Formulário de Busca

Pisca-pisca depois do Natal

sáb, 29/12/12
por Cris Maia |
categoria Iluminação

 

Depois do Natal começamos a colocar a casa em ordem. Alguns itens da decoração podem ser customizados e utilizados permanentemente na decoração. O pisca-pisca, por exemplo, pode se tornar uma luminária. Veja no vídeo o passo a passo:

 

 

 

Reveja no vídeo abaixo a matéria que foi ao ar no sábado, onde ensino a fazer uma lanterna. O molde dela é este aqui ao lado. As medidas são: em cima, 14 cm; em baixo, 19cm; e na lateral; 7 cm.

 

 

 

Respondendo… Vai um pilar aí?

qua, 26/12/12
por Gustavo Calazans |
categoria Respondendo

A máxima “vou abrir umas paredes lá em casa” é para mim a melhor tradução das reformas residenciais. Quem nunca quis fazer isto, sem falar que muitos já fizeram ;-) é realmente uma delícia ampliar os espaços e integrá-los. Mas no meio do caminho sempre aparece… uma viga! hehehe Ela, que vem sem ser convidada, persona non grata para a maioria de nós. Ela tinha que estar bem aqui?

O fato é que se ela não estivesse ali, nós também não estaríamos. Nossas casas só existem por conta daquilo que as estrutura. Fazê-las ficar de pé é tarefa de vigas, pilares e lajes. Então vamos dar um jeito de aproveitá-las e dignificá-las não é mesmo? O famoso lema, se não pode vencê-la, junte-se a ela ;-)

Será que eles não pode fazer parte dos nossos projetos de forma a tirarmos partido deles? Claro que sim! Veja abaixo alguns exemplos ;-)

Ali está ele, impávido, fixo, imóvel. Um pilar no meio da sala. Note que ao revelar toda a estrutura do apartamento, o pilar passou a fazer mais sentido – ele é parte de um sistema que , aqui, foi revelado. Engraçado pensar que algumas coisas quando complamente aceitas e assumidas ficam muito mais interessantes. No geral é assim, na vida e na arquitetura.

E quando a viga é muito baixa? Ah, repare na foto acima que a porta do quarto tem uma laje de concreto sobre ela. Esta laje rebaixa o pé direito logo no acesso ao ambiente e está presa na parte de baixo de uma viga super baixa. A viga desaparece com este artifício e a laje, apesar de ganhar visibilidade, tem a utilidade e apelo estético: recebe livros e objetos.

Outra opção para se neutralizar uma viga intrusa é rebaixar o forro em um dos seus lados alinhado pela sua face de baixo. Assim a viga que antes “separaria” os ambientes passa a modular o espaço de modo a criar uma área mais aconchegante delimitada.

 

Que tal uma prateleira de madeira que se projete para ambos os lados da viga no meio da sala? Ela neutraliza a viga, dá uma bossa e ainda cria área de armazenamento!

Você já tinha pensado que um pilar poderia se transformar no pé de uma mesade jantar? Pois o exemplo acima mostra exatamente isto: a mesa foi “fundida” ao pilar e ele serve de apoio para ela. Nada como aproveitar um limão e fazer uma limonada ;-)

 

E quando os pilares e vigas por si só já dão um banho de charme? Veja no exemplo acima que um entroncamento interessante de pilares e vigas se torna uma escultura no ambiente. Quem disse que pilares e vigas não tem graça levante a mão agora!

 

Os aperitivos e as bebidas

sáb, 22/12/12
por Cris Maia |

 

Se você está com a mão na massa, preparando a casa para receber a família e os amigos no Natal, dá uma olhada nessas dicas. É para servir com charme os quitutes, aperitivos e bebidas.

Clique aqui e assista a reportagem exibida neste sábado (22).

 

 

O Hoje em Casa.com deseja a todos vocês um ótimo Natal!!!! :)

Detalhes para a ceia de Natal

sáb, 22/12/12
por Cris Maia |
| tags , ,

 

Veja no vídeo mais ideias para decorar a mesa para a noite de Natal. Tem uma dica super bacana para usar fotos da família no caminho de mesa. Confiram!

 

 

 

 

Para cuidar da horta

sáb, 15/12/12
por Cris Maia |
categoria Jardim
| tags

 

Quem se animou para fazer uma horta em casa, deixamos aqui mais dicas para irrigar, adubar e deixar tudo saudável e fresquinho. Veja, além do vídeo abaixo, a reportagem exibida no Jornal Hoje para criar e manter uma horta  no quintal de casa.

