Projetando conforto termo-acústico
Ao fazer um projeto, muitos fatores são levados em consideração, como distribuição e aproveitamento de espaços, circulação e o conforto térmico e acústico.
Para garantir esses dois últimos é importante sempre pensar na ventilação cruzada natural, sombreamento de fachadas com forte insolação, orientação da edificação no terreno, etc.
Se for possível, uma boa solução para garantir o conforto térmico é criar uma ventilação em torno de toda a casa, como foi feito nessa residência que fica “solta” do terreno, possibilitando que o ar de baixo da casa circule e leve o ar frio para dentro no verão.
Além disso, a escolha das técnicas construtivas e revestimentos é muito importante. Existem muitas opções de materiais que nos proporcionam esse conforto, independente da técnica construtiva escolhida. Em paredes de drywall ou com placas cimentícias, por exemplo, é possível instalar entre as placas, no espaço deixado pelos montantes, lã de rocha, lã de vidro ou outro material semelhante (em cor-de-rosa na imagem abaixo).
O drywall também pode ser usado na construção de mobiliário, como no caso da foto ao lado, onde foi criada com ele uma caixa em torno da coifa e do duto de exaustão da churrasqueira, usando a chapa cor-de-rosa (resistente ao fogo) e isolante térmico.
Em alvenarias convencionais, o conforto termo-acústico já está garantido caso você construa com tijolos maciços, mas se estiver usando blocos vazados, o que é mais comum hoje em dia porque resulta em alvenarias mais leves.
É importante finalizar as paredes com um bom reboco e pra ter um melhor resultado, invista revestimentos que ajudem nesse quesito.
Um exemplo de revestimentos com boa performance térmica são os revestimentos cimentícios, como esse que parece pedra.
Para coberturas há várias opções bem conhecidas, como as tradicionais telhas de barro com a instalação de manta entre o telhamento e a estrutura do telhado e também as telhas sanduíche (uma telha metálica, um isolante termo-acústico no meio e outra telha metálica).
Outra opção é espalhar argila expandida ou então fazer uso do telhado verde sobre a laje, como já falamos por aqui anteriormente, garantindo conforto térmico e acústico.
É importante projetar já pensando no conforto, para diminuir a necessidade de recorrer a soluções artificiais e que diminuem a eficiência energética da construção, como sistema de ar condicionado, por exemplo.