro e Isabela Azambuja capricharam neste cantinho pras crianças ficarem bem à vontade. Uma casinha bem lúdica feita com tábuas de madeira, árvore com coruja pintada na parede com direito a uma rede de bambuzinho, balanço de pneu, bandeirinhas de tecido, muitos brinquedos espalhados pelo chão e um lugar reservado para a arte com bancada para pintar e depois pendurar a obra no varal. Ele vai amar!!
Gostou das ideias? Que tal tentar fazer o mesmo aí na sua casa? Se está cheio de inspiração, mãos à obra. Fotografe e mande pra gente! Estou louca pra ver como vai ficar!!
Ah! Se você está ou vai para o Rio de Janeiro, se programe. A mostra Morar Mais por Menos começa neste fim de semana e vai até o dia 10 de novembro, na Pequena Cruzada, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Bom fim de semana!