 

Respondendo… (churrasqueira nos pallets)

sex, 14/12/12
por Gustavo Calazans |

 

 

Mostramos na reportagem do último sábado várias dicas de soluções simples para decorar a sua casa e no vídeo publicado no blog mostramos outros ambientes e novas soluções. Uma delas é a de uma área gourmet externa que reutiliza pallets de madeira de diversas fomas, inclusive como suporte para uma churrasqueira.

Várias pessoas nos perguntaram como executar esta churrasqueira (parece mesmo que não vai dar certo). A questão mais importante é que seja feito um bom isolamento térmico entre o corpo da churrasqueira e a estrutura de madeira que a contém. Os pallets resistem perfeitamente ao peso, tendo em vista que são usados justamente para o transporte de cargas.

Nesta caso, concebemos um corpo em concreto armado que pode ser concretado fora do pallet, o que chamamos de berço da churrasqueira, onde será colocado o carvão. Este berço é um retângulo de concreto e deve ser feito de acordo com a churrasqueira que for comprada – grelha e porta grelha.

Os pallets nesta sugestão foram empilhados – temos 6 pallets parafusados um sobre o outro, de forma a atingir a altura desejada. Os primeiros pallets foram cortados na dimensão do berço de concreto, para que ele seja embutido. os que ficam abaixo restaram inteiros e são os que suportam o peso da churrasqueira.

Este berço deve ser revestido com tijolos refratários, que vão diminuir a condução do calor para fora. Outra boa solução é o uso de isolantes térmicos, tais como a lã de rocha, que é resistente ao fogo e à temperaturas superioes a 200ºC. Este isolante deve ser colocado ao redor do berço, entre ele e a estrutura de madeira do pallet.

Outra indicação que pode ajudar a controlar qualquer risco do uso de uma estrutura de madeira para a churrasqueira é a aplicação de produtos ignifugantes nos pallets – são produtos que não permitem que o material pegue fogo. Mas tendo sido feita um isolamento térmico com os tijolos refratários, concreto e a lã de rocha, esta possibilidade não existe.

Uma solução simples e prática e que ainda reutiliza os pallets, peças super baratas que iriam para o lixo.

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Móveis transformáveis no MoMA

qui, 13/12/12
por Gustavo Calazans |

 

Estive recentemente no MoMA, em Nova York, e visitei a sua área de arquitetura e design – claro que não podia perder este passeio, vale a visita!

Lá me deparei com um protótipo de uma casa modular, que me lembrou muito os móveis transformáveis que vimos há alguns meses atrás aqui no Jornal Hoje. Vocês lembram deles?

 

 Veja ai um único móvel que agrega diversas funções: é cama embaixo, sofás em cima (no “terraço de cobertura”! rs), e armários que você puxa por debaixo da sala e armazena coisas. E tudo pode ser recolhido em um único volume, um grande retângulo.

 

 Incrível, você sobe para a “sala”, que parece uma versão mais aconhegante do vellho chapéu mexicano dos parques de diversão, por uma pequena escada que é recolhível. Este “móvel” tem um ar de aeronave, talvez pela sua compactação – coisa dos Jetson’s, diriam alguns.

 

 

Do outro lado há espaço para mais armazenamento, várias “gavetas” que se deslocam e que têm uma função distinta. Tem até uma bancada de escritório.

Fica evidente que o assunto está na ordem do dia, só que este protótipo é da década de 70! Só começa a ficar atual nos dias de hoje – naquela época era só uma antecipação, coisa da maluco para alguns mais conservadores. Não é o máximo perceber que o pensamento contido nos projetos de vanguarda, muitas vezes, só fazem completo sentido muitos anos depois?

Aproveitando cada espaço (e material)

qua, 12/12/12
por Cris Maia |

 

Este vídeo tem mais um monte de dicas fáceis, baratas e inteligentes. É pra se inspirar e começar a transformar!

 

 

Criar e transformar

sáb, 08/12/12
por Cris Maia |

 

Na reportagem deste sábado mostramos como transformar a casa com criatividade e economia. Aqui no blog,  a gente deixa mais ideais para continuar criando e mudando a decoração com pouco dinheiro.

 

 

Mais Natal!

sex, 07/12/12
por Cris Maia |

 

A dica de hoje é ótima para quem gosta de jardinagem. A ideia é misturar pinhas, bolas natalinas, folhagem e acessórios de jardinagem. Fica um charme!

 

 

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade